quarta-feira, 1 de setembro de 2010

José Saramago

Agora que tenho que pegar ônibus e metro todos os dias para ir e voltar do trabalho, nada como um bom livro para ajudar a passar o tempo.

Música não funcionada muito para mim, gosto até de ouvir música, mas não como o Bispo que fica, se deixar, 24h com o fone na orelha. Prefiro os livros. E a minha companhia atual é o elefante Salomão que viaja pela Europa, no livro de José Saramago, a Viagem do Elefante.

É o primeiro livro do Saramago que li (na verdade ainda estou lendo), compramos 3 livros deles quando estivemos em Portugal: Caim, Ensaio sobre a Lucidez e A viagem do elefante.

Para quem não conhece o Saramago, ele é autor português que ganhou prêmio Nobel de literatura em 1998.  É autor do livro Ensaio sobre a Cegueira, que foi adaptado para cinema e dirigido por Fernando Meirelles (sou fã dele também). Ficou famoso por espalhar a prosa em língua portuguesa. As primeira páginas são difíceis de acostumar, pois o estilo de escrita não é muito convencional. Primeiro, nomes próprios não começam com letra maiúscula. Segundo, as orações são gigantes e os parágrafos maiores ainda, chegam até mais de uma página. Terceiro, os diálogos não tem travessão, nem ponto de exclamação ou interrogação, e fica no meio da parágrafo. No começo é esquisito, mas a leitura é fluida, parece que ele está conversando com a gente, a leitura é agradável e passa voando.

Saramago é também conhecido pelo ateísmo, como mostra aparentemente nos livros como Caim (2009) e O Evangelho segundo Jesus Cristo (1991). Esse úlitmo foi motivo de perseguição religiosa em Portugal, que o levou a se mudar para Espanha. Com Caim, também começou a sofrer perseguição pela Igreja Católica. Ele não era nehum fã da igreja, considerado ateu de carteirinha. Em sua passagem por Roma em outubro do ano passado chamou o atual papa, Bento XVI,  de cínico, dizendo que a "insolência reaccionária"da Igreja Católica precisa ser comabatida com "insolência de inteligência viva".
Para saber mais sobre esse autor polêmico, clique aqui.  Outro site bom é o site oficial.

Só uma notícia triste, Saramago morreu em junho deste ano. E fechando um clichêzinho, "ficará imortalizado por suas obras".

4 comentários:

  1. Eu adoro os livros dele.

    ResponderExcluir
  2. Engraçado, a excepção de alguns textos dele que li na escola, "A viagem do elefante" foi o primeiro livro de Saramago que li. A seguir devorei completamente o "Caim" (adorei!!!) e agora tenho o "Ensaio sobre a lucidez" na prateleira em espera.
    Agora gostaria muito de ler uns de viagens que ele escreveu ha muitos anos, como o "Viagem a Portugal". A Ana Duarte falou-me nesse livro, nem sabia que existia, e estou super curiosa.
    Boas leituras querida Roberta.

    ResponderExcluir
  3. Sem dúvida um autor que vale a pena ler. Só conheço parte da obra mas tenho muita vontade de ler mais livros dele.

    E só, no mínimo, ainda mais ateu que ele!!

    ResponderExcluir
  4. Estou adorando!É impressionante como ele não se segura em expor sua opnião ateísta, mesmo no livro a Viagem do Elefante" que teoricamente não tem nada a ver com religião! O Próximo da lista é "Caim". E Ele tem cada frase muito boa, uma que ficou marcada foi "Família feliz não tem história! hahahahahah E outra coisa que eu morri de rir foi que Santo Antonio teve que entrar na quarta dimensão para chegar tão rápido para salvar o pai(ou mae) da forca!hahahah

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...