quinta-feira, 13 de maio de 2010

India 10 de março: o noivado

Domingo é assim em casa, eu acordo as 9 da manhã independente da hora que fui dormir, e fico sozinha fazendo minhas coisinhas até a hora que o Bispo acorda.
Estava fazendo umas das coisas que adoro: planejar viagens!! Pois é vamos para Cardiff, pois o Bispo tem um congresso justo no dia do aniversário dele, ai como não posso deixá-lo sozinho no grande dia em que ele se torna trintão, terei que ir com ele para lá! E advinha? Cardiff fica perto de Stonehenge, um dos lugares mais misteriosos da mundo que sempre quis conhecer, faz parte do grupo que inclue as pirâmides do Egito, maias e astecas e as altas figura de pedra na Ilha de Páscoa. E essa seria oportunidade de ir para lá!

E outra coisa que faço nesse tempo para mim é escrever aqui, e vamos lá para mais um pouquinho de India!

Dia 10 março era o grande dia, o dia do casamento. E eu não havia comprado presente ainda. Aliás eu fui a pessoa mais rude na face da terra, estou perdendo meus costumes brasileiros, e me senti super mal por isso. No dia do almoço da casa do Rajesh, Amerins e sua família levou lembranças da Holanda para todos da família do Rajesh, e eu fiquei de cara no chão por haver esquecido. Gafe total. Vergonha máxima. Senti mal mesmo. Mas não tinha como fazer nada. E também não tivemos tempo de comprar o presente de casamento. Mas isso foi logo resolvido, pois fomos a uma joalheria para adquirir uma peça de prata, pois pelo que a irmã do Rajesh falou que é comum as pessoas darem ouro (fora de cogitação para uma pobre mortal como eu) e prata, dentre outras coisas. Ouvimos até que poderíamos dar perfume, maquiagem como presente de casamento. Mas optamos pela prata e no dia 10 de março antes do noivado fomos comprar o presente!

Fomos há uma joalheria pela manhã e estava fechada. Demos uma voltinha nas redondezas para passar o tempo e aproveitei e comi uma melancia na rua. Que saudades que eu estava de umas das minhas frutas preferidas! Voltamos a loja, e ainda fechada, ficamos conversando com uma das vendedoras que também aguardava a loja abrir, e foi ai que eu fiquei super ultra feliz. A mulherzinha  não parava de olhar para mim, e logo chegou para mim e falou "que nariz bonito que você tem! " Acreditem se quiser!! hahahahahha alguém acha meu nariz bonito! hahahahhahah se você é igual a mim que não está tão satisfeita com seu nariz, ou com qualquer outra parte do seu corpo, não se preocupe, há alguém no mundo que vai gostar!! Eu tive que ir para India para alguém achar meu nariz bonito!! Ganhei o dia, a viagem, poderia voltar para casa feliz da vida!

A loja abriu e fomos em busca do presente, algo que tinha tudo para ser divertido (imagine comprar jóias!), não foi tão divertido assim. Primeiro, foi um homem que nos atendeu, um não, dois. E não querendo desmerecer, homem não entende de jóias, eles queriam vender, apenas, mostravam cada coisa feia, ou bonita e extremamente cara. E não ajudava em nada. Lembro que a grama da prata nesse dia estava 29 rupees, super barato o preço! Depois de muito tempo conseguimos achar um pote de prata que gostamos e alguns brincos, claro, vocês acham que eu iria deixar de comprar umas coisinhas para mim? Não poderíamos perder a oportunidade de comprar prata exclusiva da India para desfilar por aqui!
E a hora de pagar...ai meu deus! Escolhemos com 2 caras os produtos, um terceiro veio receber o dinheiro, dei o dinheiro para uma quarta pessoa. Outro cara veio passar o cartão de crédito e um outro me deu o produto na sacola. Acha pouco, quer mais? Um sexto cara me deu a nota fiscal!
Nossa, sai de lá um pouco irritada, mas feliz com as mercadorias.

Voltamos para o Hotel e logo o motorista chegou para nos levar ao casamento. Esse dia foi o noivado e a recepção, ou seja a festa!!

Pelo que eu entendi, na tradição hindu é necessário fazer o noivado antes do casamento. Rajesh e Kavita não tiveram tempo de ficarem noivos, então foi realizado horas antes da festa. Bom a ordem dos acontecimentos foi assim: noivado, festa em um dia, cerimônia e almoço no outro dia.

No noivado os pais dos noivos concordam em casar seus filhos, é uma cerimônia para as duas famílias. Os pais trocam guirlanda de flores, abençoam as roupas que os noivos usarão nas cerimônias, e fazem oferendar aos deuses hindus.


A família da noiva a esquerda e a família do noivo a direita. As guirdalans nos pescoço dos pais foram trocadas entre eles várias vezes.


Depois da confirmação da família, é a vez dos noivos. Não entendi o que estava acontecendo, mas percebi que os noivos recebem as roupas abençoadas, as vestem e voltam para continuar. No total a noiva usou 3 diferentes tipos de sarees, pelo menos, uma mais lindo que o outro, e muitas flores no cabelos e no corpo. O Rajesh que me desculpe, mas só tinhamos atenção para noiva, linda, cheia de cores, de flores, maquiagem perfeita realçando os olhos. A maior parte do tempo os noivos ficam separados, uma hora ou outra apenas eles se viam, se encostavam. Primeiro chega o noivo, acontece várias coisas que eu não entendi, ele sai e fica no sofá. Depois chega a noiva e a cerimônia é só dela, depois eles ficam juntos e acaba.
Desculpem a superficialidade, não tive tempo de pesquisar sobre as cerimônias de casamento hindus, aliás, tive sim, mas era tão complicado que desisti.
Vou parar por aqui para não ficar tão grande, depois conto sobre a festa e coloco fotos de mim com o saree!

A noiva sozinha no centro da cerimônia e o noivo afastado, sentado na poltrona

3 comentários:

  1. Oi!
    Sábado finalmente vou ao meu primeiro casamento hindu!!! Já tinhamos sido convidados para outros 2 antes, mas sempre em data que estavamos viajando, mas dessa vez vamos!
    Tô empolgada, e mais do que isso curiosa!
    Bjo gde pra vcs!

    ResponderExcluir
  2. Amiga... A parte do nariz foi boa hein??? auahuhaua
    Ri muitooo!!! Vc e a Bruna sempre foram 'complexadas' com o nariz... Mas nem tudo está perdido... Um dia alguém acha lindo algo que a gente odeia...
    ahuahuaahu
    Saudades...
    Beijooos

    ResponderExcluir
  3. Robs!!!

    Me identifiquei com a história do nariz!!! hahahahaha

    Bjs,

    Cacá

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...