segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Um resumo sobre o islamismo


Como Marrocos é um país islâmico, achei interessante falar um pouco sobre essa cultura que tem enchido os noticiários desde 11 de setembro de 2011, há exatamente 10 anos atrás quando grupos muçulmanos extremistas atacaram os EUA. Fica aqui minhas condolências as vítimas, as famílias da vítimas que sofreram e continuam sofrendo após os atentados. Atentados aliás que não teve fundo religioso e sim político e econômico, não vou falar sobre isso, pois a mídia já fez esse papel muito bem. Mas não podemos julgar todos os muçulmanos pela ação de um pequeno grupo extremista que vem causando terror no mundo todo. Os muçulmanos no geral são pessoas boas, ajudam o próximo e levam um vida honesta e simples. Mas como todo religião, tem os grupos extremista que estragou a imagem dessa religião super tradicional e antiga. Mas foi assim com o cristianismo, não foi? que matou milhares de pessoas em nome de Deus. Antes de julgar, melhor conhecer.
O tema é bastante interessante e vou dedicar os próximos 3 post (ou mais, quem sabe?) para explicar um pouco sobre a cultura islâmica e mostrar o pouco que vi em Marrocos. A maior parte das informações eu me baseei no  Wikipedia, experiência pessoais, conversando com amigos  muçulmanos e nas coisas que presenciei vivendo na Holanda e nas viagens a fora.

O Islamismo

O Islã, ou islamismo é a segunda maior religião do mundo religião. Monoteísta, crença em um Deus único, surgiu na Península Arábica no século VII, baseada nos ensinamentos do profeta Maomé (Muhammad) e nas escrituras sagradas do Alcorão, ou Corão. Muçulmanos são os seguidores do islã.
O islã prega 6 crenças principais:
1. crença em Alá, deus único existente.
2. crença nos anjos criados por Alá
3. crença nos livros sagrados, Torá, Salmos, Evangelho e Alcorão, o principal e mais completo, que contem coletâneas dos ensinamentos revelados por Alá ao profeta Maomé.
4. crença em vários profetas enviados a humaninade para ajudar.
5. crença no juízo final
6. crença na predestinação, alá sade de tudo e decide o destino de cada pessoa.
Qualquer similiridade com o cristianismo não é mera casualidade!! Ambas religiões tem a mesma origem, Adão, Abraão e assim vai. Os cristão tem a bíblia como livro sagrado, o profeta principal é Jesus, Deus é único e todo poderoso, também há o dia do juízo que define para onde as almas vão levando em consideração as ações em vida.

A filosofia de vida islâmica para atingir a salvação é simples, basta acreditar em Alá, rezar 5 vezes ao dia voltado para Meca e submetar ao jejum anual do Ramadan e, se possível, fazer uma perigrinação a Meca.

O Ramadan

O Ramadan é o nono mês do calendário islâmico e dura 29 ou 30 dias. É o mês onde todos os muçulmanos adultos, exceto grávidas, crianças, doentes e idosos ficam sem comida, bebida, cigarro e sexo durante o dia. É o mês da purificação, onde as pessoas aprendem a paciência, espiritualidade, humildade e submissão a Deus. Realmente tem que ter muita paciência para controlar os nervos durante mais de 12 horas de jejum, acordados. Ramadan é o mês em que os primeiros versos do Alcorão, o livro sagrado mais importante para o islã, foi revelado ao profeta Maomé. A cada ano o Ramadã é adiantado 11 dias, pois varia com o calendário árabe e com a lua. Após a pôr-do-sol, os muçulmanos podem fazer tudo que estava proibido durante o dia, às 6 da tarde as cidades de Marrocos por onde passamos cheirava comida. E as 7:10 em Marrocos, horário do poente, é permitido comer. Pegamos os últimos 5 dias de Ramadan, realmente a tarde, as pessoas estavam totalmente irritadas, não falavam muito e brigavam com mais frequencia. E nem água podiam tomar, com aquele calor todo, não conseguia me imaginar sem água, mas enfim, eles conseguem, e conseguem por  mês.

