segunda-feira, 12 de abril de 2010

Breve resumo sobre hinduísmo

Nada sabia sobre o hinduismo antes de ir para India, e continuei não sabendo muita coisa depois que voltei. A tudo me deixou curiosíssima, visitar o templos hindus e não poder entrar, fiquei imaginando o que haveria lá dentro. Conseguimos entrar em um dos templos que visitamos. Havia muitas estátuas de Deuses, pessoas rezando, muitas velas, muitas flores, muitos escritos nas paredes, símbolos desenhados no chão e mil outras coisas misteriosas. Mas afinal o que significava tudo aquilo?




Mesmo Rajesh não sabia me explicar muita coisa, então resolvi ler alguma coisa a respeito. Achei um site muito bom, chamado Hinduism Today, onde me baseei para escrever esse post.


Bom, hinduísmo é a religião com maior número de adeptos na India. É a terceira maior religião do mundo, atrás do catolicismo e islamismo.
Hinduismo é a religião mais antiga do mundo. Diferente das outras religiões, não tem um único fundador e não tem um único livro com a Igreja católica tem Jesus Cristo e a bíblia e o Islamismo tem Maomé e o alcorão.
Existiram muitas pessoas importantes durante a história do hinduísmo, que ensinaram a filosofia e escreveram vários livros. Muitos autores referem-se ao hinduismo como "o caminho da vida" ou "a família das religiões" ao invés de uma única religião. E é por essa razão que o hinduísmo possui várias ramificações.
Os livro mais importantes e revenerados  são Vedas e Agamas, revelados por Deus à sábios iluminados a milênios atrás. Dizem que Vedas (que significa conhecimento) é um livro mais geral e Agamas é mais específico, onde dá detalhes dos rituais, yogas, mantra, tantra, construção de templos e etc.


O segundo grupo de escrituras são conhecidas como Smriti (que significa Lembrança), que é igualmente vasto e o mais proeminente e largamente celebrado são Itihasas (dramas épicos e histórias- especificamente o Ramayana e Mahabharata) e Puranas (histórias sagradas e mitologias). O mais popular de todos os tempos, o Bhagavad Gita (lembram da música do Raul Seixas?) é um pequeno pedaço do Mahabharata. Há inúmeros textos sagrados onde fala-se sobre práticas medicinais, astronomia, astrologia, musica, dança, deveres domésticos etc, e a criaçao das escrituras Hindus continua até nos dias de hoje, ou seja, é uma religião que, apesar de ser a mais antiga, está em constante construção. Cada linhagem do hinduísmo define qual escritura será a principal a ser seguida.



 
Ao contrário do que eu pensava, a maioria dos hindus acreditam em um Deus Supremo, cuja qualidades e formas são representadas por multiplos divindades que emanam dele. Assim como o deus católicos que possui anjos ao seu lado para ajudá-lo, que possuem tanto a forma humana ou animal, os hindus veneram Mahadevas, ou "grandes anjos", que foram criados pelo deus supremo fazem parte das criaturas divinas. O deus com cara de elefante, o Lord Ganesha é o mais popular e está relacionado a tudo. Há outras divindades para a força, para o yoga, para o aprendizado, musica, saúde, cultura, etc.


Não será possível falar tudo sobre esse rica religião, pois razões óbvias: tantos anos de história, tantas escrituras sagradas, mas quero ainda falar um pouco sobre os quatro conceitos principais do hinduismo:
karma, reincarnação, Deus onipresente e dharma.








Karma: todo mundo fala sobre karma, "tal pessoa é o karma da minha vida",  "esse é o meu karma", como se fosse de todo o mal, karma parece ser sinal de castigo. Mas não é bem assim. Karma é uma lei natural de causa e efeito, de ação e reação. Karma não é destino. Vedas nos diz que se nós somos bons, colheremos bondade, se nós agimos com maldade, colheremos maldades. Karma se refere a totalidade de nossas ações e suas concomitantes reações nessa vida e em vidas passadas e tudo determina nosso futuro (não entenda como destino e sim como efeito de suas ações). A maneira que nós respondemos a nossas experiências faz do karma algo que atrapalha nossas vidas ou algo que auxilia nosso crescimento e aprendizado. Segundo Vedas: "A pessoa é aquilo que ela age. Uma pessoa se torna virtuosa por suas açõees virtuosas, se torna mal devido às suas más acoes". Do original em inglês “According as one acts, so does he become. One becomes virtuous by virtuous action, bad by bad action” (Yajur Veda, Brihadaranyaka Upanishad 4.4.5).

