domingo, 6 de fevereiro de 2011

Cornish Pasties -Pastéis assados de Cornwall

Esse pastel assados comemos pela primeira vez em Bristol, ficamos apaixonados, era muito bom!! Quando vi que no meu livro havia a receita, decidi que era a próxima da lista!
Antes de começar, coloque a gordura animal e a manteiga no freezer por uma hora e 200 ml de água para gelar (para aqueles que não tem água gelada em casa).
Isto faz com que a massa fique fácil de manejar. Em clima quente como no Brasil, a farinha também deve ser colocada na geladeira.

Cornish Pasties
Rende 6 pastéis.
Ingredientes para a massa

450 g de farinha branca
uma grande pitada de sal
100 g de manteiga sem sal previamente congelada
100 g de gordura animal previamente congelada
cerca de 200 ml de água gelada

Ingredientes para o recheio

200g de bata (cerca de 6 de tamanho pequeno a médio)
200 g de pedacinhos de carne (no livro diz lean beef skirt, pelo que entendi é um pedaço de carne que tem fibras em um única direção)
1 cebola pequena descascada (obviamente, mas está escrito no livro) e cortada pela metada.
100 g de Swede (eu acho que é nabo) com sal e pimenta
ovos batidos para pincelar
2 formas cobertas com papel manteiga.

Modo de preparo

Peneire a farinha e o sal em uma tigela. Rale a gordura congelada dentro da tigela. Misture até grudar na farinha depois despeje a água gelada  para dar liga- você deve sentir macia mas não grudenta e fique assim:


com suas mãos, amassse e faça uma bolinha, enrole no plástico film e coloque na geladeira por 30 min. Enquanto isso prepare o recheio.
Descasque as batatas e corte em padáco pequenos do tamanho de uma moeda de 50 centavos de real, ou de 1 euro, ou 1 libra!! E mantenha dentro de uma bacia com água gelada até quando for usar. Estou vendo que se a gente tivesse uma câmara fria em casa, como aquelas de açougues, a receita ia mandar fazer a massa lá dentro!! Bom, continuando, remova os pedaçinho de gordura e nervo da carne, mas deixe um pouquinho de gordura para manter saboroso e úmido, depois corte em pedacinho do tamanho do tamanho da sua unha do dedinho (estou só traduzindo! hahaha). Core as cebolas  e o nabo um pouco do mesmo tamanho que as batatas, mas um pouco mais finos.

Aqueça o forno a 220 graus. Divida a massa em 6  pedaços iguais. Faça uma bolinha com cada um, depois abra de modo que fiquei um círculo de 14 cm, como na figura abaixo:



Se o círculo ficar maior e torto corte as beiradas para deixar a forma exata. Em uma das metades do círculo da massa (veja a figura abaixo), coloque uma camada de de cebola picada, cubra com uma camada de nabo, polvilhe sal e pimenta. Coloque um pouco de carne por cima de forma uniforme. Polvilhe sal e pimenta e cubra com batatas e espalhe apenas pimenta, sal não, para previnir que a mass fique amarga (sei lá porquê).



Molhe as bordas da passa e feche. Enrole as bordas para selas começando do centro para as pontas, como na foto abaixo:

Coloque o pastel na forma e pincele com ovos batidos. Asse por 15 min a 220 graus. Depois abaixe para 180 por mais 15 min e desligue o forno, mas deixe os pastéis por mais 15 min. Antes de comer, deixe fora do forno por 5-10 min, pois isso é uma bola de fogo!!


Tadá! E aqui está o pastelzinho de Cornwal!! Veja as camadas ds ingredientes!






Essa receita está conforme o livro, mas é claro que eu vou fazer diferente. Primeiro, vou mudar o recheio. Acho que vou fazer com frango! Vou fazer agora, enquanto escrevia aqui, a manteiga e a gordura estava no freezer! Vou lá fazer depois coloco as fotinhos para vocês verem!!

Boa sorte para mim!

2 comentários:

  1. Oi Roberta,

    Ai que fominha, já guardei a receita. Hoje estamos ilhados aqui em casa...nevou um monte....assim que o cara que tira a neve passar já vou no mercado comprar os ingredientes...parecem delliciosos.....hummmmm!!!!!
    Depois quero ver as fotos dos seus...hahaha!!!!!

    Bjos e bom domingo!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu querooooooo...eu querooooo...
    Parecem uma delíciaaa..Tens razão, a mim tbém me agrada mais a idéia de recheio com frango..
    bjs

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...