segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Golpe na internet


Hoje quero falar sobre o golpe que levamos em junho do ano passado. Evitei falar sobre isso antes pela vergonha e humilhação de ter caído em um golpe como esse. Mas acho que devo alertá-lo.


Ano passado, dia 26 de junho teve o show do Paul McCartney em Cardiff, coincidentemente no dia que estaríamos lá para um Congresso e justamente no dia do aniversário do Bispo, fã dos Beatles desde de criancinha. Era chance de ter um celebração especial em comemoração ao seus 30 anos! Eu que nunca digo não para um show ou viagem estava dentro.


Bispo super empolgado com a ideia de ver o Paul, logo entrou na internet em busca de tickets. No site do ticket master havia esgotado, mas havia alguns tickets em outros sites. Não hesitamos em compramos logo. Pagamos 100 libras em cada convite, para um local não muito longe do palco, mas não era VIP. Isso era meados de abril. Assim que finalizamos a compra, dizia que os convites seriam entregues pelos correios até 15 dias antes, se não chegar era para entrarmos em contato. Parecia save enough. Passaram-se os dias, as semanas, até que 15 dias antes do show, nada havia chegado. Esperamos até 10 dias antes e escrevemos para o site perguntando do ingressos. E vejam a resposta:




Hi,
As no tickets have arrived from our supplier to meet your booking, we have contacted them and they have informed us that the tickets will not be sent to you because of a shortfall of tickets, we have no other option then to cancel your booking. We are no longer in business with the company that charged you, so please contact your card issuer/bank directly to receive your money back. We are very sorry for the late news regarding this.
Regards
Robert Mancer
Customer Services

Ou seja, eles disseram que não tinham mais tickets e que iam devolver o dinheiro. Mas como pagamos com cartão de crédito, eles não tinham nada a ver com isso, era para gente entrar em contato com cartão de crédito para receber o dinheiro. Na hora nos tocamos que foi golpe. Começamos, portanto, a pesquisar sobre o site, que aparentava confiável e descobrimos várias pessoas reclamando que também não receberam os ingressos. Através do IP desse email conseguimos rastrear de onde o cara mandou a mensagem, e advinha de onde era? Eslováquia. Não tivemos dúvida, foi golpe cibernético mesmo.


O golpe foi dado na empresa de cartão de crédito. Como temos seguro no cartão, e certamente golpista sabia disto, não havia dúvida que receberíamos o dinheiro de volta. Mas não foi tão fácil assim. Bispo foi ao banco inúmeras vezes pedir informação, escreveu a carta para a Mastercard. Recebemos uma carta dizendo que só poderia requisitar o dinheiro no máximo 10 dias depois do evento, mas estávamos viajando. Foi o maior rolo. Ele teve que mandar várias cartas, a mulher do banco, que por sorte foi super prestativa e conseguiu ajudá-lo. Depois de 6 meses recebemos nosso dinheiro de volta. Mas foi um dor de cabeça.


O duro não foi o golpe, mas perder o show que o Bispo queria tanto ir. O pior, passamos em frente ao local, vimos os preparativos para o show, foi horrível.


Agora aprendemos a lição, antes de comprar qualquer coisa pela internet em sites que nunca compramos antes e não são famosos, devemos colocar no google e ver referências sobre ele, se tiver algum problema, o google vai te dizer. O duro que o Bispo sempre faz isso, mas ele foi tomado pela emoção e ficou cego, comprou na hora. Se tivesse sido eu, seria mais normal e menos doloroso, pois sempre faço as coisas no impulso (já contei que comprei uma botinha da UGG naquelas propagandas do facebook?).


Então, alerta geral!!

Um comentário:

  1. oi!

    Eu nunca passei por uma situação dessas, mas deve ser mesmo muito frustrante tudo isso.
    Mas não devemos sentir vergonha não! devemos mesmo é botar a boca no trombone.

    pena que perderam o show.

    beijos

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...