terça-feira, 12 de outubro de 2010

Motivação

Falam que o primeiro passo para melhorar de uma depressão, do alcolismo,  de algum vício ou de qualquer outro problema é reconhecer o problema. E acho que eu reconheci o meu! Agora posso lutar para melhorar!

Antes de falar qual meu problema, gostaria que vocês vissem o vídeo abaixo, uma animação adaptada de um palestra de Daniel Pink.

Para entender o que quero dizer, o filminho abaixo é muito bom! É uma animação so re uma palestra de Daniel Pink, escritor americano de livro provocativos sobre as mudanças que está ocorrendo no mundo corporativo. O último emprego dele foi na Casa Branca como escritor oficial de discurso para o vice-presidente Al Gore entre 1995-1997. Está em inglês e sem legenda, :( sorry.

Eu já tinha  lido visto o TED dele antes, mas esse vídeozinho abaixo é muito mais legal!



O que o filminho mostra que muitas pesquisas foram feitas para saber o que era preciso para incentivar um funcionário trabalhar e render mais. Bom, a primeira hipótese era um prêmio em dinheiro, hipótese óbvia. Tática de muitas e muitas empresas que conheço. Mas surpreende-se, mas muitas vezes, na maioria das vezes esse estímulo funciona. Opa, como assim? Como pode dinheiro não estimular as pessoas?

Quando o trabalho exige apenas força física a recompensa em dinheiro é o grande estimulador, quanto mais dinheiro se oferece por um trabalho físico, mais rápido ele será feito. Mas quando era oferecido dinheiro para funcionários que desenvolvia trabalho intelectual como incentivo a trabalharem mais, o resultado foi um desastre. Não apresentaram desempenho melhor sem a recompensa, as vezes bem pior. Estranho. Para trabalho intelectual o estímulo vem da liberdade de fazer o que a pessoa quer e gosta, isso a faz trabalhar muito mais. No filminho uma empresa de software falou para seus funcionarios que eles tinham 24 horas para trabalharem em qualquer coisa que eles quisessem desde que no final eles apresentassem os resultados numa festinha de confraternizacao. Resultado: muitas ideias novas surgiram que nao surgiriria no período de trabalho normal, ideias que rederam posteriormente muito dinheiro para empresa.

Enfim, meu problema com meu trabalho é MOTIVAÇÃO, ou melhor falta de. Eu estou sem motivo, sem razão nenhum em trabalhar nesse projeto atual. E descobri que minha paixão é fazer aquilo que gosto, o que me chama atenção, o que me interessa!
Depois da reviravolta na minha vida profissional, vou voltar a fazer o que eu quero!! Yupiiii quero ver se alguém me paga para isso hehehehhe

Um comentário:

  1. Zoe seu blog está ainda mais belo e mágico, vc é uma mulher encantadora...o que fará??

    beijinhos,
    Li Spina.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...