sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

O Sistema de saúde holandês

Não sei se já contei isso aqui, minha memória anda um pouco relapsa, então perdoem-me a repitação, mas é que é um assunto que me irrita de tal forma que eu precisava desabafar.

Falam que países desenvolvidos tem um ótimo sistema de saúde, certo? A Holanda faz parte desse seleto gruppo de países. Então teoricamente teria um bom sistema de saúde. Queria saber quais característica estão includas na listinha para classificar como ótimo!

Primeiro todo mundo é obrigada a pagar um seguro saúde particular. Isso mesmo, não tem SUS, não tem nada de graça. Eu pago 100 euros por mês.
Segundo, se você está com dor de estômago, você  não pode ir  no Gastroenterologista. Se você quer fazer um exame ginecológico para controle, não você não pode, só depois dos 40 anos. Médico especialista é iqual átomo, você sabe que existe mas nunca viu! Então como funciona se você tem algum problema?

Toda pessoa tem um médico da família, o huisart. O consultório do seu huisart tem que ser próximo a sua casa, senão não pode. Sem esssa de demorar horas para chegar ao médico. Sempre é uma distância andável da sua casa. Mas você não pode escolher qualquer médico. Geralmente assim que a criança nasce já tem um huisart, pois os pais já providenciaram um. Mas nós, estrangeiros, temos que ir à caça. Começa a procura pela clínica mais próxima. Lá você pergunta se tem algum huisart disponível para você se cadastrar. Por sorte tem um, se não você tem que achar outro em outra clínica. Então não procure um médico quando estiver doente, pois pode levar tempo até achá-lo.

Confirmado seu registro no huisart, toda vez que precisar você tem que se consultar com ele, não importa o que você tenha, dor de estômago, alergia, infecção, problemas ginecólogicos, qualquer coisa. Ele é o médico completo. No consultório do meu médico em Groningen tem uma maca, uma pia, um painel com letras de diversos tamanhos que geralmente tem no Oftalmo, tem uma luminária na parede para ver raio X, um consultório bem eclético!!
A idéia é boa, até certo ponto. O huisart tem todo seu histórico médico, sabe dos problemas que sua família teve, te acompanha desde bebê.
Tudo o huisart resolve, ele tenta de todas as maneiras ai se não tem solução, se ele não conseguir te curar, ele te indica para um especialista. Você só pode ir no especialista com uma cartinha do huisart. Até lá, sua doença pode ter piorado, você vai estar morrendo de dor.

Assim aconteceu comigo e com a Simone. Eu estava com uma infeccção no olho que me deixou com cara de vampira do Crepúsculo, olhos vermelhos sanquinários. Liguei no meu huisart em Groningen e só havia consulta para 2 dias depois, ou seja até lá meus olhos poderiam ter caído. A consulta seria a tarde, mas de manhã, sem aguentar a dor nos olhos, fui na recepção da clínica e falei para secretária "Olha pra  mim, não estou aguentando de dor, não tem como ser atendida antes?". Fiz aquela cara de Gato de Botas e ela se comoveu e me deixou ser a próxima.

Com a Simone está sendo pior. Segundo a descrição dos sintomas, ela está com algum problema nos rins e útero. O médico há 10 dias receitou um remédio que não passou a dor dela. O médico nem sequer encostou ou fez qualquer exame. Não era o caso de fazer um ultrassom? Pedra no rim, cisto no ovário com um ultra som simples que tem em qualquer ginecologista do Brasil detectaria. Mas não, huisart tem orgulho, ele dá conta, quer resolver o problema. Agora faz um mês que ela está com dor. E se for algo sério? Esse período todo de espera e mal pode ter feito piorar ainda mais a situação. Qual o problema de encaminhar para o especialista? Sei que a consulta é mais cara, mas PQP não é ele quem paga!!

Só para lembrar que aqui na Holanda também não é o médico obstreta que faz parto. Obstetra só em caso de complicação, parto corriqueiro é feito em casa pelas parteiras, sem anestesia.

É assim que eu vejo o sistema de saúde aqui! Talvez se você ouvir de um holandês, você tenha outra visão, mas essa é o meu ponto de vista! E eu que cada hora tenho uma coisa, é um saco ter que ir no médico.



7 comentários:

  1. Morri de rir Roberta. Pior que é bem por aí mesmo. Uma amiga minha aqui na Alemanha estava se queixando de dor na altura do quadris e com ela foi o contrário, providenciaram algo rápido até demais, no mesmo dia ela foi operada e levada para ser internada numa cidade diferente da que estávamos morando ... rs. A gente nunca vai imaginar que vai sair para fazer uma simples consulta e acabar numa mesa de operação .... rsrsrs. É, tenho que concordar com você que prefiro o Sistema de Saúde do Brasil. *.* Bjs

    ResponderExcluir
  2. Nossa! Eh uma visão totalmente diferente da que eu tinha! 100 euros é caro, hein? e quem nao tem? como faz? Bjos

    ResponderExcluir
  3. OI Juliana, aqui na Holanda não tem ninguém que não tenha dinheiro para pagar o seguro saúde. As pessoas de baixa renda tem auxílio do governo. O governo pode dar um salário, ajuda na moradia, nos custos com filhos. Não existe gente pobre aqui, existe gente com menos dinheiro, mas que tem uma vida normal.

    ResponderExcluir
  4. Oi Zoe amore!!!

    Entao, aqui na Suiça tb temos que pagar um seguro equivalente ao que vc paga, mas a diferença é que você pode ir no medico que quiser...Tem gente que tem um Hausarzt, mas nao é necessario...Tem quem quer..
    Qdo preciso de um medico, ligo pra uma central do seguro e eles me dao uma lista dos especialistas...


    Bjos
    Juliana

    ResponderExcluir
  5. De facto o sistema de saúde holandês é quase criminoso! Eu estou com uma infecção num olho. Aguntei as dores 2 dias antes de ir hospital, porque como toda a gente não gosto de ir ao médico... A médica que me atendeu quase me bateu a dizer que eu devia ter ido antes, que com os olhos não se brinca... Agora tenho 3 medicamentos diferentes, gotas e gotinhas de vários tipos e dentro de 2 dias tenho de voltar ao hospital para a médica confirmar que o tratamento está a funcionar (acho que sim, sinto-me melhor). E tudo isso pagando apenas 9 euros da consulta mais o preço das gotas!

    Já na holanda o teu huisart manda esperar dois dias mesmo com o seguro de saude de 100 euros. Que absurdo! É que os olhos não caiem, mas podem bem perder a visão!

    ResponderExcluir
  6. Não conheço o sistema do Brasil,mas o de Portugal é bem melhor que o holandês de certeza!

    ResponderExcluir
  7. Rô, socorro, hein!
    Ainda bem que está voltando,rs...imaginou ter filhos aí??
    Com parteira??

    Que medinho,rsrs...

    Bjks.
    Lilica.

    elimattoso@uol.com.br

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...