sexta-feira, 27 de novembro de 2009

A verdadeira origem do Sinterklaas

Que Bispo que nada! Como tudo na igreja católica é uma adaptação da cultura pagã, Sinterklaas não poderia ser diferente. Para a Igreja, era mais fácil substituir uma tradição que inventar uma nova.
Até os século V, no norte da Europa, principalmente na Inglaterra, Alemanha, Suiça e Escandinavia, diversos deuses eram cultuados. Havia deus para tudo, assim como os gregos e romanos, os anglo saxões também deus do Amor, da colheita, das guerras, da sabedoria e etc.


Woden (ou Wodan, em Dutch, ou Odin), era o deus da guerra e da magia. Woden/Odin é um deus germânico idêntico ao Mercúrio para os Romanos. Woden tinha longas barbas brancas, montava um cavalo e andava com vários corvos que lhe contavam tudo que estavam acontecendo pelo mundo afora, eram seus informantes.

Durante os séculos VII e VIII o paganismo gêrmanio foi gradualmente substituído pelo cristianismo. Na Inglaterra anglo-saxã "cristianizada", Woden foi racionalizado como um Rei histórico e sua adoração permaceu ainda nos tempos modernos como uma figura foclórica. Woden também é o precursor do Pai Natal, do sinterklaas e do americano Santa Claus (Papai Noel). Agora está explicado porque o Sinterklaas tem o Zwarte Piet, preto que o ajuda, e lhe conta se as crianças se comportaram bem durante o ano e que presentes deveriam ganhar!
Para saber mais sobre a história do Deus Woden, entrem no Wikipedia.

Um pouquinho mais de história:

Em muitas liguas, os dias da semana se refere a deuses ou a planetas. Em inglês, quarta-feira é wednesday, que do Inglês antigo é Wodnesdaeg, que significa o Deus Woden. Nas línguas latinas (exceto português que foi mais pratico, ou menos criativo e enumerou os dias da semana) quarta-feira é mercuri, ou seja Mercúrio, o deus da guerra assim como Woden. Em Dutch quarta-feira é Woensdag.

Vou aprendendo aos pouquinhos a cultura holandesa, assim que descobrir mais coisas eu posto aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...