domingo, 19 de setembro de 2010

Aventuras culinárias

Meu brigadeiro de amarula.

Esse final de semana foi para provar comidas exóticas e fazer algumas receitinhas em casa.

Sexta-feira Bispo me encontrou na estação de trem e seguimos para o mercado comprar algo para jantar. Achamos  a deliciosa marca de peixes congelados Queens Oceans. O que a gente gosta é um peixe chamado Ocean alguma coisa. Bom peguei o primeiro Ocean que vi e com essa minha mania de ler as coisas pela metade e advinhar a outra metade, acabei pegando o Ocean Cod, ou seja, Bacalhau. Na verdade só percebi que era bacalhau em casa, quando vi o tamanho dos filets, era menor do que o outro que comprei da outra vez. Mesmo tendo errado no tipo do peixe, ficou muiiiito bom! Meu tempero é sal, limão, muito alho e pimenta do reino. Depois passo na farinha de trigo para empanar e frito na figideira com um colher de manteira e um pouco de azeite, pois só a manteiga queima muito rápido. Hummm que delícia!

Sábado estávamos começando nosa via sacra, quando de repente, no caminho para feira, a ponte se abriu para dar passagem aos barcos no canal. Isso leva unas 5-10 min, até liberarem a ponte para pedestres e veículos terrestres. Para esperar a ponte voltar ao normal, resolvemos experimentar um lanche num pequeno lugarzinho perto desse canal. Era um lugar de comida mediterrânea que vendia comia pronta, tinha uma parte que vendia alguns produtos, como se fosse um mercadinho e também era possível pedir algo para comer lá também. Pedimos então um panini com jamon serrano e azeitonas. O lanchinho chegou quentinho após alguns minutos. Esperávamos com um garrafa de uva suco natural. Para nossa surpresa o lanche continha além do presunto espanhol, queijo de cabra (meu mais novo vício queijístico -primeiro começou com mussarela de bufala, depois foi brie agora esse) rúcula e geléia (ou geleia) de figo. O lanche tinha geleia!! Esquisito né? Mas tinha um exquisite taste! Se eu soubesse que vinha geleia no lanche com presunto jamais teria pedido ou provado, mas umas das coisas boas da ignorância na lingua local é errar no pedido e provar algo novo! Às vezes não dá muito certo, mas dessa vez deu e muito. Adorei o lanchinho adocicado.

A noite fomos jantar na casa de uma casal de chinês amigos do Bispo, a mulher trabalha com ele no lab. Eles chegaram aqui há pouco tempo e eles ainda possuem a bondade e gentiliza do país natal. Eles fizeram comida típica chinesa e, para variar, não tem nada a ver com a comida chinesa que conhecemos no Brasil. Falamos para eles do Yaksoba e eles nunca ouviram falar! ahahahah A comida deles estava uma delíciosa. Havia 5 pratos diferente, um arroz frito colorido com molho de tomate, cenoura, ervilha e cogumelos, um prato com frango e legumes na cerveja, uma carne de porco com legumes, uma salada de batatas meia-crua, cozida no vinagre, e uma salada de alface meio que cozido. É difícil descrever, mas estava muito bom. Comemos com chopsticks para orgulho dos nossos anfitriões.

Domingo dia da preguiça, dia de passar roupa, de arrumar as coisinhas, de por a novela em dia, de fazer o almoço de domingo com arroz e feijão e dia também de sobremesa. Há algumas semanas queria provar a receita da Li de brigadeiro com raspas de chocolate, e coincidentemente ela postou sexta-feira uma receita maravilhosa, brigadeiro com amarula. Ficou maravilhoso, mas claro, como eu não consigo seguir uma receita a risca, eu coloquei 100 gramas de chocolate ao leite e 50 gramas de chocolate 72% de cacao e, ao invés de meio cálice de amarula, coloquei 1 e meio!! Ficou um delícia sem dúvida, mas acho que deu uma coalhada, no brigadeiro, ele ficou farinhento sabe? Mas está delícia! Enrolei com diferentes granulados que compramos no sábado e aproveitei para tirar umas fotos com a máquina do Bispo, para me acostumar quando comprar a minha!
Diferentes granulados para enrolar os brigas!

