terça-feira, 5 de outubro de 2010

As doenças e as emoções

Se você tem uma doença crônica (doença que não é resolvida em tempo curto e não poe em risco a vida da pessoa em tempo curto), está na hora de analisar sua vida, seus atos, seus sentimentos.

Para mim e para muitos estudiosos (não para médicos, que só tratam os sintomas e não a causa das doenças) as doenças tem causa emocional, nosso corpo é reflexo da nossa alma.

Eu falo de doença crônica porque se você está com dor no dedão do pé e no dia anterior  você chutou o chão, não consigo ver causa emocional lógica para isso. 
Claro que as doenças tem um causa física, sou biológa né, sei que existe bactérias, vírus, sistema imune, inflamação. O que eu quero dizer é que quando estamos desiquilibrados, com problemas, com sentimentos ruins, estamos vuneráveis e assim somos atacados pelas doenças. Nossa culpa, nossa máxima culpa.


Toda doença aparece quando estamos em desequilíbrio emocional. Pense na sua vida. Você já teve uma fase da vida que não parava de ficar doente? Ou tinha uma doença crônica?

Quando terminei meu relacionamento de quase 6 anos foi a fase da minha vida que estive mais doente, era uma coisa atrás da outra. Antes da minha defesa de doutorado, na época que estava escrevendo a tese, pedindo para meus amigos e irmãos imprimir para mim lá no Brasil enquanto estava aqui na Holanda, e minha viagem 1 semana antes da defesa, tive uma imensa dor de estômago que não conseguia andar de tanta dor.

Sexta-feira passada comecei a ter sinusite. Mal consigo respirar a noite com a cara toda tapada, dor de cabeça, sintomas óbvios de sinusite. Claro que o tempo aqui mudou, está mais frio, tem aquela chuvinha chata em um dia e sol no outro, ou seja, tempo próprio para ter sinusite sempre, mas eu não fico com sinusite o tempo todo (estamos expostos a situações para ficar doente a todo o momento, mas temos sistema imune para nos proteger). O que aconteceu então para eu ficar com sinusite dessa vez? Procurando na internet doenças e emoções, muitos sites tem uma lista de doenças e o sentimento que pode causá-la. Olha isso:

Sinusite - profunda irritação (nada mais descritivo para mim) com alguém bem próximo, decepção provocada pelas expectativas (eu, expectativas, imagine...)


Náusea e Vômito - resistência e recusa a situações (querer fugir da situação, ou voltar no tempo para evitar são pensamentos que nem tenho ultimamente)


O site que eu peguei essas informações não é o mais recomendável, nada científico, mas veio muito a calhar. Bateu certinho. Caiu com um luva. Clique aqui para ver a lista completa das doenças.


Exatamente o que estou sentindo no momento. Agora é só resolver os problemas para eu melhorar. Vamos a luta. 
Só amanhã, pois hoje estou em casa de cama.

2 comentários:

  1. Melhoras para vc dona moça!!!! E o que vc disse é a mais pura verdade...a maioria de nossas doenças físicas ou emocionais, geralmente são causadas por nós mesmos ( nossos sentimentos).

    Juízo e se cuida!!!!

    Obs: Nem todos os docs tratam só a doença do corpo (pode ser que a maioria).... a nova geração está vindo muito boa no tratamento do pcte envolvendo as questões biopsicossociais.

    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Errei em generalizar, ainda bem que isso está mudando. Meu médico homeopata é ótimo, ele é médico de formação mas acaba sendo um psicólogo tbm. Vou melhorar sim, obrigada Bjs

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...