Os Anjos

São criados por Alá a partir da luz, não possuem livre arbítrio, só fazem o que Deus manda. As principais funções dos anjos é a comunicação com os profetas, proteger os humanos e serem secretários de Deus, registrando tudo que fazemos para contar para ele, e tudo será usado contra nós no dia do Juízo. Anjo Gabriel é o mais famoso, foi quem revelou a Maomé as palavras de Alá.
O islã reconhece a existência dos jinnis, espíritos que habitam o mundo e podem influenciarem os acontecimentos. Eles tem livre arbítrio e podem fazer mal ou bem às pessoas. Em outras religiões são chamados de exus. Um desses espíritos é Iblis, ou Satanás, que desobedeceu a Deus e pratica o mal. 

Os Profetas

Deus revelou sua vontade e ensinamentos aos profetas. Ha dois tipos de profetas, aqueles que foram escolhidos para transmitir a vontade divina (nabi) e aqueels que além dessa função foi revelada uma escritura (rasul=mensageiro). Todos tinham que lembrar a comunidade do Deus único. Os profetas começam com Adão e segue por Abrão, Moises, Jesus e termina com Maomé, o último mensageiro.

Maomé (fonte)

Os livros sagrados



Para os muçulmanos Deus usou os profetas para revelar as escrituras aos homens. A Moisés foi revelado a Torá, ou Taura, a Davi foram dados os Salmos, a Jesus, o evangelho e a Maomé, o Alcorão.
O Alcorão (fonte)


O dia do Julgamento Final

O dia do Juízo Final (Yaum al-Qiyamah) é quando todos os humanos sao ressucitados para serem julgados na presença de Deus julgados por suasa ações em vida. Os pecadores vao para o inferno onde passam algum tempo e depois de sofrerem podem ir para o Paraíso, onde todos aqueles que levaram um vida regrada, correta e livre de pecados já estavam. A  chegada do Julgamento Final será antecedida por vários sinais, como o nascimento do Sol no poente, o som de uma trombeta e o aparecimento de uma besta. De acordo com o Alcorão, o mundo não acabará verdadeiramente, mas sofrerá antes uma alteração profunda. O cristianismo também tem a mesma crença.



A predestinação

A predestinação, quadar em árabe, não desconsidera o livre arbítrio, as pessoas até têm algumas escolhas a fazer (acho que dentre as que Deus lhes permite e oferece), mas foi Deus quem determinou as características que cada ser humano criado por ele teria, além dos acontecimentos na vida de cada um. Essa é uma tática boa para as religiões, pois diminui as revoltas e deixam as pessoas conformadas com a situação em que vivem. Se são pobres, elas aceitam pois foi Deus quem quis assim. Mas como vemos nos noticiários, os muçulmanos em vários países islmâmicos, como Egito e Líbia estão se revoltando contra a pobreza, com as precárias condições de vida da população e contra a riqueza e autoritarismo dos ditadores e reis.

5 comentários:

  1. Ótimo amiga, adorei! No fundo todas as religiões pregam mais ou menos a mesma coisa: fazer bem ao próximo, mto amor, pois suas atitudes refletem no pós vida! Louca pra ver os outros posts! =)

    ResponderExcluir
  2. Muito bom ! Me ajudou muita na minha pesquisa de história, obrigada Zoe *--*

    ResponderExcluir
  3. Só achei que é um resuminho meio grande! rs! Mas tá ótimo, ajudou no meu trabalho de ensino religioso ! Valeu *--------------------------------------------------*

    ResponderExcluir
  4. mE ajudou muito no trabalho de historia po alemm de ser um resumo grande mais valeu zoe

    ResponderExcluir
  5. mE ajudou muito no trabalho de historia po alemm de ser um resumo grande mais valeu zoe

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...