domingo, 19 de abril de 2009

A Primavera mais linda do mundo


Não há dúvida pra mim, a Holanda é o lugar perfeito para curtir a primavera. Hoje fomos ao Keukenhof, o jardim mais famoso e mais bonito da Holanda, e quiça do mundo! Saímos as 6:30 de carro com Peter e sua noiva Erika. Chegamos bem cedo no parque, hora perfeita para tirar fotos sem pessoas indesejadas, como a foto ao lado.

Esse ano Keukenhof completa 60 anos e a homenagem esse ano foi para Nova York, não sei porque, mas enfim, havia várias coisas para NY como o mosaico de flores da estátua da liberdade.
A variedade de cores, de formas e tamanhos das tulipas eram imensas. É a segunda vez que vou lá e me impressiona, me encanto como se fosse a primeira vez. Tulipas vermelhas, rosas, laranjas, amarelas, mescladas branca e rosa, amarela e laranja, pétalas arredondas, pontiagudas, borda lisa, chamuscada, tamanhos os mais variados. Astonishing!
Dentre as lojas de souvinir que mais chamou minha atenção foi a que vendia tulipas e entregava em diversas partes do mundo, até no Japão. Na verdade eles vendem os bulbos, que serão entregues apenas em outubro, a pessoa que receber tem que plantar e esperar até o próximo ano para ver as tulipas. Parece coisa de louco, quem vai comprar 40 euros em flores que só serão apreciadas daqui a 1 ano? Pois é, Peter e Erika compraram para entregar na Hungria e assim como eles, muitas pessoas compraram e se entregasse, ou melhor, se as tulipas sobrevivessem no Brasil com certeza eu compraria.
Além de tulipas havia muitas orquídeas, hortências, e outras florzinhas que não sei o nome. Essa pequenina que parece um brinco cativou minha simpatia.

Todo ano eles colocam a exposição e venda obras de arte espalhas pelo parque, algumas peças bem interessantes, mas o problema é o preço, extremamente caras.

Saímos de Keukenhof as 3 da tarde e fomos em busca do tesouro, isso mesmo que você leu. Peter e Erika fazem parte de um grupo que busca tesouros pelo mundo, eles já acharam uma centena deles. Bom deixa eu explicar como funciona, você se registra gratuitamente no site http://www.geocaching.com/ e em vários lugares do mundo há escondidos uma caixinha com um monte de coisinha dentro, nada de muito valor, como canetas, cupons de descontos, fotos, lembracinhas e qualquer coisa que você colocaria lá dentro. No site há as coordenada em GPS para encontrar o tesouro. Então várias pessoas já encontram a mesma caixa e assinan um livrinho que tem dentro dele. Geralmente esses tesouros estão escondidos em lugares exóticos que você nunca iria se não tivesse um objetivo. Esse encontramos perto de Keukenhof, ao lado de uma pista de atletismo, que por sinal, perfeita. Na caixinha havia umas tranqueiras, mas foi bem divertido procurar. Folheei o cardeninho com anotações das datas que foi encontrado. Havia um casal lá quando chegamos que havia encontrado minutos antes da gente. Quando cheguei lá, eu vi eles no chão mexendo numas bandeirinhas, mas nem me liguei, e realmente, depois de de abrir a caixinha vi as bandeirinhas lá dentro!

Achado o tesouro fomos ao mar, ver os diques, que é uma barreira construída com a finalidade manter determinadas porções de terra secas. Na Holanda, 50% do país está abaixo do nível do mar, cerca de 2 metros abaixo, parece pouco mas imagina conter todo o volume de mar que ocupava essa porção de terra. No caminho de volta para casa passamos por essa rodovia contruida em cima do dique. Esse dique foi construído nos anos 20, sabe-se lá como, e represou uma imensa porção de água do mar, mas depois de tanto tempo isolado, quase 100 anos, virou lago de água doce e modificou todo o ecossistema. A esquerda, o oceano, a direita, o lago.

Hoje, grande parte original do lago está soterado para ter mais área construída. Agora entendo a frase: Deus criou o mundo e o homem criou a Holanda!

Ah, antes de chegar no mar, nos deparamos com imensos campos de tulipas. Peter, sem titubear, colocou os campos de tulipas no GPS e assim achamos a entrada para eles. Tiramos fotos excelentes. E o cheiro das flores...sem descrição!!



E para ver mais fotos desse domingo ensolarado recheado de tulipas, entra no meu ábum
Keukenhof 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...