Reincarnação: ou punarjanma, é o processo natural de nascimento, morte e renascimento. Na morte nós, que alguns chamam de alma, espírito, que na verdade é nós mesmo, nossa essência, saímos do corpo físico e continuamos "vivos", envolvidos pelos outros corpos, não físicos, mas feitos de energia, que temos até o dia de entrarmos em um novo nascimento, em um novo corpo físico. Um bom livro que descreve os diferentes corpos que temos e que estou lendo ultimamente é o Mãos de Luz, de Barbara Brennan, que não tem nada a ver com o hinduísmo, mas ensina muitas coisas sobe morte, karma, corpos, aura, e etc. 
Através das eras, a reincarnação tem sido um elemento importante para tirar o medo da morte. Nós somos almas imortais que habitamos diferentes corpos ao longo da jornada evolucionaria. Após a morte, nós continuamos existindo me um mundo "invisível", sofrendo, ou aproveitando e aprendendo das colheitas de nossas ações até quando vier a hora de voltarmos ao corpo físico novamente. A reincarnação termina quando nossos karmas são resolvidos. Em Vedas diz "Após a morte, a alma vai para o próximo mundo, carregando na mente os aprendizados de suas ações e após colher os frutos de suas ações, retorna novamente ao mundo de ação.  “After death, the soul goes to the next world, bearing in mind the subtle impressions of its deeds, and after reaping their harvest returns again to this world of action. Thus, he who has desires continues subject to rebirth” (Yajur Veda, Brihada- ranyaka Upanishad 4.4.6).

Deus onipresente: Deus não é visto, "manifestado" para nós, pois temos uma percepçãoo medíocre, ou seja, fraca. Deus é imutável e transcendente, sem forma, tempo e espaco. A Conciencia pura, Deus é manifesto como substância primordial, puro amor, luz que flui através de todas as formas, existindo em qualquer lugar no tempo e espaço como infinita inteligência e poder. Deus que protege, se importa e nos guia (tudo isso eu traduzi do livro do que baixei em pdf do site Hinduism Today, não são minhas palavras). Em Vedas diz "Ele é o Deus de infinitas formas, em cuja glória todas as coisas são, menor que o menor átomo, e ainda o Criador de tudo, vivendo sempre no mistério da Sua criação. Na visão do Deus de amor, há paz eterna. Ele é o Senhor de todos os que, escondido no coração das coisas, os relógios de todo o mundo de tempo " ou do original “He is the God of forms infinite in whose glory all things are—smaller than the smallest atom, and yet the Creator of all, ever living in the mystery of His creation. In the vision of this God of love there is everlasting peace. He is the Lord of all who, hidden in the heart of things, watches over the world of time” (Krishna Yajur Veda, Shvetashvatara Upanishad 4.14­15).

Dharma: quando Deus criou o universo, ele providenciou ordem, com leis que governam a criação. Dharma é  a lei divina que prevalesce em todos os níveis de existência, da ordem cósmica, as leis morais, os deveres de cada um que nos liga em harmonia com a lei maior. Em relação a alma, dharma é o modo de conduta para o crescimento espiritual, o caminho correto. É devoção e prática ética, dever e obrigação. Quando seguimos o dharma, estamos de acordo com a Verdade que existe e dirige o universo e estamos mais próximos de Deus. Adhrarm é a oposicao a lei divina. 

 E ainda muitos espíritas enchem a boca com orgulho para falar de Alan Kardec! Não desmerecendo o cético Kardec, mas grande parte (se não for tudo) que foi revelado no livro dos espíritos os hindus já sabiam há milênios. Um pouco atrasado, mas não menos importante.




3 comentários:

  1. valeu me ajudou a entender um pouco sobre o hinduismo e afazer um trabalho>>>>

    ResponderExcluir
  2. valeu me ajudou a entender um pouco sobre o hinduismo e afazer um trabalho>>>>

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...