domingo, 24 de outubro de 2010

Comida holandesa: Kroket e bitterbal


Kroket e bitterbal são praticamente a mesa coisa, só diferem na forma, o kroket é alongado e as bitterballen, é uma pequena bola, como se fosse bolinha de queijo, mas o recheio é o mesmo do kroket. Bitterbal não significa que são amargas (bitter=amargo em inglês), mas sim porque antigamente eera servido junto com alguma bebida amarga.
Os holandeses se gabam em dizer que o kroket é tipico holandês, mas sua origem é francesa (croquette em francês que significa crocante). A primeira receita é de 1681, atribuída ao Chef francês François Massialot, que fazia croquettes com delicatessem como truffas, cogumelos e cream cheese para o rei Luis XIV.
Nós brasileiros também temos os nossos croquetes, minha mãe faz um maravilhoso. 
Bom, vamos lá para receita:

Ingredientes
300 g de alguma carne já cozida, pode ser carne de vaca, frango, carne moída

Para fazer o angu:
50 g (1/4 copo) manteiga
1 cebola picada
50 g (1/4 copo) de farinha
1 copo de leite quente
sal, pimenta, nós moscada a gosto

Para empanar:
farinha
ovos batidos
farelho de pao torrado.

Modo de preparo:


derreta a manteiga em uma panela, acrescente a cebola picada em seguida a farinha. Mexa be até formar uma parta. Acrescente o leite quente. Geralmente a massa do kroket é mais mole, então, pode adicionar um pouco mais de água. Deixe cozinhar em fogo baixo para sair o gosto de farinha. Acrescente os temperos. Adicione a carne, os restos de frango, ou carne moída ou pedaço de carne. Geralmente há pouquíssimas carnes dentro do kroket encontrados por aqui, mas vai de gosto do cliente.

Eu peguei essa receita desse dois sites Almost Boudain e Coquinaria.Só um parentêses, esse blog Almost Boudain traz receitas típicas de vários países, adorei!!

Eu tenho um sério problema em seguir receitas, simplesmente não consigo, eu geralmente quando quero fazer alguma coisa, eu vejo várias receitas e no final eu preparo a minha, com o melhor de cada uma, ou pelo menos o que eu acho de melhor de cada uma. Eu refogaria a carne com cebola e cebolinha depois eu acrescentaria na massa. Se vc optar pelo recheio mais mole, coloque o angu na geladeira para endurecer um pouco para depois moldar, se não, siga essa receita e já molde em seguida, mas espere esfriar se não vai queimar as mãos!
Feito os krokets, hora de empanar. Primeiro em farinha, depois passe no ovo e em seguida no farelho de pao (farinha de rosca deve server, mas acho que pão deixa mais crocante).

Frite em imersão em óleo quente.

Variações do kroket, pode conter purê de batatas ao invés de farinha no recheio.

Esse daí era o kroket da Tati, um dia que almoçamos no restaurante do hospital. Veja como é mais molengo o recheio.

As pessoas aqui geralmente comem kroket com pão. Isso mesmo, elas amassam o kroket no meio do pão e fazem um sanduiche. Esse hábito é tão comum que até o McDonalds aderiu, criando o McKroket! Não é demais!


3 comentários:

  1. Legallll, descobri outra pessoinha como eu..rsrs..rsrs..também costumo ver varias receitas e no final faço a "minha" ...a minha maneira..o pior é que as vezes nao sei repetir igual rsrsrs..rsrs
    mas sou assim...
    um beijoo

    ResponderExcluir
  2. Amiga!! Me lembro bem deste kroket... E como diz o Bispo, quem acha o pedacinho da carne, ganha outro... Não foi desta vez... ahahahah
    Apesar da gosminha por dentro, ele é saboroso...
    Beijos e saudades!!!

    ResponderExcluir
  3. Quica, achei que eu tinha algum problema em não conseguir seguir receitas e descobri que vc nao! ufa, sou normal!! hehehe
    Tati, esse kroket é bom mesmo!! Vou tentar fazer em casa!bjs

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...