Todos sentados e pontutalmente as 16:15 entra a banca de professores, todos uniformizados, chapéu e beca, se acomodam em seus lugares. Em seguida Pedro chega na sala entre seus dois paraninfos caminhando apressadamente sobre o tapete vermelho. Como teve jogo da Holanda algumas horas antes da defesa, os paraninfos estavam com acessórios laranja: o menino com uma gravata laranja com estampas de bola de futebols e a menina, com um enxarpe laranja. Os três comprimentaram a banca se inclinando em direção aos professores. Pedro senta-se à mesa central e a paraninfa entrega-lhe a tese. Todos em seus lugares começam as perguntas.
Pedro a esquerda e metade da banca de professores na direita.
Como já descrevi antes, a defesa de tese aqui é super curta, apenas 45 min, onde os professores fazem algumas perguntas gerais sobre a trabalho. O canditado já vai para defesa com a tese, ou melhor livro, impress, sem poder fazer nenhuma alteração. A defesa é mais alegórica. Mais bonita que as do Brasi, sem dúvida.
Umas das perguntas bem legais foi de um professor americano que perguntou sobre o método científico e qual tipo de abordagem ele usou na projeto dele.
Tranquilamente Pedro responde às pergunta e após 45 min de discussão entra a figura mais importante da cerimônia, o tiozinho com a roupinha engraçada e um cajado. Ele quem diz que está encerrada a defesa. Consegui fazer um video sobre esse momento que todo os canditados mais esperam! Vejam a cara de alívio do Pedro!
Terminada essa primeira parte, a banca se retira e vão discutir, em uma sala paralela, o veredicto final. O candidato e os paraninfos vão descansar em outra sala até serem chamados pelo tiozinho do cajado. Após decisão tomada, todos retornam ao seus lugares e é dado o resultado final. O orientador faz algumas observações e homenagem ao aluno e este recebe seu gigantesco diploma. Nessa hora fui com o Bispo comprar uma lembrancinha para o Pedro. Depois voltamos para a recepção. Vinho, suco e snacks. Em seguida caminhamos pelo certo da cidade para chegar até o restaurante Cantina Mexicana onde seria o jantar para amigos, familiares e professores. Foi ai que eu me lembrei, com ajuda do Google agenda, que eu tinha curso as 9 da manhã no dia seguinte em Amsterdam, e apenas um detalhe, eu estava em Groningen pronta para ir para festa. Não deixei me abalar e fui para festa, depois seria depois, depois me preocuparia.
Como de praxe, os amigos e colegas de trabalho fazem uma apresentação com fotos e videos sobre o período de doutorado do recente doutor. Muitas vezes tiramos sarro das bebedeiras, das festas que participamos, das caras engraçadas que fazemos nas fotos. Desta fez os amigos do Pedro fizeram um vídeo onde um dos colegas deles fazia o papel de Pedro. O "ator" colou um sobrancelha enorme na testa e uma peruca preta. Ficou super engraçado! E o que foi ressaltado foi o fato de Pedro dormir o tempo todo!! Aparece o cara dormindo em campo, dormindo em aula, dormindo na mesa de trabalho! Muito bom!!
Pedro veio dirigindo de Portugal até Gronigen, 2500 km em 2 dias (ou 3?). Vieram com ela nossa querida doutora Ana e seus pais. Pedro e Ana se hosperaram em casa e os pais dele ficaram num hotel.Eles chegaram em casa no final da tarde do domingo. Preparei um café da tarde rapidinho e pão de queijo do Brasil. Visita em casa tem que tomar e comer alguma coisa, café é a tradição da minha família, que pretendo expandir para minha futura família! Foi muito bom ter pessoas queridas por perto! Muitas risadas, muitas conversas! Queria poder termais tempo com eles! Os pais de Pedro são muito animados, simpáticos e queridos! Adorei conhecê-los!
Pedro mostrando o diploma gigante para seus pais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário