segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Londres: arte parte 1

Você não se pode deixar de visitar os museus quando estiver em Londres, além de terem uma coleção enorme e riquíssima e serem sediados em prédios divinos, a entrada é franca!
Da primeira vez que estive em Londres fomos no British Museum, onde está guardada uma das maiores coleções do Egito antigo e o ápice da visita para mim foi a múmia da Cleopatra.
Mas vamos fazer de acontecimentos recentes.

Tate British


Achei um pouco fraquinho, mas foi legal pela companhia. A entrada é franca, mas as exposições mais legais eram pagas. Estava tendo um exposição de Eadweard Muybridge, o cara que descobriu que cavalos podem voar. Através uma sequência de fotos de um cavalo correndo, ele viu que o cavalo fica alguns tempo, milésimos de segundos, sem nenhuma pata no chão! Para ler sobre a exposição, clique aqui.

Havia uma escultura muito bacana, de um cara segurando uma cobra, alguns quadros bem legais!



Ah, e o avião pendurado no teto era bacana também.

Museu de História Natural

Essa foi um decepção total. O prédio é lindo, enorme, vistoso, mas parecia uma viagem ao tempo, para década de 70. A maioria das peças eram velhas, as coisas que era interativas eram arcaicas. A coleção é enorme, muitos animais, dinossauros, rochas e pedras preciosas, mas muita coisa era réplica. Para ver réplica vejo na TV né! 
Mesmo a parte nova do prédio, onde era tudo muito branco, moderno e interativo, com computadores modernos com interface touch, deixou a desejar no conteúdo. O objetivo dessa secção é mostrar como é feita uma pesquisa de campo por biológos, como é coletado e anotado as observações, o que você precisa para trabalhar no campo. Eu achei legal, mas para quem não conhece, não é da área, o negócio e lento e chato.
Os temas desse museu eram: evolução do homem, dinossauros, pequisa de campo mamíferos, répteis, peixes, rochas. No hall principal há um esqueleto de dinossauro, mas é réplica, e uma estátua de Charles Darwin.

Museu de ciências

Esse museu é muito legal! Eu gostei realmente. O andar térreo é lotado de espaçonaves, satélites, roupas de astronautas com um clima escurinho como se estivéssemos na lua! Muito legal! Tudo interativo e moderno, nada comparado com ao museu retro dos animais. Aprendi várias coisas! Explicava como os astronautas dormiam, comiam e faziam suas necessidades. Havia também uma secção sobre as máquinas que revolucionaram a história da humanidade, máquina a vapor, locomotivas, automóveis, avião, e tudo mais.
Tinha também uma pequena secção sobre moda, tecidos feitos com nanopartículas adquirir cores e texturas únicas.
Mas a parte mais emocionante foi o primeiro andar, com o tema "Quem é você"! Tinha vários testes psicológicos, jogos para ver como você ficaria daqui a 40 anos, ler as mãos, explicava porque cada um é único, porque achamos uma pessoa bonita e outra não, e muitas outras perguntas interessantes! Passamos horas nessa secção. Os outros andares foram ficando cada vez menos interessantes, sobre aquecimento global (boring..) e futuro da humanidade (boring).
Vejam um pouquinho de lá:

Uma das primeiras câmeras fotográficas.


A bicicleta menorzinha atrás foi inventada primeiro, dá para acreditar?


A estrutura de DNA feita por Watson e Crick, quando eles desvendaram a estrutura em hélice do DNA atráves  de uma foto de raio X (veja abaixo). Eles usaram os materiais que tinham no laboratório e ficou muito legal! Até arrepiou quando vi a estrutura.

Foto por raio X do DNA.





 Esse pequema espaçonave foi para Lua, dá para acreditar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...