quinta-feira, 15 de setembro de 2011

As mulheres muçulmanas


Hoje queria falar de um assunto que sempre me chamou atenção: as mulheres muçulmanas. Como elas conseguem viver cobertas, sem mostrar os cabelos, as pernas, e muitas vezes, o corpo inteiro. Será que elas gostam? Será que elas são felizes? Por que elas não se rebelam e tiram o véu?



Na cultura muçulmana, as mulheres foram criadas por Alá, não para servir os homens, mas ambos, homens e mulheres, foram criados para benefício mútuo e os homens têm a função de proteger e manter as mulheres financeiramente. Conversando com Nishath, uma aluna de doutorado aqui de Groningen, ela disse é o marido, que está em Oman com os filhos, quem paga o aluguel dela na Holanda, assim como comida e transporte, seu salário é gasto apenas com presentes para os filhos e familia e com ela! É dever do homem sustentar as mulheres.
A poligamia é permitida na cultura islâmica desde que todas as mulheres tenham as mesmas coisas, a mesma qualidade de vida. Conversando com nosso motorista em Marrocos ele disse que é pouco comum hoje em dia encontrar homens com muitas mulheres, pois os tempos estão difíceis!

As mulheres têm os mesmos deveres religiosos que os homens, rezar 5 vezes ao dia, fazer o jejum do Ramadan e tudo mais.
Na cultura islâmica, homens e mulheres devem se vestir modestamente. Em um dos versos do Alcorão, diz: "e diga para as mulheres fiéis devem abaixar seu olhar e guardar suas partes privadas e não mostrar suas regiões corpóreas bonitas e atrativas, exceto aquelas que geralmente aparecem e cubram com seus véus a cabeça e cólo..."
Há diferentes formas de usar o hijab, o véu que as mulheres muçulmanas usam. Depende da região, país e modestia de cada uma. Elas podem usar o véu para cobrir a face, os olhos ou o corpo inteiro, veja:


1. Hijab: lenço para cobrir os cabelos.
2. Chador: cobre a cabeca e o corpo, pode deixar o rosto a mostra ou apenas os olhos. Usados pelas mulheres no Irã fora de casa.
3.Shayla: longo lenço retangular que cobre os ombros e deixa o rosto descoberto, é preso com um alfinete ou dobrado na altura dos ombros. Usados na região do Golfo Persico
4.Khimar: longo lenço retangular, que cobre a cabeça, o pescoço e os ombros, mas deixa a face descoberta.
5. Burka: cobre o corpo inteiro da cabeça aos pés, incluindo os olhos. As mulheres que usam burka enxergam através de uam rede na frente dos olhos.
6. Niqab: um véu que deixa o olhos descobertos e é usado com um veu por baixo, as vezes as mulheres colocam sobre os olhos enxergando através do tecido.
7. Al-Amira: dois pedaços de tecidos que inclui um chapeuzinho proximo a testa e um lenço que cobre a cabeça e o pescoço, deixando o rosto descoberto. Reparei esse tipo devestimenta nas mulheres da Tailândia e Indonésia.


Muitas muçulmanas que nasceram em países não islâmicos, ou que cá vivem, preferem não usar véu para interagirem melhor na sociedade ocidental, conheço algumas dessas. Mas também há aquelas que usam o véu por vontade própria, pois se sentem mais confortáveis, pois não chamam atenção, são discretas. Em casa elas retiram e ficam a vontade. E há ainda aquelas mulheres que usam o véu por imposição da família.

Depois que estive em Marrocos pude entender porque elas usam esse véu na cabeça. Simplesment porque é essencial naquele ambiente quente, seco e com tempestade de vento!!! Juro que queria um desses para passar a tempestade de vento que pegamos na viagem e para aguentar o sol quente de 45 graus!! É uma questão de sobrevivência! Algumas mulheres usam luvas e meias quando saem às ruas, só ficam com o rosto descoberto ou melhor, só com os olhos descobertos! Se ficassem como nós ocidentais, de bermuda e camiseta, iriam desidratar facilmente e teriam cancer de pele. Segundo pesquisas, países muçulmanos tem o menor indice de câncer de pele (veja aqui), primeiro porque possuem mais melanina que europeus, e segundo pelos hábitos culturais, além das roupas, não há nativos dessas regiões que ficam esticados sob o sol! Os homens também usam túnicas longas até os pés, de manga comprida, e capuz, tipo um mago. Há aqueles que usam lenços na cabeça. As roupas impedem desidratação e protege contra o sol.
Mas não é de todo bom também, muitos grupos de mulheres tanto muçulmanas mundo afora, veem essas vestimentas como forma de opressão feminina e que muitas vezes é mesmo, principalmente em países regidos por grupos islâmicos extremistas como Taliban. O uso do véu pelas mulheres muçulmanas é motivo de muitas discussões que não vou entrar em detalhes, mas que levou a França a proibir o uso em público.
Tudo que contei até agora é no geral, há segmentação, diferenças de país para país, e na interpretação do Alcorão, levando a diferentes costumes.

Às mulheres, são permitidas estudar. Conheço muitas meninas que vieram para Holanda estudar, fazer faculdade, mestrado e doutorado. Também é possível se divorciarem. Estranho né, mas é comum, aliás era comum o divórcio desde da Idade Média. Durante o Império Otomânico, a taxa de divórcio era maior que atualmente. 
Falando sobre casamento, este não pode ser forçado (apenas que há pressão da família) e as mulheres só podem casar com homens muçulmanos, mas os homens podem casar com mulheres de outras religiões, como o tiozinho da loja de souvinir de Merzouga, ele, muçulmando se casou com uma japonesa que foi para Marrocos de férias e se apaixonou pelo marroquino baixinho, magrinho, simpático e bom de lábia. Se casaram e lá vivem, no meio do deserto. Zia, paquistanês amigo do Bispo, foi de férias para o Paquistão e voltou casado! A família tinha arranjado tudo, a noiva, a festa e tudo mais. Ele disse que confia na escolha dos pais, pois eles sabem o que é bom para seus filhos, e aceitam numa boa. Hoje ele e a esposa são muito felizes, ele se preocupa com ela, liga todos os dias para saber como ela está, e em breve ela virá morar na Holanda também! 

Bom, era isso, se eu encontrar mais coisas interessantes eu conto depois!!
 
Essa estrutura de madeira é uma janela por onde as mulheres da casa pudessem ver quem estava chegando, sem mostrar o rosto.


Mulher muçulmanda com Hijab.


Com hijab e roupas bem coloridas.








6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. A unica coisa que eu queria saber é que roupa as mulheres casadas e solteiras usam.
    Parabéns...você é ÓTIMA!
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  4. A unica coisa que eu queria saber é que roupa as mulheres casadas e solteiras usam.
    Parabéns...você é ÓTIMA!
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  5. Olá Marcela, muito obrigada! Sobre as mulheres casadas e solteiras, eu não notei diferença no vestuário, precisava pesquisar direito. O que eu notei é que muçulmanas solteiras vivendo fora do seu país de origem, como Holanda, França às vezes não usam o Veu na cabeça, ou as roupas típicas, para se inserirem melhor na sociedade. Já as mulheres casadas nessa situação, usam sempre. Mas com c certeza , depende do país de origem, tem muçulmanos mais estritos e outros mais " liberais".
    Espero ter ajudado

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...