quarta-feira, 5 de maio de 2010

Feriado 5 de maio, dia da Libertação

Dia 5 de maio de 1945 os alemães se renderam e a Segunda Grande Guerra teve fim, e por consequencia, a Holanda se tornou livre do domínio nazista. Desde 1990, a cada 5 anos, esse dia é comemorado e para alguns setores na sociedade, é feriado, ou seja, não se trabalha. Dia 5 de maio é o Dia da Libertação (bevrijdingsdag) e dia 4 de maior é o Dia em Memória aos mortos na guerra (dodenherdenking)

Ontem no final da tarde houve uma celebração no DAM em Amterdam. Muitas pessoas se reuniram para ouvir o discurso da rainha e levar flores em homenagem àqueles que morreram na guerra e lembrar de todo o sofrimento daquele periodo. Todo ano o país inteiro faz 2 minutos de silêncio. Em bares, restaurantes, em suas casas, as pessoas se calam.
Esse ano algo inesperado aconteceu.

Pouco antes dos 2 minutos acabarem, uma pessoa começou a gritar e uma outra derrubou nouma mala no chão o que causou um maior estouro. O pânico das pessoas reunidas do DAM foi assustador. Começou o corre-corre, o desespero tomou conta de todo mundo. Pessoas foram pisoteadas, muitas estavam chorando, derrubaram as grades que cercavam o local, a Rainha foi tirada rapidamente com grande escolta policial e tudo  isso sendo passado ao vivo na TV. Foi a Karla que me contou isso hoje. Fiquei chocada. Ela me disse que mal acreditava no que estava vendo na TV ontem a noite. Foi horrível. Deu desespero de ver as pessoas desesperadas. Quem quiser ver o vídeo:


O suspeito, de barbas longas, costeletas, chapéu e roupas de judeus ortodoxo, durante os 2 minutos de silencia levantou os bracos começou a gritar. Logo foi detido por espectadores ao redor e policiais, mas não antes de começar o tumulto. Estão investigando o motivo do incidente. O suspeito não tem muita instrução e já foi condenado no passado por tráfico de drogas, assalto e roubo. Estão investigando problemas psicológicos e emociais do indivíduo.
Algumas dezenas de pessoas ficaram feridas.

Não bastando, um segundo homem também foi preso, pois no momento do pânico, deixou sua mala cair, o que causou um estouro como se fosse bomba ou tiro, aumentando ainda mais tumulto. Esse homem já foi liberado pois mostrou-se não ter nada a ver com o assunto.

Em época de terrorismo, as pessoas ficam em estado de alerta, qualquer coisa é motivo para desconfiar e sair correndo. Eu sairia também. Além do mais, ano passado, no Queen's day, houve o "atentado" contra a vida da Rainha, sem sucesso, mas uma carro em alta velocidade foi em direção a familia real, atropelando muitas pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...