domingo, 16 de janeiro de 2011

A mudança

Uma das primeiras coisas que você tem que aprender quando quer morar fora do seu país é o desapego material. E uma das primeiras coisas que você deve aprender quando quiser retornar ao seu país, também é o desapego.

Fizemos a mudança ontem, levamos nossos móveis e coisas para casa para o city box com a ajuda do Chris  (holandês) e Zia (paquistanês).

Cheguei em Groningen na sexta as 8 da noite. A casa estava normal, uma casa normal, habitável e não tinha nada que aparentava que estávamos prestes a mudar.  Fizemos janta, bebemos um pouco de vinho, conversamos, empacotar as coisas mesmo, não fizemos nada. Sabe aquela sensação de não querer fazer nada, de não querer mudar? Pois é o bicho da procrastinação nos mordeu.
Mas sábado não tinha mais jeito. Era o dia, ou era o dia. Marcamos de pegar a van as 11 da manhã, ou seja, até as 11 tínhamos que empacotar tudo!!

Acordamos as 8 da manhã. Não sabia por onde começar. Eu já estava levando todas as minhas coisas para Amsterdam há 2 semanas já. Depois do Natal, trouxe uma mala cheio de coisas para levar para o Brasil. Semana passada trouxe quase todas as minhas roupas, sapatos e livros. Faltavam apenas aquelas que estava no cesto de roupa suja e as roupas para passar, e algumas botas.  Foi o que me ajudou.
Arrumando as coisas para trazer para Amsterdam, percebi que não ia caber tudo em uma mala, resolvi fazer uma caixa e mandar pelo correio. É impressionante o tanto de coisa que você acaba juntando! Isso porque eu já tinha separado 2 sacos enormes de roupas que não usava à mais de um ano e deixei na frente de casa para a prefeitura pegar e dar um fim útil para as roupas (no início do ano você recebe um calendário da prefeitura mostrando os dias que os lixeiros especiais passam na sua casa para pegar roupas e sapatos, papel e árvore de natal).

Consegui colocar todas as coisas da cozinha em caixas, roupas de cama, desmontamos a cama. Mas ainda faltava muita coisa. O Bispo saiu as 10:30 para pegar a van e eu fui para o centro, encomendar nosso almoço no subway (16 lanchinhos do subway por 22,50 euros). Aproveitei o passeio para perguntar quanto ficaria para enviar 12 kg para o Brasil. O jeito mais barato e único ficaria 120 euros! Desisti na hora. Voltei para casa para tentar dar fim nas coisas, não vou pagar tudo isso.

Depois chequei no site da KLM para saber quantas malas eu poderia levar para o Brasil, e fiquei chocada quando vi que é apenas UMA de 23 kg. Quando você compra a passagem do com saída do Brasil, você tem direito a duas malas de 32kg. Se você compra passagens saindo da Europa, você tem direito a uma mala de 23kg. E agora? Já tenho 3 malas!! Vou ter que dar um para meu irmão levar, posso levar uma, e acho que vou pagar 55 euros para levar outra de 23kg. Estou perdida. Vou quer o que tem nessas malas (já esqueci) e vou jogar tudo fora! Não quero pagar mais 55 euros (ou 100 euros se exceder 23 kg e menos de 32kg0

Aproveitando, já vou deixar um recado para família e amigos que não vai dar para levar presentes e encomendas (dependendo do tamanho obvio), a não ser que queiram em ajudar a pagar a mala extra! Fiquem a vontade! hehehe

Bom, voltando a mudança. Os meninos chegaram e começam a levar as coisas grandes para a van. Bispo sugeriu fazer uma torta de maça pois já eram meio-dia, o pessoal estava com fome e nosso almoço do subway só ficaria pronto às 14:30 (eles pediram 3 horas para preparar os lanchinhos, lerdos né?!). Achei esquisito essa sugestão, de fazer torta àquelas altura, ainda com muita coisa para arrumar. Mas não hesitei. Preparei a torta de maça com mix de castanhas. Os meninos lotaram a van e seguiram para o city box. A torta ficou pronta e quando estava provando um pedacinho quentinho, o bispo me liga dizendo que esqueceu a chave do city box! Só o Bispo mesmo!! Acabei levando a chave para ele, a pé, demorou um pouco, não sabia onde era, mas acabei achando.

Sai do city box e fui buscar os lanchinhos. Os meninos voltaram para casa e aproveitaram para comer a tortinha que ficou uma delícia e deu um ânimo a mais para continuar a mudança.

Foram 3 viagens: uma para o city box, uma para casa do Zia, onde o Bispo vai ficar e uma para casa do Hershel, o indiano do lab do Bispo,  que comprou algumas coisas da gente e também deixamos outras coisas lá, pois não cabia no city box.

Acabamos às 18 hs, os meninos já estavam se matando, todos nervosos e estressados. Ainda sobraram algumas coisas. Tivemos que ir para Amsterdam, dormir lá e aproveitamos levamos mais 2 malas grandes de rodinha e meu mochilão.

Amanhã eu volto para Groningen para resolver as coisas da tese, da casa e pegar minhas ultimas coisas na casa.

No final deu tudo certo. Mudamos. Agora quero ver como vou levar essas coisa para o Brasil.

2 comentários:

  1. Amiga - primeiro: desencana da minha encomenda! heheheheh É pequenina mas não quero te dar o trabalho de ir atrás disso com tanta coisa q vc tem pra fazer!
    Segundo: avisa o Bispo q eu vou desencanar da máquina... tô falida e não tenho de onde tirar $$ pra compra-la. Fico com a minha por enquanto. Agradece ele!
    E terceiro, achei um absurdo o tanto de kg por mala no trajeto inverso!!!! Minha irmã está sofrendo a mesma coisa q vc, tá lá dando um jeito de trazer tudo, mas eu acho q o jeito é vc ou desapegar de tudo ou despachar. Como despachar não é uma opção... Coincidentemente li outro post sobre mudanças e o resumo é o msm, despegar das coisas não importa se vc muda de país ou de casa somente. Joga tudo fora e boa!
    Depois me conta... se precisar de um help... me avisa!
    Bjuuu

    ResponderExcluir
  2. Oi Rô!
    Primeiro bom saber que tudo está fluindo e dando certo...
    STOP!!!
    Socorro não jogue nada fora...não quero que se arrependa mais tarde, já deixou muitas coisas para trás, e acredito que o que já está seecionada, não vala a pena reabrir e jogar fora, nem sei o que são mas vou te ajudar a trazer tudinho,ok!
    Bjks no coração.
    Lilica.

    elimattoso@uol.com.br

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...