segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Revolta, desespero e agonia

Hoje recebi uma mensagem da minha prima pelo facebook dizendo para ligar na minha casa urgentemente, em letras maiúsculas. Quase tive um troço, fiquei tremendo, sai correndo do lab e fui ligar para casa. Nínguem atendeu da primeira vez. Alguma coisa aconteceu. Meu coração acelerou. Eu suava. Será que aconteceu alguma coisa com meu pai? Meu avô? Será que meu irmão teve alguma complicação por causa dos exames? Primeira coisa que pensei foi que chegou o resultado da biopsia do rim dele e tiveram que interná-lo. Passaram mil coisas pela minha cabeça. Não desisti. Liguei novamente. Ás vezes minha mãe está no telefone com alguém e fica tocando a segunda chamada. Dessa vez houve resposta.
Minha tia atendeu. Estranho. Ela nunca atende o telefone quando ela está em casa.  Ela mora na mesma rua que minha família e todo dia ela vai lá tomar um café com minha mãe. Bom, algo muito sério aconteceu para minha tia atender o telefone. Quase desmaiei. E ela começa a frase com "então". Quer desespero maior?

Minha família, meus irmãos e meus pais foram novamente assaltados dentro de casa hoje de manhã. Minha mãe estava saindo com o carro para levar meu irmão mais novo na escola, quando 4 moleques, menor de idade, abordaram-na, fazendo entrar com o carro novamente, e levá-los para dentro de casa. Prenderam todos eles em um quarto e levaram tudo que tínhamos coisa com valor ou não. Não tínhamos quase nada na verdade, pois há quase 10 anos, o mesmo incidente ocorreu. Os caras armados entraram em casa, amarraram minha mãe e meus irmãos no banheiro e fizeram meu pai carregar todas as coisas de casa para o carro e os caras levaram o carro com tudo dentro. E depois disso foi difícil recuperar as coisas, só agora, há uns 2 anos atrás apenas, meu pai conseguiu comprar um TV. Não temos microondas, não temos nada de valor.  Não tem nem computador em casa, o que tinha lá eram meu  laptop e meu desktop.  Ai eles levaram roupas, minhas bijus, e tudo que eles acharam de legal. O computador com as fotos das viagem, as fotos de vários anos. A câmera. Tudo.

Não sinto pelas coisas levadas, sinto pela invasão de domicílio. Deve ser um sentimento horrível ver sua sua fortaleza, o seu lar, o lugar que você deveria se sentir protegido ser violada, arrombado e destruído por estranhos e para minha família, foi pela segunda vez. Minha família teve grandes traumas da primeira vez, e ainda há sequelas. Fico pensando agora. Mais uma vez. Os quatro novamente. Por que tudo isso de novo? Por que eles tiveram que passar por tudo isso de novo?

E dessa vez, minha tia também entrou na cena, ela foi levar uma sacola para minha mãe. Chamou no portão. Não houve resposta. Chamou outra vez. O portão se abriu, ela entrou e viu um cara na porta. Ela pensou "Deve ser um amigo dos meninos". Terminado o pensamento, o cara fala que aquilo era um assalto e levou ela para dentro junto com minha família. Desespero. Prece. E logo eles se foram com quase tudo da nossa casa.

Graças a Deus não aconteceu nada de mal a eles, ninguém se feriu fisicamente. Mas fizeram a maior bagunça, destruiram coisas, roubaram documentos, cartões de crédito, banco, pegaram a senha e enquanto um dos caras foi no caixa eletrônico tentar sacar dinheiro, os outros 3 ficaram em casa com todo mundo. Ainda bem que não levaram ninguém para ir junto no caixa eletrônico. Ainda bem que nada de pior aconteceu.

Desabei a chorar.
Queria poder estar lá para apoiá-los, para dar um abraço, para tentar protegê-los.
Estou aqui de mão amarradas, sem poder ajudar.
Por que isso foi acontecer de novo? Não somos ricos, meu pai trabalha mais de 50 horas por semana por mais de 30 anos para construir nossa casa. Mudamos para lá há 20 anos atrás e não tinha nada, só as paredes sem reboque, só o banheiro estava completo.  Não tinha piso na casa, nem portão, nem pia na cozinha, não tinha carro. Não tinha nada. Mas tínhamos um teto e isso era o mais importante. Aos poucos meu pai foi conseguindo fazer uma coisa ou outra. Esse ano que ele pode dizer "terminamos" e isso foi acontecer.

É revoltante uma coisa dessas. Onde vamos parar com tanta violência? Morar em condomínios fechados, apartamentos. Grades, muralhas. Idade Média está voltando, temos que fazer fortificações para impedir as invasões dos bárbaros. Será que algum dia haverá melhora? Será que uma dia poderemos nos sentir seguros dentro de casa que não seja em condomínios?

