quinta-feira, 4 de março de 2010

Véspera de Ano Novo em Roma

Não quero aqui neste blog fazer um guia de viagem, longe disso, não tenho know-how para tanto e nem vontade, tem inúmeros sites ótimos de viagem que recomendo fortemente como o Advisor tripWikitravel, e milhões de blogs de viagens, é só digitar no google: "guia barcelona", " viagem India" e assim vai!
Meu objetivo aqui é contar as particularidades das minhas viagens, o que as tornam inesquecíveis para mim, o que as deixam especiais, o que eu achei e o que signifiou para mm e assim por mais que eu tenho ido a um lugar que todo mundo já foi, o que escreverei vai ser diferente, porque foram as minhas experiências, por mais que existam pessoas que tiveram experiências semelhantes.

Voltando para Roma, espero que até sexta eu acabe de contar sobre essa viagem.
Pegamos o taxi e fomos para o escritório pegar as chaves do apartamento. O medo de ter alugado um apartamento fantasma ainda existia. Pagamos o restante do aluguel, mais 800 euros (putz se perdesse agora 1000 euros ia doer muiiito) e o carinha queria me dar a chave para irmos sozinhos até o apartamento. Eu dei uma de joão-sem-braço e pedi para ele ir com a gente para ensinar o caminho, mas na verdade era para garantir que não estaríamos sendo enganados. Sei lá o que faria se não existisse o apartamento, eu agarraria o cara, chamaria a polícia, gritava, batia, não sei, mas sei que me sentia mais segura se o cara nos levasse até lá.

O prédio era velho, feio, o elevador era minúsculo, cabia apenas as malas e uma pessoa em cima de tudo. O medo passou a ser outro: o apartamento deveria ser um lixo. Mas para nossa surpresa e alívio, o apartamento era perfeito! Melhor que as fotos do site Rome City Apartments. Apartamento todinho reformado, piso novo, paredes limpas, novas, 3 quartos grandes, uma suite com cama de casal, que não era tão grande assim, outro quarto enorme com uma cama enorm (meu quarto e do Bispo), um mesanino em cima da sala com 2 camas de solteiro e sala com sofá cama. Cozinha completa, TV a cabo, mil canais, limpo, lindo maravilhoso. Tudo que precisávamos para descansar! Primeira coisa que fizemos foi dormir, relaxar, descansar, ninguém aguentava ficar de pé. Minha mãe, então, coitada, por dormir de mal jeito na estação em Veneza, por passar frio e fome e ainda por não ter relaxar na viagem pesadelo de trem, ganhou uma dor de cabeça daquelas. Ela simplesmente tomou um remédio, deitou na cama e apagou. Acho que quando ela viu o apartamento ela quase chorou de alívio! hehehehe Eu quase chorei, admito.
Eu queria sair par comer, almoçar já, perguntei quem queria ir comigo e todos foram, só minha mamãe que não. Fomos ao McDonalds, eu sei que estando na Itália, deveria ter ido num restaurante típico, delicioso, mas a chance de entrar num restaurante caro e não tão bom e cheio de surpresas era alto. Uma surpresa um tanto quanto desagradávelq ue tivemos em um restaurante em Veneza foi ter que pagar pelo papel na mesa, aquele onde vc coloca o prato em cima, guardanapo e o pacotinho onde vem os talheres, absurdo né? Naquele momento queria algo certeiro, sem erro, sem surpresas. E lá fomos pegar um big mac! Depois, com estômago cheio fomos passear pela cidade. Eu sabia onde eu estava os levando, eles não sabiam onde estavam indo. Caminhamos, apreciamos a arquitetura, o movimento, os italianos fashion, as madames com casacos de pele, o glamour exacerbado dos italianos até que nos deparamos com a Fontana de Trevi. Magnífica, cheia de detalhes, águas verdes e um milhão de pessoas na frente tentando tirar uma foto sem que apareça a pessoa do lado, os famosos Roberts! Depois decidi levá-los até o monumento ao rei Vitório Emanuelle, feito em homenagem a unificação da Itália, de onde é possível ver o Coliseu no final da rua. Acho que para o primeiro dia de Roma, estava bom. Voltamos para o apartamento e dormimos, pois ninguém é de ferro.


Por volta das 8 horas acordei com a mãe do Bispo fazendo janta, um delicioso macarrão, salada e carne. Chovia, para variar, Reveillon sem chuva não é Reveillon. Na casa, desânimo total, todos cansados e sem pique de sair. Jantamos, e continuava chovendo. Deu meia noite e a empolgação era a mesma. Dei feliz ano novo para todo mundo, e ouvi os fogos pela janela. Sem brincadeira, ficaram 15 minutos explodindo lá fora, não dava para ver pois havia prédios na frente da janela. Começou a crescer o despespero de sair, quando decidi sair, o Bispo foi tomar banho então. Saímos de casa às 1 e pouco da manhã, para ver a missa do Galo no Vaticano, evento que não se pode perder quando se está em Roma na virada do ano. Não sou católica mas isso é cultura, queria ver como era, sentir a fé de milhares de pessoas reunidas no mesmo local. Mas para nossa decepção, não havia nada no Vaticano. Depois fui pesquisar sobre a missa do galo e esta é realizada pelo Papa na noite de Natal! hahahahah morri de rir, estávamos 6 dias atrasados. Mas havia um presépio ainda na frente da basílica de São Pedro e uma vigília.
Pegamos o metro no vaticano e descemos na Praça da Espanha, estava lotado o metro (e quando o metro em Roma não está lotado? Na praça havia muitos vidros quebrados e muitos bêbados e logo voltamos caminhando até em casa pois aquele era o último metro, as 2:30 da manhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...