quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Nunca é tarde para....

Estou arrasada, quase chorei hoje. Foi um sentimento de derrota, misturado com angustia e baixa auto-estima. Burra. Isso mesmo. Literalmente.
Terminei meu curso de holandês semana passada. Quinta-feira foi o último dia e fizemos o teste final. Depois saímos para tomar uma cerveja com o pessoal do curso e a professora. A prova não estava difícil. Gramática estava tranquilíssimo, mas a questão sobre vocabulário foi a pior. Havia 20 frases e 20 palavras para completar. Eu só sabia 5 palavras do total, sério. Não estudamos aquelas palavras em sala de aula e mesmo assim lá estavam as malditas. Tentei chutar, mas lógico, não funcionou.
A nota da prova com meu desempenho viria pelo correio no envelope que preenchemos com nosso endereço.
Hoje lá estava em casa a carta me esperando.
Primeiro dizia que eu fiz 36 horas de curso em sala de aula, mais 36 horas de estudos em casa, num total de 72 h de curso de Holandês. Legal né, tenho um certificado com o numero de horas que fiz. Depois vem escrito assim: Resultados de Vocabulário / Gramatica: fraco.
O objetivo do curso era  adquirir vocabulário e aprender a gramática dada em sala de aula, dizia a carta.
Resultado final: failed. Reprovada!
Que dorga de carta, além de falar que eu estudei um monte de horas, eu falhei, me chamou de burra mesmo.
Não sei o que senti, se foi raiva de mim, se foi raiva do curso. Acho que primeiro foi raiva do curso, que colocou um monte de palavras que não trabalhamos em sala de aula. E todo aquele vocabulário de comida, roupa, adjetivos, não caiu nada. Nadinha.

Depois senti raiva de mim, que não estudei como deveria. Não estudei as 36 hs como estava escrito na carta, consegui estudar umas 3 horas por semana, máximo, em 8 semanas (24h )parece muito, mas não foi suficiente, visto que eu reprovei.

Para quem estudou comigo sabe que fui a maior nerd da classe. Claro que sempre tinha outras meninas mais nerds, eu sempre era a segunda da classe, mas estava lá na patotinha das que tirava 9 e 10. Lembro que por muitos anos minha nota mais baixa foi 7,5. Não que eu fosse inteligente, inteligência não é medida por prova nenhuma, mas eu gostava das aulas, gostava de aprender, gostava de estudar, decorava mesmo muita coisas.  Eu tinha um caderno de estudos onde eu escrevia tudo de novo a matéria que ia cair na prova e na hora de estudar eu imaginava a pergunta que a professora faria e respondia por escrito. Durante o colégio nunca colei, passava cola, trocava de prova com os amigos, depois de fazer a minha, fazia a dos amigos também. Muitas colegas de classe vinham em casa para estudar comigo. Meu caderno era o xerocado antes da prova para a classe inteira estudar. Eu anotava tudo que os professores falavam. Só teve uma vez que tirei um nota vermelha na minha vida, foi uma aula de botânica econômica. Eu tinha ido numa festa na faculdade no dia anterior a  prova e não havia estudado nada. Eu nunca vi o resultado da prova, mas pela media de notas, eu deduzi que tirei 3. Mas como eu não vi a nota vermelha, não doeu.

Agora hoje, com a carta na mão, dizendo que eu estudei 72 hs de holandês e que eu reprovei, doeu. Doeu muito. Acho que se eu fosse criança eu teria chorado. Eu sei que não me dediquei o quanto deveria, mas também só se eu fosse mulher de ferro e com sangue de barata. Nesses 2 meses de curso, minha vida virou de pernas para o ar, meu chefe brigou comigo por isso vou defender o doutorado o mais rápido possível, então comecei a escrever a tese, terminar experimentos que faltavam, e além do stresse de resolver a situação com o chefe, que até hoje continua sem resolver. A incerteza do meu futuro, voltar para o Brasil, continuar aqui e onde, tudo isso tomava meus pensamentos. Hoje quando cheguei na minha casa em Amsterdam no início da noite, a Larissa, uma das meninas aqui de casa, de 9 anos, falou que fazia quase 2 meses que não me via. Eu estava saindo as 7 da manhã e voltando para casa as 11 da noite todos os dias, e nunca encontrava as crianças acordadas. Ou seja, minha vida estava uma turbulência. Mas entre ler os artigos científicos para escrever a tese e estudar holandês, li os artigos. Questões de escolhas. Mas tudo isso não justifica a minha falta de aplicação com o curso de holandês.

Eu gostei bastante do curso, mas parece que não o suficiente para ir bem no teste. Eu aprendi bastante, mas segundo a prova (ridícula) eu não aprendi o suficiente.
Enfim, haverá outro teste em dezembro, e acho que vou fazer só de raiva. Mostrar que sou capaz de passar no teste maldito.

Nunca é tarde para reprovar de ano. Sempre há uma primeira vez. Lição aprendida: se dedicar mais as coisas que se compremeteu a fazer.

