domingo, 26 de abril de 2009

Características holandesas

Esse final de semana, tanto sábado quanto hoje tive que vir para Lav adiantar meus experimentos e compensar os dias que vou ficar em Barcelona. Cheguei ontem no lab as 5 da tarde, estava a maior bagunça, havia vários cabos no chão, várias extensões espalhadas tentando suprir todos os equipamentos e muita poeira, apesar de não haver mais água pelo chão. Mas pelo menos a energia voltou, tudo funciona, graças a Deus! Consegui fazer todos os experimentos que havia programado e cá estou no lab em pleno domingo, mas tudo bem, é por uma boa causa!

Entre um experimento e outro fomos no centro almoçar e passeamos pela Vismarket (ou fishmarket, ou mercado de peixe), uma praça enorme, na verdade um espaço aberto onde há feira ao ar livre toda terça, sexta e sábado. Hoje havia uma feirinha de antiguidades, que na verdade era mais uma feira de coisas velhas, pois antiguidade subentende-se coisa antiga, em bom estado de conservação que possui uma certa história, mas o que havia para vender hoje era coisas velhas mesmo, que se fosse eu jogaria fora.

Uma característica muito marcante dos holandeses é o fato de não desperdiçar nada, nada mesmo, tudo é contado, programado e reaproveitado. Aqui o sistema de reciclagem funcioana super bem, temos lixos de vidro e papel em muitos lugares, geralmente em frente a lugares movimentados. Garrafa PET é depositada nos mercados e você ganha um vale desse mercado de 25 centavos por cada garrafa. A economia é tanta que as vezes chega a ser avarenta.

Para se ter uma idéia se um holandês for preparar um jantar vai lhe perguntar quantas batatas você come, para poder cozinhar o número exato e não sobrar. Como vou saber quantas batatas eu como? E se no final eu quiser comer um pouco a mais ou por gula ou por necessidade mesmo? Bom, outra coisa é eles usarem a mesma roupa pelo menos 2 dias da semana. Não é como a gente que se for repetir roupa, pelo menos colocamos a mesma na segunda e na quinta. Aqui não tem esse pudor não, segunda, terça e quarta eles vestem a mesma blusa, saia/calça e na quinta e sexta, outra. Isso economiza número de lavagem de roupa, visto que água aqui é extremamente cara, 15 centavos de euros o metro cubico, além da taxa anual de 200 euros. Outro exemplo sobre economia de água é o modo como eles lavam a louça, super nojento por sinal, eles ensaboam tudo e depois enche a pia com agua e vai enxaguando toda a louça na mesma água!
Um fato engraçado foi o marido de uma brasileira que disse que ela estava gastando muito dinheiro comprando pãozinho semi-assado para comer no café da manhã. Quatro desse pãozinho custa 50 centavos, que dá para comer 4 vezes enquanto que o pão de forma custa 90 centavos e dá para comer muitos dias!

E e não posso me esquecer de contar sobre as coisas velhas. Aqui tem uma loja, Mama Mini, que vende tudo usado, desde roupas, sapatos, utensílios, até móveis, brinquedos, eletrodomésticos por preços super baratos. A loja fede, aquele mesmo cheiro de todos os brechós, mas nem por isso espanta os compradores. Mama mini vive lotado, e as pessoas compram tudo lá, mobiliam a casa inteira, renovam guarda-roupa. Ai credo, particularmente eu não consigo usar coisas usadas, mas se tem gente que consegue, e aqui tem muita, sorte a delas.

E hoje lá estava a feirinha, cada coisas horrível, bonecas assustadoras, baldes de metal, aqueles antigos de filmes de guerra, livros (livros tudo bem!), brinquedos velhos, caindo aos pedaços, roupas fedidas e tudo que você imaginar.

Ah... e todo ano, no dia da rainha, dia 30 de abril as pessoas colocam em frente de suas casas tudo que não querem mais e tentam vender. Segundo John Fealey, comediante inglês, o Dia da rainha é quando os holandeses reunes tuda as coisas porcarias e velhas ("collect shit") e coloca na frente de casa para mostrar para o mundo o quão orgulhosos eles são!! hehehehe. Muitas vezes quem faz isso são as crianças! É até divertido!! Deêm uma olhada no filminho desse comediante sobre os feriado daqui inclusive o Dia da Rainha, pena que a legenda está em Holandês, mas o inglês é claro, dá para entender.



Essa semana é o feriado do Dia da Rainha, depois eu conto um pouco mais.

Um comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...