5 comentários:

  1. Roooo que delícia! Lá vem outro comment/post tá? kkkk
    Não vejo problema nenhum em adaptar receitas! A minha Amarula verdadeira acabou, e eu fiz com uma genérica... A Taty provou, e com 1 dose eu achei BEM forte, mas talvez com a verdadeira fique diferente! Provarei! Também prefiro mil vezes chocolate amargo, mas essas com licor eu acho que prefiro ao leite... as receitas q eu pego pelo menos todas são ao leite...O próximo sabor será de chocolate branco e limão siciliano!
    E já assim q vc ADOROU a minha receita... eu quero uma encomenda desses granulados ai! Principalmente o quadradinho do meio amargo escuro q tem aí na foto... e o ao leite, sem ser essas chocolate chips...não sei se vende só separado ou se tudo junto nesse potão aí seu, mas pode trazer o q vc conseguir! E muitos! kkkk DETESTO esses granulados-brasileiros-que-não-são-chocolate!
    E amiga, se prepare, panelas são caras! De inox então... uma fábula msm! Aquelas da Le Creuset são perfeitas mas absurdamente pesadas pra serem trazidas na mala por ex... ainda vou estudar BEM a compra - até pq 1)minhas panelas estão novinhas 2) elas teriam q vir qdo minha irmã viesse pra cá de mudança pra trazer com um conteiner 3)já disse q elas são absurdamente pesadas 4) não tenho onde por mais nada aqui no meu apê!

    Enfim... não custa sonhar!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Que delicia Roberta,estou com vontade...hummmmmmm
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Li, adoro seu comment/post. Eu levo os granulados sim. Mas acho dicil vender granulado decente no brasil por causa so calor, eles derretem muito facil. Ai temq ue ter mais gordura hidorgenada para nao derreter, problemas dos trópicos. Mas enfim eu levo esse do chocolate meio amargo, que alias é o melhor mesmo!!Ow Li e me fala se o seu fica farinhento.
    Dê, ficou bom mesmo! nao é para deixar com vontade nao.

    ResponderExcluir
  4. É então, farinhento como? vc diria q a massa ficou bem pesada e meio áspera? Vc fez com 1 lata de leite condensado ou mais? Pq o cozimento não demora mto não, cerca de um pouco mais de 10 minutos e está no ponto! (com 1 lata pelo menos)Só se o seu cozinhou demais... não sei! o meu derretia na boca... (foi difícil não querer comer tudo em 10 min) mas a coisa mais fácil é fazer outro! =D O difícil msm é comer kkkkk

    Mas já considere o seu presente de niver desse ano atrasado o livro do brigadeiro... com as raspas de granulados iguais a sua! huuuum!

    Se vc achar - e não quero dar trabalho - adoraria o granulado ao leite E o meio amargo - pq o Gio gosta ao leite e aí eu faria pra ele tb! Ah, e eu já vou falar o q ele cobrou da Taty qdo vc vier... "vc foi viajar e não trouxe nenhuma latinha pra mim???" Não sei se vc lembra q ele coleciona latas... não iria abusar, mas falaria pra vc trazer umas 2 só(cheias) pra dizer q lembrou kkkk e coca cola e cerveja são as mais legais pq sempre são diferentes daqui!

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  5. Ola!!!

    Que delicia!!! To aqui salivando...hahhahaha
    Se bem que esses dias eu fiz um brigadeiro...Mas se eu pudesse, comia todo dia! hahahha

    Oh, vai ter um sorteio la no blog...Vou ficar muito feliz se você participar...

    Bjos e boa semana pra você!
    Juliana

    http://miscelaneadajuju.blogspot.com/

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...