quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Comida Holandesa 7: stamppot


Stamppot com espinafre.

Voltando a falar de comida típica holandesa, não poderia de deixar de falar do stamppot. Esse prato tipicamente dutch é composto de um purê de batatas com outros vegetais, e algumas vezes bacon, servido com uma linguiça comum caldo preto. Os vegetais que geralmente são usados são cenoura, espinafre, repolho na forma de chucrute, cebola, endivias. Quando é feito com celolas, o nome é hutpot.

Esse é com chucrute.


O modo tradicional de fazer é cozinhar em águas a salsicha, as batatas descascadas e o vegetal que você escolheu (bata+ cenoura ou batata+ cebola ou batata+espinafre) tudo em uma mesma panela (pot). Depois de cozidos, drenar a água, adicionar manteiga, um pouco de leite e sal e amassar (stamp). Easy like that.
A cara do prato é horrível, confesso que demorei para ter vontade de experimentar. Aliás, vontade, vontade mesmo, nunca tive. Mas depois que provei, eu adorei! Fica muito bom, de verdade. A última vez que eu comi foi o Arjan quem preparou. Ele fez com cenoura e cebola (batata é a base) e fritou a linguiça separado, o que tem mais sentido né. Claro que se eu for fazer, eu faria diferente, fritava um alho na manteiga e tal, acrescentava as batatas amassadas com os outros vegetais, refogava um pouco para pegar gosto, temperava com sal e depois adicionava leite, mas não seria mais stamppot e sim pur6e de batata com cenoura! hehehehe
O que eu tenho aprendido com a culinária holandesa é não ligar para aparências. No Brasil, ou eu pelo menos, me importo com a cara da comida, se está ou não apetitosa. Aqui, nunca as comidas são apetitosas, não as tipicamente dutch, salvo os doces, que são tão lindos.
Eu já provei o stamppot com chucrute gostei também. Tem um azedinho especial no final muito bom! hehehe 
O mais comum é o com espinafre, sempre tem como prato principal do restaurante da universidade.
Espero que gostem.

3 comentários:

  1. Oi Zoe, menina estes seus posts "Ana MAria Braga"..kkk...sÃo de dar água na boca!!!!!!

    Bjocas

    Chica

    ResponderExcluir
  2. Huumm...deu agua na boca!!

    Beijinhos
    Li Spina.

    ResponderExcluir
  3. Oi Zoe,

    Obrigada pelo seu recado de parabéns!
    Esse prato deve ser uma delicia...Bem parecido com o que temos aqui...

    Bjos
    Juliana
    http://miscelaneadajuju.blogspot.com

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...