sábado, 20 de novembro de 2010

Minimalista

Há poucas semanas Bispo me apresentou virtualmente um cara chamado Leo Babauta, que acabou virando meu guru! Hahahaha Ele escreve 3 blog, tem 6 filhos e leva uma vida siples e feliz. Como ele consegue tal façanha? Tempo para isso? Bom, no blog dele Zen Habits ele conta os hábitos que ele adota. No blog Mnmalist ele conta porque se tornou mnimalista  e dá dicas de como se tornar um. E no Write to done, ele mostra estratégias para escrever um blog, ser eficiente e focar numa atividade.  Eu ultimante estou sem foco, nao estou fazendo nada e só procrastinando as coisas.

Hoje vou falar do minimalismo, que resumindo é ter aquilo que você realmente precisa e comprar somente o necessário. Isso diminui o impacto no meio ambiente, pois quanto mais você compra, mais lixo você produz (vai ter que jogar as coisas velhas fora, além de pacotes, embalagens e sacos plásticos), mais recursos naturais são consumidos (água para fabricação do produto, petróleo para o transporte, e a matéria prima do produto). Não vou entrar no impacto de ser minimalista na economia mundial. Acredito que a economia colapsaria se todo mundo fosse minimalista estrito. Como isso é impossível de acontecer, temos que consumir e comprar coisas de qualquer jeito, a ideia é ser parcialmente minimalista e o meio ambiente agradeceria.O objetivo é ter um vida simples e feliz, e felicidade não se resume a bens materiais e sim a tempo gasto com seus filhos, em um concerto musical, em companhia dos amigos, da natureza.

Para muitas pessoas ser feliz é ter um sucesso, fama e dinheiro. Para mim nunca foi  e encontrei muitas pessoas assim como eu. Ser feliz para mim é fazer coisas que gosto, que me dá prazer.

Me identifiquei com o minimalista, em partes. Sou minimalista nas viagens, por exemplo. Carregar coisas demais numa viagem me incomodava. Na faculdade viajava toda semana, e só levava para RC o realmente necessário para aquela semana. Em viagens de lazer também. Nada de levar coisas a mais para escolher depois. Já combinava as roupas  e decidia o que usar antes de sair de casa. Consigo viajar por 2 semanas com 2 calças, 4 blusas, 2 sueters e um casaco (no inverno).  Se for verão, prefiro levar vestidos que economiza em camisetas e calças.

E assim deveria levar a vida como um todo. Mas é difícil, tenho que admitir. Para que ter inúmeros sapatos, inúmeras botas, inúmeras coisas se apenas tenho um corpo, 2 pernas e dois pés? Claro que como toda mulher, eu amo sapatos, amo bolsas, amo vestidos. Claro que queria ter muitos sapatos, todas as bolsas, todas a jóias como eu adoro essas coisas consumistas. Fazer compras é uma maravilha, um terapia. Mas e depois? Vou usar tudo isso? Essa blusa vai combinar com alguma peça que já tenho, ou vou ter que comprar outra coisa para combinar?
Como estou na fase de economizar por causa do casamento e do futuro incerto e talvez um ampliação da família, uso a tática de evitar passar em lojas e se passar por eventualidade e gostar de alguma coisa, vou embora na hora e, se eu ficar pensando na peça de roupa depois, volto para comprar  na semana seguinte. Tem dado certo. Não estou comprando nada. Mas o dinheiro não está sobrando hahahahaha

Na verdade é que para viagens não consigo economizar. Esse ano fui para Roma, Paris, India, Budapeste, Cardiff, Bristol, Lisboa, Évora e agora no Reveillon Londres. Acho que viajar nao inclui ser minimalista, inclui? hahahahaha

Sobre a nossa casa é também não é fácil ser minimalista. Por força maior e por força do Bispo tive que ser minimalista com a nossa casa. Quando mudamos para cá eu queria decorar a casa, deixá-la bem legal, poxa era primeira vez que tínhamos uma casa só para a gente, poderia deixá-la com nossa cara. Mas ele falava assim: Porque vc vai comprar isso? Nossa casa vai ser demolida! Não vamos morar aqui por mais de um ano e meio.

Realmente ele estava certo. Compramos todos os nossos móveis da casa inteira por 800 euros, contando maquina de lavar, cama, tv, geladeira, fogao, mesa, cadeira. Claro que poderia ter gasto esse valor para cada coisa da casa, mas pra quê? Algumas coisas a gente até pegou na rua de pessoas que não queriam mais e deixam na calçada para a prefeitura pegar. Pegamos antes. Ora se estava bom, por que não pegar? Lavou tá novo! Hahahaha

Eu fiquei pouco triste por não me divertir decorando a casa. Aliás fiquei muito irritada. Mas depois entendi e agora vejo que foi a coisa mais sensata a fazer. Agora, à beira de se mudar, temos muita coisa ainda, e se não fosse o Bispo teríamos mais e aumentaria nossos problemas de se livrar das coisas.
Tive que aprender o desapego de bens materiais. Comprar somente o necessário. Vou ter que escolher coisas que vou levar comigo e coisas que vou deixar para trás.

Minhas atitudes minimalista de hoje em dia são:
-bagagens leves e somente o necessário
-não vejo TV já faz 2 anos. Assistimos a filme que fazemos download na internet, vejo Passione pelo youtube no celular quando estou na academia, e programas de TV ficaram para trás. O tempo gasto em Tv, agora leio meus feed, escrevo nos blogs, e falo com minha mamãezinha.
-CD, não compro mais, pego as músicas em mp3. Economiza espaço físico em casa.
-livros estou passando para o ipod. Estou começando a ler no ipod e estou até gostando. Não é pesado de carregar e cabe vários livros! Agora estou lendo no ipod Budapeste, do Chico Buarque. E também economiza espaço em casa. Mas ainda gosto muito de ler livro de papel. O ipod touch é útil para trens, ônibus e metros. Há um aplicativo, gratuito chamado o Stanza que você instala no Ipod Touch ou Iphone e por ele você baixa vários livros, inclusive em português.


Bom era isso. E você? Qual atitude minimalista?


2 comentários:

  1. Nossa amiga! Que texto maravilhoso!!! e eu não sou nem um pouco minimalista... sou o inverso, o consumo em pessoa! Nossa, difícil viu... me segurar. Toda hora quero algo novo, diferente. Qdo trabalhava no shopping então... socorro! Era pra mim, pra casa, pra cozinha, pro Gio, pra alguém. Se vc vir as tralhas de cozinha q pedi pra minha irmã trazer... queria até uma câmera nova, mas ela tá trazendo tanta coisa q eu compro qdo for visita-la (agora ela vai pra Buenos Aires!!) Enquanto isso descubro novos recursos na minha. Eu sei como é querer decorar a casa e não poder, achei q íamos ficar aqui pouco tempo, mas como não temos previsão de sair, agora vou começar a ir atrás mesmo... de um buffet pra por na sala, pintar uma parede, comprar 2 espelhos, forrar umas poltroninhas antigas q ganhei da minha avó. Vamos aos poucos. Até abdiquei da minha árvore de Natal pra fazer isso. Afinal, a árvore q eu quero acho q vai custar no mínimo uns 500 reais heheheheheh
    Um beijo enorme e to morrendo de saudades de vc!

    ResponderExcluir
  2. Zoe,
    Natal e neve são uma combinação que eu sonho desde pequena. Deve ser maravilhoso, você tem muita sorte :)
    bjs.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...