Agora recebo um email do Sebrae sobre o curso a distância que resolvi fazer no meio do meu desespero de largar a vida acadêmica e partir para outra. As portas estão abertas. Mandei currículos no Vagas. com no Catho e vou fazer esse curso para inciantes que pretendem abrir seu próprio negócio. Eu não tenho nem ideia que "próprio negócio"eu queria ter, mas esse curso vai me mostrar se eu tenho ou não habilidade em ter minha pequena empresa, o que eu acho que não, mas enfim, não custa tentar. Vou me dedicar dessa vez. E espero que não tenha prova!! hehehehe Não quero mais repetir.

6 comentários:

  1. Oi linda... Não quero falar muito, acho que não ajudaria.... Mas quero incentivar você a ir atrás dos seus sonhos, faça cursos sim! É sempre bom, mesmo que todos digam o contrário, depois lá na frente você vai olhar pra trás e ver o quanto tudo isso foi útil para você ser a mulher que é... =) Não desista! =) Beijos!!!

    ResponderExcluir
  2. Tenho esta mensagem guardada no meu computador (não sei quem escreveu) e depois que li o seu post, lembrei dela, vai para vc, espero que ajude.

    "Dizem por aí que nossa vida é como um livro. É verdade. Algumas linhas poderíamos reler dezenas de vezes. Outras, pularíamos sem hesitar. Mais ainda não inventaram nada mais fascinante do que imaginar como serão as próximas páginas. Quantos não fariam de tudo para poder dar uma olhadinha lá na frente...
    Mas quer saber? É mais emocionante ler um livro sem saber o final, assim como é melhor viver e aproveitar o sabor único de cada momento. Portanto, ao começar um novo capítulo, aproveite para escrevê - lo com toda a intensidade. Deixe a borracha de lado. E, o mais importante, tenha sempre em mente que sua história pode ter diversos personagens, mas um único autor: Você!"

    Por isso, não desista....alguns capítulos são chatos, mas próximos virão e vc pode reescrevê-los, então use toda imaginação para escrevê - lo da melhor maneira possível.

    Que vc possa elaborar uma enciclopédia infinita e repleta de aprendizados e ensinamentos.

    Bjos e tenha um ótimo final de semana.

    ResponderExcluir
  3. Complementado o título do post.....

    Afinal de contas, nunca é tarde para começar um novo capítulo.

    Até.

    ResponderExcluir
  4. Uia, uma moca pertinho de mim gente!
    Ja to te seguindo aqui :)
    Eu sei bem como é dificil aprender um idioma assim, totalmente diferente de tudo q a gente ja ouviu na vida.. sei q é dificil...
    Nao se sinta assim tao pra baixo, poxa, ta aí perto do doutorado!
    Perdi a conta do número de vezes q chorei no curso de alemao (no banheiro) pq a impressao q eu tinha era q todo mundo sabia melhor do que eu. Mas nao era verdade, eu tinha acabado de chegar na Alemanha e eles nao. Qdo peguei no tranco mesmo, minha nota super melhorou e todo mundo me elogiava. Na verdade até hj tenho dificuldade com o alemao, mas todos os dias melhora um pouquinho.
    Nao deixe esse sentimento de "inferioridade" tomar conta de vc viu? Todo mundo passa por isso.
    Beijocas.

    http://maquiagemquecabenobolso.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Roberta, não sei se vai ajudar mas cá vão alguns pontos:
    1- nunca ficar triste por falhar algo no sistem holandês. O sistema de ensino da língua aí é a coisa mais estúpida que alguma vez vi de ensinar língua. mais se aprende em casa sozinha do que no curso como ele é dado na Holanda. Pelo menos falo de como era em groningen. conheço mta gente que desitia no primeiro nivel logo. eu fui ao segundo e desiti na 2a aula simplesmente porque o método de ensino era mau de mais para acreditar e para perder o meu temp.
    Nao fiques triste com isso Roberta!! e concerteza ja aprendeste muito nesse tempo.

    2- também vou fazer cursinho de empreendedorismo. ou pelo menos concorri, ainda não sei se me vão escolher para participar...

    3- hoje fui fazer um teste para uma empresa. um teste super básico de raciocínio. nao é necessario grandes calculos os pensamentos e sabes que mais? nao sabia um monte de respostas!!! creio que sabia mais quando andava na escola do que agora. senti-me suuuper burra!!!! mas sabes que mais, nao podemos ficar tristes. se o nosso perfil nao se adequa num caso nao quer dizer que nao se adeque muito bem noutras coisas!

    bem era so mesmo para dar forcinha e partilhar que por cá tb tem havido sentimentos semelhantes...

    Muitos beijinhos,
    Ana

    P.S. e mil desculpas por aquilo do vírus do facebook, nao fazia mesmo ideia. espero que nao te cause mais problemas.

    ResponderExcluir
  6. Zoe,
    Não deixe uma prova definir quem você é!
    Viver em outro país, aprender outra língua é um desafio e tanto para qualquer um e você foi digna de grande esforço e dedicação.
    Não desista :)
    bjs.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...