segunda-feira, 7 de junho de 2010

Meu Bolo de Aniversário

Comecei a comemorar meu aniversário no sábado dia 29 de maio. Na verdade não foi um comemoração, foi inicio da preparação, resolvi fazer um bolo de aniversário de verdade. Ano passado fiz bolo de cenoura, que ficou uma delícia, mas não é bolo de aniversário. Resolvi fazer esse bolo pois fiquei com ciúmes quando o Bispo me disse que a Maria, nossa amiga portuguesa, fez um "bolo de aniversário de verdade"para o Kaushal e que foi o bolo mais gostoso que ele já tinha comido. Nessa frase, o que eu entendi as sublinhas foi "não era um bolo qualquer, que a gente faz toda hora, como um bolo de cenoura, era um bolo de aniversário mesmo, com recheio e cobertura". Na verdade não sou muito fã de bolos de aniversários, sei lá não gosto daquele monte de creme, chantilly, e o recheio sempre é uma grande surpresa, e nunca surpresa boa. Mas como eu mesma ia fazer o bolo, não haveria tantas surpresa e poderia escolher o bolo que eu quisesse.

Então fui lá procurar receitas na internet, mas todas, todas sem exceção precisa de batedeira. E até aquele momento da escolha do bolo, eu não tinha batedeira.

Sou fã do blog Technicolor Kitchen onde a Patrícia testa e coloca no blog diversas receitas maravilhosas.
A receita escolhida foi Bolo de chocolate com recheio de trufa de maracujá. Ia fazer sem batedeira mesmo. No braço. Mas depois eu percebi que ia ficar o dia inteira batendo a massa na mão.
Comecei peleo recheio de trufa de maracujá e coloquei na geladeira.

Ganhei uma batedeira do Leo e da Renata, casal de amigos brasileiros, que passaram uns dias em Groningen com a gente. Eles chegaram do Brasil na sexta e foram embora ontem a noite. Foram dias muito bons que passamos com eles.
Mas enfim, eu pedi uma batedeira para o Bispo e ele meio que ignorou, só que o grande erro meu foi que eu falei para o bispo na frente do Leo e da Renata. E no dia seguinte eles foram numa loja comprar a batedeira. Morri de vergonha. Coisa feia da minha parte te falado isso na frente das visitas. Muitas vezes faço e falo coisas sem pensar no ambiente que estou, nas consequências, não foi um indireta, insinuação ou algo com segundas intenções, de jeito nenhum. No sábado a tarde, voltamos das compras e eles ficaram no centro, com o prestesto que tinha que fazer alguma coisa lá, sei lá. No fim, acabei ganhando uma batedeira, que por sinal é otima! Adorei!! fiquei muito feliz com o presente no final de tudo, mas morrendo de vergonha da minha falta de educação.

Fiz então a massa do bolo que fiquei quase meia hora batendo na batedeira. Sem batedeira não ia dar certo mesmo. Fiz a massa, que não ia fermento. Como assim um bolo que não tem fermento? Depois vim a descobrir que essa massa é o famoso pão-de-ló. Juro que me segurei para não colocar fermento. Coloquei para assar e em 20 min estava pronta, ficou super bonita. No dia seguinte, pela manhã, vai eu na maior aventura de cortar o bolo no meio, em duas camadas. Lembrei da minha avó cortando o bolo com um pedaço de linha! Era o maior barato para uma criança! Essa foi a primeira vez que fiz, e até que deu certo!!
Usei uma faca mesmo, como o bolo era pequeno e redondo, era fácil usar a faca, cortei direitinho, tirei a parte de cima e coloquei minha trufa que ficou ótima, apesar do cheirinho de cebolinha que ficou hahahhahaha eu coloquei a trufa numa vasilha de plástico que guardamos cebolinha picada no freezer. Claro que eu lavei né, mas o cheiro da cebolinha impregnou na vasilha e ficou na trufa de maracujá também. Mas cheiro passa com o tempo, e coloquei no bolo assim mesmo. Depois de terminado e colocado a parte de cima do bolo para fechar, me lembrei que esqueci de molhar o bolo com o suco de maracujá! Vai lá eu abrir o bolo de novo. Até que não destruiu tanto!

Fiz entao a cobertura de ganache. Sempre fiz ganache na minha vida, mas nunca o chamei desse nome, é chocolate derretido com creme de leite. Coloquei um toque de rum para dar um aroma, que não tinha na receita.
Cobri o bolo, coloquei raspas de chocolate branco, ficou lindo! Estava ansiosa para experimentar, mas só a tarde, quando o pessoal todo estivesse lá! Olha ele ai!

Meu bolo, feito por mim para mim! Percebi como é difícil tirar foto de comida! Li as suas fotos são ótimas!


Passam-se as horas, o pessoal chega. Conversa vai, conversa bem, muitas risadas, e chega a hora do bolo. Não ficou ruim, mas também não ficou perfeito. Achei que ficou seca a massa, e o recheio ficaria melhor com maracujá de verdade. mas no geral, deu para comer. Vou fazer outro bolo de para o aniversário do bispo, quem sabe não melhoro.




3 comentários:

  1. Ai amiga que bolo ma-ra-vi-lho-so!!! Esse é um na fila aqui pra fazer mas eu não tenho uma forma redonda - não to pedindo kkkk - vou ver se compro semana q vem! E e vou fazer 2 bolos e rechear no meio pq sou um desastre pra cortar bolos, não corto nem pão mto mais um bolo no meio! tb não sabia q o pão de ló é a massa sem fermento! Tenho outra receita desse tipo de bolo, dos meus livrinhos união e OMG essas cerejas me deixaram com água na boca!
    Obrigada pelos elogios as minhas fotos tento fazer o máximo com uma máquina normalzinha pra tirar foto em balada kkkkk
    Saudadeeeeeeeeeeeeeeees! Me avisa qdo vc chegar em casa q eu quero e ligar!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, que bolo lindo!!!!
    Ficou profissional mesmo!!!! Parabéns!!

    Bsj,

    Cacá

    ResponderExcluir
  3. Robs, sua dica foi útil! Me inspirei e vou fazer um bolo para o Santoro do Technicolor Kitchen!!! (Amanhã é niver dele!)
    Bjs,
    Cacá

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...