quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Sinterklaas em Groningen

Sinterklaas chegou em Groningen no sábado passado! Eu simplesmente adoro esse dia: a cidade fica cheia de crianças de todas as idades,  maioria vestindo as roupas do Zwarte Peter  e com a cara pintada de preto e outras, um número bem reduzido usando o chapéu e capa do Sinterklaas. Dá para notar quem é a figura mais carismática! Tão bunitinhas. Como ano passado contei um pouco da história do Sinterklaas (clique aqui e aqui para saber mais) esse ano vou mostrar o que aconteceu.
Todos os anos ele chega de barco na cidade. Segundo a lenda Sinterklaas, o padroeiro das crianças e navegadores, vem da Espanha para Holanda. Depois de todo um passeio pelos canais das cidades, ele sai do barco e monta em seu cavalo branco, chamado Amerigo, para desfilar pela cidade. As crianças, gritando “Sinterklaas” o tempo todo e cantando músicas da época, se aglomeram nas calçadas para poder ver o desfile da tropa do Sinterklaas pelas ruas.  As crianças menores ficam sentadas no ombros dos pais, as maiores conseguem se espremer entre a multidão. E não só crianças ficam esperando o Sinterklaas, adultos também, mas não só aqueles que levam seus filhos, mas adolescentes e nós, aqueles um pouco mais passado que jovens! Havia crianças com medo dos Zwarte Peters outras animadissimas e curiosas para ver o Sinterklaas. Zwarte Peter é sinônimo de doce, eles distrubuem pepernoten (pequenos cookies de canela), maçã e mexiricas para as crianças.
O desfile foi muito rápido, eles passaram voando pela gente, mas deu para tirar algumas fotos, sem foco, mas o mais importante é a passar a ideia tá!?
Conseguimos chegar na hora que o Sinterklaas saiu do Barco e subiu no cavalo. Depois ele fez um retorno e pegamos ele de novo do outro sentido da mesma. Assim que o desfile passou, corremos para o centro para encontrar com eles novamente! Hahaha Sinterklaas Stockers (perseguidores do Sinterklaas) e  no final da tarde encontramos com ele novamente no Grote Markt, onde no alto da Prefeitura, voltada para Praça, ele fazia um discurso.  Não faço a menor ideia do que ele disse, mas deve ter sido para as crianças serem boazinhas e tal.
O desfile tinha basicamente os mesmos componentes do ano passado: comissão de frente formada por Zwarte Peters, depois vinham crianças com monociclo, um menino em cima de uma bola gigante, caminhão de lixo com Zwarte Peters (não entendi também não, o caminhão era antigo, vai ver era isso), frota de cavalos e carroças da época (Sec XVIII), carroças com presentes, carrinhos diferentes, crianças com fantasias de monges, Sinterklaas de cavalo branco (os outros cavalos do desfile eram pretos ou marrons, lindos por sinal), depois vinham 2 elefantes e por fim caminhãozinho aspirador de lixo para  limpar os cocos de cavalos e elefantes (primeiro mundo é outra coisa).
Chega de falatório e vamos para as fotos!



























Finalizamos nosso dia comendo churros com nutela! delícia!!

Um comentário:

  1. Oi Zoe!!!

    Que bacana!!! Adoro essas festa tradicionais! É muito bom ver as crianças alegres, né?!

    Bjos
    Juliana

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...