domingo, 20 de fevereiro de 2011

Esta sou eu

No primeiro dia de curso do Post Doc Retreat assistimos duas palestras  pela manhã, uma de um professor da universidade de Groningen Prof. Dr. Ritsert C. Jansen e outra, do Dr. Roel Breuls.
Na primeira palestra, Dr. Jansen conta sua trajetória profissional até chegar a Professor na Universidade de Groningen.
Ser Professor é o sonho de muitos pesquisadores que começam a fazer o doutorado, é o nível mais alto de pesquisador. Ser Professor significa ter um grupo de pesquisa, alunos de doutorado, post doc trabalhando para você na área que você mais gosta, não é fantástico?! Significa você estudar aquilo que te dá mais prazer, que você mais gosta. Mas também significa que tem correr atrás de financiamento, tem que convencer organizações a darem dinheiro para você fazer pesquisa. Envolve política, envolve marketing, tudo o que eu odeio. A carreira dele é bem peculiar, o cara é muito inteligente, gênio e esperto. Quando criança era apaixonado por observar pássaros e jogar xadrez. Assim, em seu futuro profissional ele combinou as duas coisas, a biologia e a matemática, hoje é expert em bioinformática, um dos mais respeitados da área, com um currículo  invejável e diversas publicações em revistas famozérrimas, como Nature e suas filhas Nature Genetics, Natures Immunology, Nature sei-lá-o-que-mais!! Duas coisas aprendi nessa palestra:
1- preciso buscar na minha infância o que eu gostava de fazer
2- Política e marketing pessoal não é o que eu quero fazer para o resto da minha vida.

A segunda palestra do Dr Breuls enfatizou a crise profissional que todos nós passamos "será que é isso que eu quero para o resto da minha vida?" "Será que se eu for para a indústria eu não posso mudar mais para área acadêmica?
Todo mundo já passou pelo menos uma vez na vida por uma crise profissional, aquela dúvida sobre o que fazer do futuro, sobre saber se está no caminho certo. Principalmente os caras bem sucedidos já passaram por isso. Breuls mostrou sua indecisão, suas idas para indústrias e suas voltas para academia, sempre em busca de realização. Hoje ele trabalha para ajudar a pessoas a encontrar seu caminho profissional, como "coach", legal né?

A tarde fui ao workshop sobre como descobrir suas  "Core qualities", ou seja, suas qualidades intrínsecas, que vai além da personalidade, é o que realmente você é. Não é fácil, pois muitas vezes estamos nos escondendo sob uma característica que totalmente oposta a que realmente somos. Bom, então como descobri-la?

1- desenhe 4 quadrantes. No superior esquerdo você vai colocar sua core quality, por exemplo a qualidade de ser super ativa.
2- Em seguida você vai pensar sobre a consequência de ter muito dessa core quality que você colocou, o que faz você cair numa armadilha, ou pitfall. Por exemplo se você é muito ativa, como eu, a armadilha que podemos cair é estar sempre ocupada.

3-Após ter identificado sua armadilha, agora você pode encontrar seu desafio. Seu desafio (challenge) é alguma coisa que não é muito natural para você e demanda um esforço para obtê-la, mas que é muito importante fazê-la.  Pense sobre uma característica positiva oposta à armadilha e coloque no inferior direito. Por exemplo, o oposto positivo da armadilha de ser muito ocupado é descansar.




4- O próximo passo é identificar sua alergia (Allergy). Uma alergia pode ser uma característica em uma pessoa que traz uma reação negativa em você. Pense em que pode levar ter muito do seu desafio, esta será sua alergia. Escreva no quadrante inferior esquerdo. Por exemplo, muito descanso pode levar a preguiça, o que seria a sua alergia. A alergia é o completamente oposto da sua core quality e muitas vezes para começar desafio de descobrir sua core quality é mais fácil começar por sua alergia. Pessoas que não gostamos muito geralmente tem como característica a sua alergia.



Muitas vezes estamos nos comportando como nossa alergia. É preciso identificar e voltar a ser como éramos!
Esse quadrante pode ser feito para identificar várias de suas Core qualities, então mãos a obra!!

fonte http://www.jessemeijers.com/identifying-core-qualities-pitfalls-challenges-allergies-daniel-ofman/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...