terça-feira, 5 de outubro de 2010

As bicicletas na Holanda 1: introdução

Além de aprender várias coisas legais na minha aula de holandês, eu estou aprendendo muito sobre a cultura, sobre os porquês de determinados comportamentos, o porquê das coisas serem do jeito que são aqui. Estou adorando. Tenho pouco vontade de ir para o curso depois do trabalho, mas quando estou lá é muito bom, as horas passam voando, converso com várias pessoas de diferentes nacionalidades, realmente é muito agradável as horas que passo lá.
Bom, voltando ao assunto do dia as bicicletas, fietsen, em holandês. Bom, segundo meu livro de holandês, o país tem 16,5 milhões de habitantes e 17 milhões de bicicletas, ou seja, todo mundo tem um bicicleta. A Holanda possui 10 mil kilometros de ciclovia, fietspad distância aproximada entre São Paulo e Amsterdam. Todo mundo aqui anda de bicicleta, idosos, mulheres grávidas, mulheres com carregando crianças na garupa ou na cadeirinha da frente ou no carrinho acoplado, crianças maiores que 3 anos todo mundo, quer dizer quase todo mundo, exceto aqueles que tem alguma deficiência. 
Há vários modelos de bicleta, vários mesmos fico passada com a criatividade, tudo para atender as necessidades das pessoas. A mais comum é essa dai abaixo:
É a mais confortável para andar, o freio é no pedal, tem garupa e luzes traseiras e dianteiras, movida a eenrgia produzida pelo dínamo que se obtém energia do movimento da roda dianteira (tem na figura). Há também para-lama importantíssimo também, ainda mais nesse aqui que só chove. A vantagem de ter os frios no pedal é que você pode pedalar e carregar o guarda-chuva, não é demais? Tudo pensando. Essa fietsen acima custa em torno de 200 -300 euros as sem marca, a minha era uma dessa e foi 160 euros, mas roubaram :(. As de marca custa por volta de 500 a 1000 euros.
Veja nesse site Esparta.nl , tem vários modelos e preços.



Essa é o sonho de todo holandês, essa daí quase que o bike te leva sem você fazer esforço. Custa em torno de 1000-2000 euros.

Tem as com modelo Harley Davison  


As de corrida. Só vistas durante o final de semana.


Geralmente o povo arruma uma bicicleta velha e personaliza, para evitar roubos e ser mais fácil de encontrar no meio de um estacionamento de bicileta. Fonte: gefietst.blogspot.com

Ao invés de pegar fotos da internet, vou fazer uma sequência de post sobre as bikes daqui, pronto... ideia para a nova sequência de post! 
Então depois eu conto como que as crianças aprendem a andar de bicicleta.

Para fechar, pois estou morrendo de sono. Essa foto abaixo eu tirei ontem à tarde no Amstel Parque. Desde pequeno já se aprende a não largar a bicicleta na rua sem proteção.




P.S. Fiquei chocada agora quando fui colocar os marcadores e me dei conta de que eu nunca havia falado das bike antes! Sempre há tempo para corrigir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...