segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Minha paixão



Essa foto eu tirei em 2008 em Groningen, foi a primeira vez que encontrei uma Amanita muscaria, fiquei hipnotizada pelas cores e tamanho da bichinha! Não são lindas?

Preciso confessar que sou louca por cogumelos. Eu acho eles encantadores, misteriosos e deliciosos! Quando vim para Holanda me deleitei com a variedade e o preço baixo de cogumelos frescos no mercado. Hoje coloco cogumelo em tudo que eu faço. Os mais comuns e baratinhos são o champignons, mas gosto mesmo dos champingnons marrons, que na verdade deve ter outro nome, mas enfim,  tem a forma do champingnon que conhecemos e é uma delícia! Fazer stroggonoff com cogumelos frescos não tem nem comparação, fica divino!! Gosto muito de Sitake também e shimeji. Uma maneira fácil de preparar shitake ou shimeji e fica uma delícia é refogá-los na manteiga por alguns minutos até amolecer (é super rápido) adicionar molho de soja (shoyo) e cebolinha! Estou até com água na boca!!





Detalhe da parte de baixo da Amanita. Por muito tempo essa foto foi meu fundo de tela!heheh

Também gosto de apreciar com os olhos os cogumelos, pois muitos deles são lindos, diferentes e venenosos. Hoje sai para correr no final da tarde no Parque perto de casa e não resisti em parar para fotografá-los. Encontrei 5 espécies de fungos visíveis a olho nu, pois no ar deveria haver inúmeros! Fungos não é animal nem vegetal, é fungo, um Filo separado que inclui as leveduras (que faz cerveja, pão), bolor (quando esteaga os alimentos), doenças como micoses. Cogumelo é o nome dado à estrutura que vemos nas fotos aqui, é a parte responsável pela reprodução sexuada dos fungos. Apenas alguns grupos de fungos, os basidiomicetos e ascomicetos, possuem tal estrutura.

Nessa época do ano eles começam a brotar do chão para espalhar seus esporos pelos ares e colonizar outros locais. Durante o resto do ano, eles ficam debaixo da terra. É nessa época, outono, que começamos a ter alergias, rinite e tal, e uma das causas com certeza são os esporos de fungos que ao inalarmos iniciam uma enorme resposta alergica (para os mais sensíveis). 

Bom, abaixo algumas fotinhos dos belíssimo cogumelos que acabei de encontrar.

Esses são uma graça, parece as casinhas dos Smurfs







Detalhe das pintinhas brancas da Amanita muscaria. Photo by me from 2008.

Esse aqui é o cogumelo alucinógino que o pessoal faz chá. Encontrado nas fezes de vaca. Esse ai eu encontrei no pasto perto de uma cachoeira em Delfinópolis MG em janeiro de 2009. Eu nunca tomei esse chá e nem pretendo, além de ter uma aparência horrível e crescer em bosta de vaca, pode trazer experiências assustadoras, dependendo seu estado emocional, não recomendo, pode ser perigoso.

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. PS - Aqui tem em todo lugar esses feinhos :/ Nunca o vermelhinho....

    ResponderExcluir
  3. Oi Zoe!!!

    Que delicia! Eu tb amo cogumelos...e aqui tb sempre tem eles frescos com um preço otimo pra vender!!! Amei a foto do vermelhinho com pintinhas brancas! Nao sabia que eles existiam de verdade hahahhahah! Nunca tinha parado pra pensar que se a representaçao mais comum de cogumelo era vermelhinha de pintinhas brancas era pq ele existia! hahaha
    Aqui tb tem em todo lugar...Inclusive existe centros de analise gratuito pra quem "colhe" os cogumelos e nao quer correr o risco de se envenenar...

    Bjos
    Juliana

    ResponderExcluir
  4. Oi Zoe,

    Tudo bem??? Adorei as suas fotos....lindos.
    E as comidas que vc posta...hummmmm, de dar água na boca!!!!

    Bjos e até a próxima.

    ResponderExcluir
  5. O vermelho é lindo!! eu tbm nao acreditava que eles existiam!! Ju, se você procurar nos jardins e praças vc pode encontrar! achei muito por acaso!!
    bjs

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...