domingo, 5 de setembro de 2010

Mudança 2: Curso de holandês

Volemdam. Uma das cidades mais turísticas da Holanda, com as casinhas e trajes típicos. Foto by Tati.

Depois de dois anos e meio morando aqui, resolvi tomar vergonha na cara e fazer um curso de holandês.
Na verdade eu não fiz antes porque a Universidade de Groningen não pagava mais para estudantes que ficariam pouco tempo. Agora que mudei para o AMC, o esquema é outro e eles pagam o curso para funcionários estrangeiros.

De graça, até injeção na testa! Não é assim que dizem! Eu já queria estudar holandês antes, acho importante falar a língua nativa, ganhamos mais respeito e interagimos na sociedade. Como não sei ler e escrever e nem falar (pior que analfabeto) eu não sei o que se passa na cidade, nem no país. Não entendo jornal, TV, revista. No meu trabalho, na sala de café as pessoas falam holandês e nem sequer falam inglês por educação quando estou na sala, apenas quando se dirigem a mim. Eu entendo que é muito mais facil falar em nossa lingua materna, sem dúvida. Não culpo os holandeses por falar holandês na nossa frente. Mas não me sinto bem, e sentimento a gente não controla.Vai ser bom falar e entender alguma coisa, pelo menos.

Inscrevi-me no curso da universidade, 2 vezes por semana,  3 horas por dia. Vai ser paulera! Eles tem dois níveis básicos: o Absolute Beginners e o Beginners. Bom, como já estou algum tempo aqui, já entendo muita coisa escrita. Consigo ler cardápios, falar holandês de loja e mercado "cartão por favor", a moça do caixa "Sim, claro! Precisa de sacola?" "Não obrigada, até logo!". Mas nunca escrevi uma palavra em holandês na minha vida.
Semana passada teve a aula inaugural e um teste para saber o nosso nível. O teste era composto por diversas perguntas que aumentava crescentemente a dificuldade. Peguei a prova a prova e comecei a rir. Doce ilusão minha em pensar que poderia ir para o curso Beginners! A primeira questão era um pequeno texto que tinha um espaço para completar com a palavra que faltava. E ainda eles davam a primeira letra de cada palavra. Eu entendi o texto, mas não fazia a menor ideia de que palavra colocar, não sei nenhuma palavra, as que sei falar, não sei escrever. Dureza! Levantei e fui falar com a professora "Bom, acho que sou Absolute Beginners mesmo! Quando começo?"

Um comentário:

  1. ahahahah... To imagiando a cena... Vc olhando pra prova e caindo na risada!!! Ai amiga!!! Só vc mesmo!!!
    Mas agora vai!!! Mas 3h??? Gzuiiis!!! To torcendo aqui!!!
    veel geluk!
    Bjjjsss

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...