sexta-feira, 26 de março de 2010

E a Primavera Chegou

Praça em Gronigen

Finalmente o inverno acabou, a primavera chegou e o bom humor das pessoas também!
Impressionante como é nítida a diferença. Até 2 semanas atrás estava nevando, com temperaturas, de até 5 graus. Frio. Muito frio.
Essa semana, quando começou oficialmente a primavera, já temos sol todos os dias, temos claridade a partir das 6 da manhã até as 8 da noite. As flores no jardim já começaram a desabrochar, deixando a paisagem com mais vida.

No metro, as pessoas agora até conversam, sorriem. No Inverno, era um silencio aterrorizador no metro, ninguém falava nada. Super engraçado observar como o comportamento das pessoas mudam de acordo com o tempo aqui. Já podemos notar que as pessoas começaram a ficar doidas: estão saindo de casa com patins, com cachorrinhos na sextinha da bike, estão jacarezando no sol, falam mais alto, sorriem. Engraçado que é asim que vivemos no Brasil o tempo todo! Não ficamos no sol, pois ninguém aguenta, mas somos alegres, falamos alto e somos felizes.

Dia 18 de março reabriu o Keukenhof , o jardim de flores mais famoso do mundo, onde encontra os mais diversos tipos, cores e formas de tulipas e cada ano há um tema, esse ano é sobre Russia. Ano passado foi sobre Nova York, e no retrasado foi China. É eu fui para lá todos os anos, mas o que fazer na Holanda na primavera a não ser apreciar as flores mais belas do mundo, as tulipas? E essa ano iremos novamente.

Ontem fui passear pelo centro de Amsterdam. Sabe que estou começando a gostar daqui. Fora aquela parte nojenta do Red Light, cheio de turistas, coffieshop e prostitutas, Amsterdam tem lugares lindos.
Na quarta-feira fui na loja de produtos brasileiros que fica em algum lugar impronunciável de Amsterdam e nesse reigião tem várias lojinhas legais. Infelizmente nesse dia não pude comprar nada na loja pois já eram 6 horas da tarde, a loja não aceitava cartão e minha aula de dança começava as 6:30. Ou seja, fui lá, vi as maravilhosas coisas que me fez lembrar o Brasil, passei vontade e fui embora. Mas no dia seguinte, lá estava eu novamente. Sem dinheiro novamente. Burra. Mas tinha tempo, fui ao caixa eletronico e depois me deliciei na loja: guaraná, farinha láctea, batata palha e doce de leite. A loja é bem carinha, era só para matar vontade mesmo. Comprei um guaraná geladinho, humm que delícia, no primeiro gole foi impressionante as lembranças que aquele sabor me trouxe. Em pouco instantes revivi muitos momentos que tomei guaraná, começando com as festinhas de aniversário da casa da vovó Adelaide quando era criança, quando a garrada ainda era de vidro marrom! Depois veio a lembrança de quando eu, Karla e Ana tomamos guaraná em Amsterdam, num final de semana muito louco que tivemos! Quanto sabor, quanto gás, quanta doçura, esse é o guaraná do Brasil!
Por incrível que possa parecer, não há batata palha aqui. Um dos país super fã de batata, não tem a batatinha mais crocante do mundo. Aqui na feira há uma barraca que só vende batata, tem milhoes de tipos, uma para sopa, outra para fritar, outra para assar, outra para fazer conserva. Pra mim apenas existia batata, batata-doce e batatinha de festa de casamento. Mas não tem batata palha. Ah, nas feiras de rua do Brasil (pelo menos no estado de São Paulo) temos pastel, aqui na Holande eles vendem batata frita!! Pura Delícia!

O doce de leite que comprei vem naquele saquinho que vc tem que fazer um buraquinho com o dente e ficar chupando! Pura infância!

Nessa reigão em Amsterdam ainda tem uma loja só de temperos, tudo que se possa imaginar, flores de camomila secas, hibiscos secos, or;égano, massala, petersalie, pimentas e mais pimentas!

A intenção era procurar um bar com mesas na calçada, tomar uma cerveja e ler meu livro. O dia estava bonito, quente, foi a primeira vez que andei sem casaco na rua! Mas como não achei o tão idealizado bar, me contentei com meu guaraná e fui para casa. Apreciando a arquitetura da cidade, as pessoas, o pôr-do-sol. Pode parecer melancólico ao dizer que eu estava sozinha, passeando pela cidade, tentando ir no bar sozinah,  mas sabe que me diverti até. Sou até uma boa companhia para mim mesma!

3 comentários:

  1. Ai Ro que delícia!!!
    Não acho nem um pouco melancólico vc andar sozinha, eu aprendi a apreciar isso e adoro! Na vdd vc não estava sozinha pq lendo isso agora fui eu q fui passear por vc em um bairro impronunciável de amsterdam
    E ainda vou correndo comprar um guaraná no supermercado vc me deu uma vontadeeeeeee!!
    Qdo vc vier pra cá vou fazer um strogonoff CHEIO de batata palha, com mto guaraná pra gente beber e alguma sobremesa com doce de leite! Combinado?
    Beijos e mtas saudades!

    ResponderExcluir
  2. Olha que eu vou cobrar!! Me deu agua na boca só de pensar! Beijos Li

    ResponderExcluir
  3. Lógico q pode cobrar!
    E ai vc vem jantar outro dia uma sopa de mandioquinha!!!
    Beijos amiga e mtas saudades!!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...