Minha prima me mandou a mensagem no facebook para cancelar meus cartões do banco que estavam lá em casa, pois como os caras levaram as senhas e tudo mais, minha mãe estava com medo deles roubarem meu dinheiro e usarem meu cartão de crédito. Assim que fiquei sabendo cancelei o cartão de crédito por telefone e liguei em outro número para tentar cancelar o do banco. Foi mais um momento de fúria que passei. Liguei lá e já começa a ligação com 9 opções para escolher. Como liguei do skype, não aceitava o número digitado no computador. Liguei mais 5 vezes, consegui fazer o aceitar a opção escolhida. Foi para mais 9 opções. Escolhi uma  novamente, mais 9 opções. Achei a opção bloquear cartão. Digitei o que se pedia e no final "não foi possível realizar seu pedido, tente mais tarde". Meus sangue fervou. Achei o telefone da agência. Falei com uma atendente para cancelar o cartão. Ela disse assim "vou te passar o número do atendimento para você ligar e cancelar". Nessa hora quase passei pelo fio do telefone (se é que é por fio hoje em dia) e estragulei a mulherzinha. Falei assim "olha aconteceu isso, isso e aquilo, já liguei nesse número e não consegui cancelar e não estou ai para ir no banco cancelar" (ela queria que eu fosse até lá). Ela pediu para esperar e 2 min depois ela cancelou meu cartão. Não é uma fdp? Por que não cancelou logo para mim o cartão. Morri de raiva, mas consegui cancelar. Ainda a mulherzinha me fala, mas quanto vc tem na poupança. Não importa quanto eu tenho na poupança!!!!! Falei 40 reais. Se tivesse 2 reais eu teria cancelado do mesmo jeito!!! Ela falou assim, mas eles não iam conseguir tirar seu dinheiro. Não importa!!!! Quero cancelar a merd* do cartão. Não é um absurdo. Só porque eu não tinha dinheiro na conta eles não poderiam cancelar o cartão? Pelo amor de deus...

Acabei de falar com minha mãe, ela parece mais calma, o pior já passou. Foram se os áneis e ficaram se os dedos.
Que Deus proteja minha família, acalme-os ajude-os a recuperar desse trauma.

8 comentários:

  1. Amiga... Sei que é dificil pedir isso, mas tente se acalmar... Sua familia esta serena, muito chateada com o ocorrido... Mas GRAÇAS A DEUS nada aconteceu com eles. Saiba que pode contar comigo... SEMPRE!
    Assim que tiver mais noticias vou lhe informando.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Zoe!

    Sinto muito...
    Ainda bem que sua familia esta bem...Sei bem o que é essa agonia!
    Deus os proteja!

    Super beijo
    Juliana

    ResponderExcluir
  3. Oi Roberta,
    Que susto!!!!Mas agradeça pois não aconteceu nada com a sua família.Infelizmente,nosso Brasil está assim....
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Zoe,

    É muito triste isto...ao menos fisicamente sua família está bem...sei que emocionalmente fica mais difícil, mas com o apoio dos amigos, família fica mais fácil de superar. Que Deus possa iluminar a você e aos que ama nesse momento difícil.

    Deus abençoe vocês.

    Bjos

    Chica

    ResponderExcluir
  5. Puxa Zoe,
    Que situação! Ainda mais você que está longe da sua família.
    A violência no nosso país está demais, mesmo sem nada de valor, eles acham qualquer coisa, é um absurdo.
    Ainda bem que nada aconteceu com eles, mas esse susto é traumático!
    Vou rezar por todos vocês.
    bjs.

    ResponderExcluir
  6. Ro, no sei o que te dizer,estou contigo, rezarei pelos teus familiares, sinto muitíssimo e entendo a tua raiva.
    Aqui em Gijon assaltaram meu apto a uns anos e levaram todas as jóias, e um livro, mas não havia ninguém em casa, a raiva foi imensa, RAIVA E IMPOTENCIA...
    Te entendo. Que Deus os ajude a superar.
    São estas notícias que me fazem ter medo de voltar..
    beijos no teu coração

    ResponderExcluir
  7. Robs, saiba que estamos aqui para o que der e vier. Caso você ou sua família precise de alguma coisa, por favor, não tenha receio de pedir!
    Espero que vocês estejam bem agora que tudo já passou!
    Bjs,
    Cacá

    ResponderExcluir
  8. Oi Ro!

    Nossa somente hj fiquei sabendo destatragédia...puxa que triste, sei bem o que é passar por isso...
    Mas amiga, saber que todos fisicamente estão bem, Deus fará com que o emocional se recupere logo, e Deus os proteja sempre.

    Quanto à vc amiga, estou rezando, seja forte, logo estará com eles e seu abraço os libertará de vez deste trauma.

    Beijos com carinho,

    Li.
    elimattoso@uol.com.br

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...