domingo, 24 de janeiro de 2010

cheese cake, torta de carne moída e Tilt-Shift

Final de semana, dias de descanso, de aprender coisas novas, de passear, de namorar, de fazer coisas que gostamos.
Depois da minha primeira semana em Amsterdam, cheias de dúvidas, de incertezas, finalmente cheguei em casa. Cheirinho de limpeza e de comida no fogo. Lar doce lar!
Vim com a ideia de fazer cheese cake. Buscando na internet, existe mais de 300 tipos de cheese cake, o que eu queria era igual ao da Padaria Alemã, em Campinas, mas seria impossível de achar tal receita. Então escolhi uma que a Karla havia me indicado, uma que vai ovos no recheio e vai para forno assar. Há receitas com gelatina sem sabor, com ovos, sem ovos, mil opções. Sábado, portanto, fiz um desejado cheese cake de morango, não era exatamente o que eu esperava, mas ficou bom. Tentarei outra receita da próxima vez. A receita foi a seguinte:

massa:
1 pacote de bolacha maria (200g)
2 colheres de margarina (50g)
triturar a bolacha no liquidificador até que vire uma farofa e adicionar marganina)ou manteiga derretinha e misturar. Coloque a mistura sobre uma forma desmontável e coloque na geladeira enquanto fizer o recheio.

Recheio:
1 lata de leite condensado
2 pacotes de cream cheese
2 ovos

Bater tudo no liquidificador e adicionar sobre a massa ja na fôrma. Assar por 30 min a 150 graus Celsius, ou até quando furar com o palito e este sair limpinho.

Cobertura
Como não tinha paciência de fazer a geleia com as frutas frescas (também não é época de morangos, aliás, não é época de nada) comprei um vidro de geleia de morango no mercado mesmo. Coloquei o vidro inteiro, mas depois do primeiro pedaço, achei que era muita geleia, estava muito doce. Assim,  retirei quase tudo, e coloquei de volta ao pote. Sem brincadeira, devolvi 3/4 do vidro!

Outra de delícia que eu fiz um bolo de carne moída. Particularmente eu odeio esse nome. Prefiro chamar de torta de carne moída. Quando eu penso em bolo, logo vem à cabeça uma sobremesa, doce, deliciosa, que nada combina com carne moída. Quando penso em bolo de carne, penso em um bolo de chocolate com carne no meio, argh... que nojo... enfim...fiz Torta de Carne moída.
A princípio eu queria fazer fricassé de frango, receita que aprendi com a Cecília, dona da pensão que eu morei por um ano em Rio Claro, quando fiz faculdade. Mas como esqueci de comprar o frango, e estava 4 graus negativos lá fora, resolvi mudar os planos, e fazer o que tinha em casa.
Basicamente a torta é composta de uma camada de purê de batatas na base, uma camada de carne moída refogada e outra camada de purê. Queijo por cima para gratinar. Humm ficou uma delícia.
O purê é um pouco diferente do tradicional:

1 kg batatas cozidas e amassadas
2 ovos
2 colheres de maizena (eu coloquei farinha, pois nao achei a maizena)
1 xícara de leite
2 colheres de manteiga

Derreter a manteiga no leite, dissolver a maizena, adicionar as batatas, as gemas e depois as claras em neves. Misturar por 6 min no fogo (número mágico hein)  eu misturei por 5 min pois já estava doendo meu braço.

A carne moída eu refoguei com cebola, alho, azeitonas, cebolinha, alcaparras e coloquei molho de tomate, mas não pode deixar muito molhado. Ah coloquei milho para render, pois achei que era pouca carne moída!
Forrar uma travessa de vidro com metade do purê, colocar a carne e o restante do purê. Salpicar queijo ralado por cima e só colocar no forno. Hummm que delícia. Achei que ia sobrar para levar de almoço essa semana, que nada!

Outra coisa que gosto muito de fazer é arrumar, mexer e tirar fotos. Estou preparando um fotolivro com as fotos da viagem com a família. Quero fazer algo bem legal, não apenas colocar as fotos cruas que tirei. Estou trabalhando nas fotos há semanas no programa da Adobe, chamado Lightroom, para ajustar intensidade, contraste, brilho, exposição e inúmeras coisas.

Além disso quero brincar com algumas fotos para deixá-las mais interessantes. Existe inúmeros efeitos que se pode aplicar nas fotos, os básicos do photoshop como aquarela, giz, grafite etc, mas tem algumas técnicas mais interessantes como Tilt-Shift, técnica de fotografia que torna as coisas em miniaturas. Pode se atingir o mesmo resultado usando lentes caríssimas em sua câmera, ou fazendo fazendo adaptações caseiras na câmera, ou ainda usando 4 cliques no Photoshop. Clique aqui para saber como fazer.
Veja como ficou:


Todas essas coisas de fotografia estou aprendendo com o mais novo fotografo de casa. Depois da aquisição de uma câmera DSLR, uma câmera de verdade com lentes e tudo mais, Bispo está aprendendo como tirar fotos, como ajusta-las etc, e eu vou pegando um pouco do básico.




                                       Minha preferida, parece maquete mesmo, não parece?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...