quinta-feira, 21 de outubro de 2010

A história da nossa casa

Nossa casa em Groningen está com os seus dias contados. Quando viemos em 2008 conseguimos uma casa temporária, por 1 ano e meio, depois disso, a casa seria demolida. Não vimos problema algum em pegar essa casa, pelo contrário, super boa localização, aluguel baixo, casa grande de dois andares e 3 quartos. Na verdade são 2 quartos, pois transformamos a sala em quarto e o quarto menor em closet e o outro, quarto de hóspedes.
Mas nem tudo são flores. A casa é velha, construída no pós guerra, então, imaginem os pequenos problemas que passamos lá. Nas duas primeiras noites na casa, começo de março, ainda inverno e frio, não conseguimos ligar o aquecedor da casa. Acho que estava mais frio dentro de casa do que lá fora. Foi horrível. Chamamos os vizinhos para ajudar e a segunda vizinha que veio conseguiu solucionor o problema. Primeiro, nunca tínhamos visto um aquecedor antes, segundo, não fazíamos a menor ideia de como funcionava e terceiro, não sabia onde ele estava na casa (esse era para ser o primeiro item, mas tudo bem). Depois de 2 dias, achamos o aquecedor no sótão (óbvio). Fizemos de tudo, tiramos fotos dele, levamos para o pessoal do trabalho para tentar explicar, mas todos diziam que aquele aquecedor era muito velho e não sabiam como ligar. Chamamos a vizinha e ela conseguiu nos ajudar. Acho que mais uma noite fria com aquelas, morreríamos de frio.

Conseguimos ligar finalmente. Mas como eu disse, a casa é velha e o sistema de aquecimento também, portanto, tínhamos que colocar a temperatua da casa em 25 graus para conseguir aquecer um pouco. Os quartos menores pegavam fogo de tão quente e o nosso quarto-sala estava um gelo. Resultado, a conta de gás veio altíssima esse ano (o gás encanado acende a chama que aquece a água que circula nos aquecedores da casa). Só um parênteses, as contas de água e luz e gás que vem todo o mês é a média do consumo do ano anterior, portanto, estávamos pagando a média dos antigos moradores. Esse ano quando realmente veio a conta de quanto gastamos ano passado, cai dura no chão, quase 250 de luz e gás! Além da conta de água e lixo. As contas saem mais cara que o aluguel. Ate a companhia de gás ficou preocupada e mandou uma pessoa para checar o sistema. O carinha trocou muitas coisas no aquecedor, o que o deixou mais eficiente e espero que a conta diminua. No final do ano, se consumirmos menos gás, eles devolvem o dinheiro.

Em maio recebemos uma carta dizendo que atrasariam a demolição da casa, ganhamos mais 6 meses. Mas agora não vai mais ser adiado. Somos o único prédio que ainda sobrou dos 4 quarteirões que seria demolido. Atá as casas que compartilhavam o mesmo quintal, agora restam apenas memórias. Já começaram a construir um prédio novo ao lado, e agora, tiraram nossa calçada. Sério, estão querendo demolir a casa aos poucos. Já já vao tirar o telhado alegando que a gente não precisa mais também e assim por diante.

Nosso contrato vai ate final de janeiro, mas acho que eles querem adiantar, pressionando desse jeito.
Bom, e por que veio agora, em plena quinta-feira,, falar da casa em Groningen? É porque estou voltando de lá agora, estou no trem a caminho de Amsterdam. Tive que ir para Groningen ontem porque o Bispo conseguiu fechar a porta de casa com a chave dentro. Ele pegou as coisas, casaco mochila, e viu que a bike estava molhada, voltou para pegar o pano para enxugar e deixou a chave na fechadura. Os 5 segundos que ele gastou para secar o banco foi suficiente para bater a porta. Se eu não me engano, ele jogou o pano de volta dentro de casa, e a força do hábito fez ele mesmo fechar a porta. Ele tentou de tudo e não conseguiu abrir. A chave reserva estava dentro de casa também. Burrisse nossa. Ai tive que voltar ontem. E quando cheguei, não tinha mais calcada.

5 comentários:

  1. Oi Zoe... Nossa que triste heim... Deve ser realmente difícil ter que achar um novo cantinho... O pessoal parece bastante prestativo e preocupados com vocês, mas é uma pena que tenham que demolir a casinha... Mas fica tranquila, não fique ansiosa! Creia que Deus está vendo e providenciando para vocês uma casa linda e nova! Eu creio!!! =) Um beijo, flor!

    ResponderExcluir
  2. Oi Camila, obrigada! Essa situacao de não saber onde vamos morar ano que vem, se vamos conseguir emprego ou não, se vamos continuar na Holanda, se vamos para o Brasil está me deixando sem cabelos (literalmente), mas vai dar tudo certo, a gente vai ser virar, mas estou super mega ansiosa, não tem jeito! obrigada mais uma vez! beijos

    ResponderExcluir
  3. Zoe para dar uma descontraída pq não fazem umas fotos da casinha e tudo mais, dos quarteróes, das ruas tudo que será demolido, pois isso vai virar história, já pensou??

    Flor com certeza Deus guiará vcs para onde pretenderem chegar...tenha fé e tudo dará certo!

    Beijos,
    Li.

    OB. Não esqueci das coisas que tenho que te encaminhar, é que está semana es´tou muito triste minha mãe não esta bem...enfim, log te mando novidades e orçamentos,ok.

    ResponderExcluir
  4. Oi Zoe, entendo o quanto é díficil e chato mudanças...mas vc vai achar algo melhor...certeza!!!
    Aqui o frio vai até maio mesmo...não quero nem ver este ano... já está deste jeito em outubro.

    Boa sorte e tenho certeza que vc vai achar algo melhor.

    Bjos e até!!!

    ResponderExcluir
  5. Amiga, eu tive o privilégio de conhecer sua casinha!!! Na melhor dedução: SEU LAR!!!
    É triste saber desse desfecho, mesmo porque não sabemos o final.
    Mas com certeza coisas MARAVILHOSAS estarão por vir...
    Acredite... Estou orando aqui!!!
    Beijos
    Te amo!
    PS. Eu amo esse seu casaco AMARELO!!! Quero um!!!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...