segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Comida holandesa 3: Olie bollen

Essa época do ano também começa a aparecer nas feiras, nos parques, nas ruas os carrinhos que vendem as oliebollen, literalmente bolinhas de óleo. São bem parecidos com os nossos bolinhos de chuva, só que um pouco maiores e com diferentes sabores. Há com uvas passas, de maçã com canela, de banana, chocolate e o natural, que são os que eu gosto, por isso lembrei dos sabores.

Oliebollen, também chamados de donuts holandês, são tradicionalmente comidos na noite de ano novo e em parques de diversão.




Retirado do wordpress booksandquills


Igredientes

1 tablete de fermento de levedura 
1 copo de leite morno
2 1/4 copos de farinha
2 colheres de chá de sal
1 ovo
  • 3/4 copo de uva passa (pode ser maça, banada, ou o que sua imaginação permitir)
  • 250 ml de óleo vegetal para fritar por imersão
  • açúcar de confeiteiro para decorar

Modo de Preparo

dissolva o fermento no copo com leite e deixe descansar. Peneire a farinha e o sal em uma tigela grande. Misture o fermento e o ovo na farinha e misture até obter uma massa lisa. Misture as uvas passar, ou o que você escolheu. Cubra a tigela e deixe a massa em um lugar morno para crescer até dobrar de tamanho. Isso levará cerca de uma hora. Aqueça o óleo em uma frigideira profunda, ou panela funda e pesada a 190 graus Celsius. Use 2 colheres de metal para moldar bolas de massa em bolas, e deixá-los com cuidado no óleo quente. Frite as bolinhas até dourar, aproximadamente 8 minutos. Os oliebollen deve ser suave e não gordurosos. Se o óleo não está suficientemente quente, o exterior vai ser duro e os interiores gorduroso. Escorra os olibollen em papel absorvente e polvilhe com açúcar de confeiteiro. Eu jogaria canela por cima também, adoro canela! Sirva-os amontoados em um prato com açúcar de confeiteiro mais "polvilhado sobre elas. Comê-los quentes, se possível.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    LinkWithin

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...