terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Cemitério em Groningen

Sempre gostei de cemitérios. Gosto de passear entre os túmulos e ficar imaginando a vida das pessoas que estão ali enterradas. Ver o ano em que nasceram, o ano que morreram, e sempre faço as contas de quantos anos tinham. Fico imaginando a época em que viveram como eram suas famílias, uma verdadeira viagem no tempo.
Esse cemitério fica em Groningen, é bem pequeno e não tem nenhuma lápide nova. Pelo que eu vi, a mais recente é de 1945.
Esse cemitério é dividido em duas partes, uma parte para pessoas normais, holandeses e outra de muculmano ou judeu. As lápides tinham inscriçoes em outra lingua, com outro alfabeto, letrinhas do oriente e a contagem dos anos era diferente, tipo 5668, o que equivalia a 1884, mais ou menos (sei disso porque algumas delas tinham o equivalente a nossa contagem). Eu acho que é judeu, pelo fato da Holanda ter sido habitada por muitos judeus. Enfim o cemitério foi uma verdadeira viagem.


2 comentários:

  1. Oi RO!!!

    Lembrei da minha mãe nesse seu post!!
    Ela tb adora cemitérios...hahha
    Sempre que vem pra cá ela fica encantada com a beleza dos cemitarios daqui...

    Bjos
    Juliana
    http://miscelaneadajuju.blogspot.com/
    www.lasantastore.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Rô!!
    Nunca havia pensado como vc...hj tenho uma nova visão sobre este assunto e passo a me interessar...depois lhe conto mais...

    Um super beijo, estou contando os dias de sua chegada!!!

    lilica.
    elimattoso@uol.com.br

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...