quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Moradia

Hoje de manhã eu entrei em desespero.
Estou ficando na casa da Guga em Utrecht, que fica 20 min do AMC de trem, sem contar o tempo de esperar ônibus, o tempo que ele leva até a estação.No total dá 1 hora e 10 minutos do lab até a casa.
A Guga me disse que poderia ficar lá quanto tempo eu quisesse. Ela mora em uma casa de estudante dentro do campus da Universidade de Utrecht. A casa/apartamento é super bom, novo, limpo, tem três quartos, cozinha e banheiro para dividir com mais 2 meninas (ah o chuveiro e toilette no mesmo lugar! geralmente as casas aqui tem o chuveiro separado, como na minha casa em Groningen). O quarto da guga tem um mesanino onde fica a cama e o guarda-roupa, embaixo tem uma sala e em um dos canto e no cant, na parede da porta, em frente a escarda par o mesanino, tem uma pia. Aqui é bem comum ter pias nos quartos, sei lá porque, mas é conviente. Na minha casa em 2008 havia também uma pia no meu quarto, além da pia da cozinha.

O quarto é bom, a Guga é super gente boa, mas o problema, além de ter que viajar, é que eu não tenho meu espaço, eu ficaria na sala. Coloquei meu colchão de ar (me sinto num acampamento quando durmo nesse colchão) em frente da televisão, minha mala virou meu guarda roupa e assim estou. Gostaria de um cantinho meu, onde eu possa colocar minhas coisas. A Guga ofereceu umas gavetas, mas não é a mesma coisa. E ainda acabo com o local de lazer dela, o espaço comum. Então hoje resolvi perguntar no Housing Office da Universidade, um escritório que ajuda os estudantes novos a encontrar moradia. O único lugar disponível custava 560 euros e só estaria livre a partir de maio. Fazendo as contas, 560 euros, mais comida, passagens para Groningen, ônibus, metro, seguro saúde, meu salário todo ia para sobrevivência, nenhum tostão sobraria para um sorvete sequer. Ai comecei a chorar literalmente. O que vou fazer? Queria ficar em Groningen, com meu amor, na nossa casinha, ir para universidade de bike, acordar meia hora antes de começar a trabalhar, simples assim. Mas agora trabalho na segunda maior cidade de Gronigen, achar casa para morar é super difícil, agora arrumar casa barata para alugar é quase impossível. Eu tenho que escolher ou moro longe, não tenho privacidade, e pago menos, ou moro perto do lab, pago caro e tenho meu canto. Ainda não decidi, não sei o que fazer. Vou tentar me acalmar e pensar melhor.


Na comunidade do Orkut, Brasileiros na Holanda tem um tópico sobre ofertas de casas e quartos para alugar, comecei a dar uma olhada lá e achei um quarto há algumas estações de metro da Universidade, por 450 euros, ainda caro. Mandei email para uma pessoa que se chamava Micha, que me fez um monte de perguntas antes de falar o preço do quarto, e ainda por cima pediu uma foto. Que relevância teria saber como eu sou para alugar um quarto para mim? Ou seja, furada. Continuei com os email, perguntei se a pessoa era homem ou mulher e advinha! Homen, e imbecil por sinal, pois no email que ele me respondeu disse que estava cobrando 400 euros, mas ele achava que estava muito caro para mim. Como o idiota poderia saber? Eu não falei quanto eu ganhava, apesar dele ter perguntado. A unica coisa que eu falei era que era brasileira. Simplesmente idiota. Enfim, moved on! consegui o contato de uma brasileira que mora com a familia, perto de estação central em Amsterdam, ela tem um quarto para alugar por 300 euros a partir de 1 de fevereiro. Vou lá dar uma olhada, gostei do preço e da localizacão, o unico problema, que na verdade não vejo problema, é que ela tem 3 crianças e o marido. Por enquanto estou na Guga até arrumar alguma coisa. Torçam por mim.

Um comentário:

  1. AMIGAAAAAAAA...

    TO AQUI REZANDO, TORCENDO PRA VC!!! SEI QUE TUDO VAI DAR CERTO, NÃO QUE SEJA FÁCIL... MAS VAI DAR CERTO!!!

    VAI MANDANDO NOTICIAS PORQUE ESTOU AQUI AFLITA VIU??? TE MANDEI EMAIL...

    BEIJOS TE AMO

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...