quinta-feira, 9 de abril de 2009

Os dias livres

Não aguentei. TIve que tirar minha dúvida sobre o feriado na segunda! Estava na sala de cultura e Jeroen (lê-se Irum) entrou logo depois de mim. Tentei me segurar para fazer a pergunta, mas, quer saber, perguntei. E adivinhem a resposta que tive? A mesma que eu havia contado antes, ele disse igualzinho a mim, falou que domingo é Páscoa e que segunda é a segunda Páscoa, quando Jesus foi passear pelo país (gargalhadas)! Na verdade ele não sabia, e disse que os holandeses gostam mesmo de feriado e quem não gosta!!

Completando a conversa, Jeroen disse que em média cada pessoa tem 42 dias livres por ano, dias de trabalho, o que dá quase 2 meses de férias em dias corridos, mas as pessoas aqui preferem tirar esses dias livres aos pouquinhos. Ah, esses 42 dias livres é sem contar o Mama e Papa Dag. Deixa-me explicar o que são esses dois dias: se um casal tem um filho, é permitido para um dois ter um dia livre toda semana para ficar com a criança, acredito que seja por um tempo limitado, sei lá, até a criança completar 6 anos, 10 anos. Se for a mãe, é chamado de Mama dag e se for o pai, Papa Dag. Isso é um grande vantagem para família, pois além de não trabalhar e passar mais tempos com as crianças, os pais economizam o dinheiro da creche já que aqui é cobrada por hora, o que chega a mais de mil euros por mês.

Curiosidade saciada, bora trabalhar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...