segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Foto do dia



 Aqui em Groningen a maior parte da cidade não tem coleta de lixo diária, ou a cada dois dias como tem no Brasil. Aqui, cada morador tem um cartão magnético que faz abrir esse latão de lixo que fica na rua. Na verdade, o lixo que vc coloca ai cai num container enorme debaixo do solo, e toda semana vem um caminhão de lixo, puxa esse container do solo e despeja o lixo no caminhão. Com esse cartão, a prefeitura sabe quanto de lixo cada casa produz, assim eles conseguem quantificar quanto cobrar de imposto de cada casa. Pagamos um valor altíssimo por ano para a coleta de lixo. Esse ano foi mais de 300 euros para 2 pessoas. Quando ficava em Groningen todos os dias, produzíamos 2 sacos de 60 litros por semana, sem contar papel, vidro que colocamos nos lixos recicláveis e garrafa pet, que devolvemos nos mercados e recebemos 25 centavos por garrafa. Muito lixo. Fico muito preocupada com o lixo que produzimos, para onde vai tudo isso?  Deixo ai uma coisa para se pensar. Boa semana. 

Coleta de lixo da cidade.

2 comentários:

  1. Eu comecei a reparar mais nisso qdo entrei na minha dieta e ao comprar várias frutas e legumes e percebi q a troca da minha sacolinha semanal da latinha de lixo da cozinha ficou quase diária pq lixo orgânico fica mto fedido em pouco tempo! Tb tento pensar nisso... separo aqui o reciclável e tudo mais. Óleo em garrafa pet... muito bom pra concientizar!

    Bju

    ResponderExcluir
  2. Achei interessantíssimo esse esquema de lixo, e a cobrança tb! Não vou dizer que o valor pago não é caro, mas acho certo ser caro, pois assim agente se conscientiza mais, recicla mais, e pensa no lixo que produzimos diariamente e o que podemos fazer para diminuí-lo.

    Já aqui é lixo ali, lixo lá, lixo em todo lugar...

    Bjo aí!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...