sábado, 4 de dezembro de 2010

A nova bacteria descoberta pela NASA

Eu detesto escrever a mesma coisa duas vezes, mas nesse caso achei importante. Como projeto de cientista me achei no dever de explicar sobre a nova descoberta da NASA, a bacteria de Arsênio. Para a versão em inglês clique Aqui (for English click here).



Antes de tudo, devemos tomar cuidado sobre o que entender das notícias que escutamos e lemos. Jornais vendem notícias, por isso ele as fazem mais sensacionalista possível para vender, este é o marketing deles.
Quando as pessoas ouvem coisas sobre a NASA, imediatamente vem a cabeça coisas sobre espaço, vida extraterrestre, novos planetas. Eu mesma penso isso. E quando as pessoas escutam "NASA descobriu um nova bactéria, uau "NASA encontrou vida fora da Terra"! Isso é o que todo mundo pensa. Oras, não é a NASA a agência que vai para o espaço, que faz espaçonaves, satélites e procura por vida extraterrestre? Então faz sentido. Mas não, a NASA também tem pesquisa na terra (eu também não sabia heheheheh). Vamos dar uma olhada nas principais manchetes sobre a nova descoberta:
1- BBC: Bacteria que adora arsenio pode ajudar a caçar vida alienígena. 
Manchete terrível. Bactéria não tem cérebro, não tem sentimentos nem pensamentos e por isso bacteria não pode amar, adorar ninguém. E parece que a bacteria vai pegar uma espada e um capacete e sair pelo espaço para caçar aliens. Pelo amor de Deus BBC, um jornal sério como esse tem que ter o mínimo de conciência sobre o que é publicado. 
2-The guardian: Nasa revela bacteria que pode viver em meio com arsenio ao invés de fosforo.
Essa é uma manchete boa, mas não completamtente verdadeira. Essa nova bactéria pode viver tanto no meio com fósforo quando com arsênio. A bactéria em meio com fósforo cresce mais rapidamente que em meio com arsênio. Mas o interessante da descoberta é que a nova bactéria pode usar arsênio ao invés de fósforo enquanto outros organismo não conseguem. Arsenio é toxico para vida (pelo menos até agora era).
3-The Huffington Post: Nasa descobre um nova vida: Bacteria de arsenio com DNA completamente alien do que nós conhecemos.
Essa é muito engraçada, mas não é bem assim. Essa bactéria tem fósforo na sua composição também, mas o diferencial é que em meio sem fósforo e com alta concentração de arsênio a bacteria tem 0.19% o de arsênio do total da massa da bactéria e 0.019%  de fósforo. Em meio com fósforo e sem arsênio, a bacteria apresenta 0.001% de arsênio e 0.54%  de fósforo. E elas não possuem DNA completamente diferente, sabe-se que essa bactéria pertence a família Halomonadaceae devido à similaridade na sequência de DNA. Então não é totalmente verdade que a bactéria é alien. Membros dessa família de bactéria são capazes de acumular arsênio, mas nunca antes foi descrito a presença de arsênio em macromoléculas.
O título da descoberta foi o seguinte:
Uma bacteria que pode crescer usando arsênio ao invés de fosforo.
Agora sim é verdade! O título está ótimo! A bactéria foi encontrada no Mono Lake, na California, um lago super salino e com pH básico com altas concentrações de arsênio.  A NASA cultivaram a nova bactéria no laboratório em meio de cultura com altas concentrações de arsênio e sem fósforo. Incrivelmente a bacteria não só continuou vida, mas também se dividiu e cresceu. Nenhum outro organismo descoberto até agora era capaz de tal façanha. Essa foi a primeira vez que mostraram evidências de arsênio em macromoléculas que contém normalmente fósforo, as mais notáveis são proteínas e DNA. Arsênio marcado radioativamente foi adicionado ao meio de cultura das bactérias e depois foi possível detecta-lo em quais moléculas ele era incorporado. Proteínas e metabólitos incorporaram 80% do arsênio adicionado no meio, DNA and RNA cerca de 11%.
Substituição de outro elementos químicos já foi previamente descritas, como tungstênio por molibdênio, cadmio por zinco em algumas famílias de enzimas e cobre por ferro em moleculas carreadoras de oxigênio em alguns artrópodes e moluscos. Mas a substituição dos elementos essenciais para vida (oxigênio, carbono, hidrogênio, fósforo, nitrogênio e enxofre) nunca foi mostrada antes. É por isso que a descoberta é tão facinante e importante. Agora os cientistas podem procurar vida extraterrestre que tenha arsênio como componente essencial. Indo mais longe ainda, se é possível trocar fósforo por arsênio, talvez seja possível trocar os outros 5 elementos essenciais para vida por átomos similares, assim a probabilidade de existência de vida fora da Terra pode aumenta significativamente.
Referência:
Wolfe-Simon et al. A Bacterium That Can Grow by Using Arsenic Instead of Phosphorus. Science, 2010.

5 comentários:

  1. Oi Zoe,

    Legal seu post, apesar de eu sempre acreditar na existência de vida em outros mundos e que provavelmente seriam compostos de outras matérias que não as nossas.....que bom que estão começando a divulgar isso.....pois os outros seres vivos e "estrangeiros" não precisam necessariamente ser igualzinhos a nós.....adorei a notícia!!!!

    Bjos e bom final de semana!!!

    ResponderExcluir
  2. Divido a mesma opnião! sempre acreditei que há vida em outros lugares que nao necessariamente seria a mesma matéria que a nossa! Mas aos pouquinhos os cientistas vão descobrindo que a materia nem sempre tem a mesma composição que conhecemos!

    ResponderExcluir
  3. Que bom ter uma amiga cientista que explica tudo direitinho..rsrs..rsrs..
    Em sério, concordo com vcs,sempre disse que os seres de "outros planetas" nao tinham que ser iguais a nosotros.
    beijossss

    ResponderExcluir
  4. Morri de rir com os títulos!!! Fizeram uma criança interpretar a manchete e sugerir o nome? kkkkkk Não é possível... e depois achamos q brasileiros são burros! Adorei o texto! Bjs e saudades

    ResponderExcluir
  5. Tudo bem ter uma amiga cientista!!!
    logo que comecei a ler sobre os noticiarios..logo imaginei o tão quanto haveria de sensacionalismo em tudo que mostram e dizem...e o que realmente seria verdade ou imagem??

    Mas vc foi ótima, deveria publicar algo sobre o assunto, já pensou??
    Parabéns e obrigada, por mostrarmos o que realmente é verdade e possível!

    Beijos no seu coração.
    Love,
    Lilica.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...