segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Londres: culinária

Dentre as cidades em que tive a oportunidade de comer em bons restaurares, Londres foi uma das melhores A número 1 na minha opnião é São Paulo. Grécia no geral foi horrível, não que a comida era ruim, os ingredientes era ótimos, saborosos, mas sei lá, faltava o toque especial que encontrei em Londres. Berlim também é muito boa para se comer. Alemanha no geral, pois além dos preços ótimos, a comida era bem feita.
Voltando para Londres, cidade grande, metrópole cheia de imigrantes de todas as nacionalidades. Lá você encontra restaurantes holandes (panquecas holandesas), marroquino, brasileiro, italiano (esse é praga, tem em todo lugar), afegão, paquistanês entre outros.

Vou começar pela inglesa.

O Inglês

Uma das coisas que eu provei em Bristol e adorei foi o pasty, é tipo uma pastel assado com recheio de qualquer coisa. Foi o que me levou a comprar o livro de receitas que eu contei antes.

Pasty. Fonte PirateJanny.

Das guloseimas haviam tortas de carne (=pie em inglês britânico), bolos (=sponges), cookies  (=biscuit) dentre outras.


O clássico e barato Fish & Chips inglês é horrível, pelo menos o que eu provei. Peixe empanado e frito, mas o que eu provei era seco e sem tempero. Batatas fritas, normal. E ervilhas para completar o pior prato da história. Odeio ervilhas, aliás que gosta? Ervilhas, cenoura e maçã são coisas que não compraria para comer nú e cru, apenas para bolos, tortas, onde o gosto é amenizado por outro ingredientes. Cenoura nasceu para o bolo de cenoura. Maça nasceu para raspar e dar para bebês, para mais nada. Ervilhas, não sei porque nasceram. Não que eu não goste, não é ruim, mas não faço questão de comer. Até como, devido as vitaminas e tal, hoje mesmo comi cenouras no almoço, cozidas na manteiga, estava até gostoso. Enfim, o prato Fish & Chips é ervilhas puras, saídas da lata direto para o prato. Ninguém merce.

O belga

Falando de comida boa,  na noite de ano novo fomos a um restaurante Belgo, cujo nome era Belgo mesmo. Primeiro o lugar era super bacana, era no subsolo, tipo uma fábrica, as mesas com bancos, os garçons animados. A especialidade da casa são mariscos, mas não estava a fim de mariscos, queria algo mais exótico para provar, escolhi, portanto, um pato com purê de batata ao molho de frutas vermelhas. Totalmente delicioso. Mas nem por isso deixei de provar a comida alheia. Meu irmão pediu frango com creme branco, super gostoso. Bispo para não arriscar pediu um bife, muito bonito. Michelle pediu a especialidade da casa, os mariscos empanados e fritos. Ana e Pedro pediram uma deliciosa carne de panela com molho de vinho e ameixa, prato dos deuses, o prato campeão!
Dá só uma olhada:


Pato com purê de batatas e cebolas fritas.


Frango com molho branco e alho poró

Carne de panela com molho de vinho e ameixas.

Bifinho.

 Mariscos




O italiano

Outro restaurante surpreendente foi um italiano super pequenininho, perto desse Belgo. Aliás essa região era dominada por ótimos restaurantes. Essa região é o Convent Garden, próximo da rua das sete bifurcações. Não demos muita credibilidade para o restaurante italiano. Mas quando os pratos chegaram, meu deus, que foi aquilo. Pedimos uma entrada de salada de rúcula com raspas de queijo e parmesão enrolado no presunto parma. Sem palavras. Depois pedimos um macarrãozinho bem fininho com molho de bacon, cogumelhos e truffas uma delicia e bisteka, que para minha surpresa era de vaca. Era um contra-filé delicioso.

O brasileiro e português

Para finalizar nossas férias, almoçamos no restaurante brasileiro do lado do Belgo, outra deliciosa surpresa. De brasileiro só havia coxinha, feijoada, vatapá e bolo de cenoura. Claro que não hesitamos em pedir coxinha. Como prato principal, Eu fui de português, bacalhau a moda da casa, bacalhau desfiado com batatas, tipo bacalhau à Brás.

Depois de falar tanto em comida, me deu fome!

2 comentários:

  1. Oi mulher, que achado foi esse na Itália? Eu, particularmente,fiquei decepcionada com a maioria dos restaurantes de Milão. Nesse comecinho de ano entramos em vários restaurantes aparentemente chiques, com as fotos dos pratos no cardápio de encher os olhos. Porém, quando os pratos chegavam na mesa, meu Deus, que vontade de devolver. Acho que o segredo era ter escolhido aqueles que olhando assim, de longe, não damos nada, tipo a "Bahiana" ou o "Bar do Bigode" em Campinas... hehe. Somente no último dia é que entramos num restaurante que ficava do lado do hotel (Restaurante Piazza Repubblica - http://www.piazzarepubblica.com/) e aí sim fomos surpreendidos. A comida era maravilhosa e o vinho mais ainda. Ah, e suas dicas de comida estão ótimas. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Janaína, nao foi na italia que achei esse restaurante nao! foi em londres! A italia possui os piores restaurantes italianos que eu já fui!
    bjs

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...