terça-feira, 10 de agosto de 2010

Férias de Verão


Estou de volta!! Me desculpem mas essas 2 últimas semanas foi correria, as próximas duas também serão! Tivemos visitas brasileiras semana retrasada, tiramos férias semana passada e temos visita brasileira essa semana também e assim fica difícil escrever né! Delícia! Adoro visitas, adoro rever pessoas queridas! E nesse meio tempo, enquanto a Tati está dormindo, vou contar um pouco sobre nossas férias de verão 2010.

Ano passado escolhi passar as férias de verão na Grécia, fomos para Atenas e Santorini. Esse ano deixei o Bispo escolher o destino das nossas tão esperadas férias de verão e adivinha o lugar que ele escolheu? Portugal. Confesso que fiquei desapontada, tinha tanto lugar que eu queria ir, Turquia, Croácia, Sicília, e muitos outros lugares. Em 2 anos que estou morando aqui, nunca tive vontade de ir para Portugal, era o último lugar que eu gostaria de ir, sei lá, nunca tive curiosidade e vontade de ir. Não reclamei, de qualquer forma era uma viagem né, um lugar novo e diferente. Avisei nossos amigos portugueses assim que compramos as passagens, acho que foi fevereiro, que estaríamos em Lisboa entre dia 3 e 8 de agosto, pois seria bom encontrá-las lá! Mas nenhuma delas poderia estar em Portugal nesse período. Nessa época Ana Ferreira estava morando em Barcelona, Maria e Susana em Groningen. Coincidiu que Anamaria e André estariam na Europa na mesma época e eles organizaram o roteiro deles para estarmos os quatro em Portugal. Mas o tempo passou e tudo mudou. Ana se mudou para Évora, a 1 hora e meia de Lisboa! Fiquei tão animada com a notícia e decidimos passar um dia com Ana e Pedro lá.
Saimos as 8 da manhã de Groningen e chegamos em Lisboa as 5 da tarde. Ana esperava por nós no aeroporto. É tão bom quando há alguém nos esperando!! Foi uma festa só!!

O caminho para Évora era repleto ninhos de cegonhas nos postes de fios elétricos e havia muitas plantações de árvores de cortiça, as chamadas sombreras, de onde se retira a casca para fazer cortiça de garrafas. Portugal é um dos maiores exportadores de cortiça do mundo!

Deixamos nossas coisas na casa de Ana e Pedro e fomos conhecer o cromeleque, conjunto de monolitos datados de 7000 anos atrás. Muito bonito e misterioso o local. Não se sabe ao certo a função destes monolitos, mas acredita-se que tem a ver com astronomia.
 Eu e Ana no Cromeleque.

Jantamos na praça perto da capela dos Ossos. Um restaurante simples mas totalmente delicioso! Meu, que comida era aquela!! A comida típica de Évora é porco preto! Como o nome diz, é um tipo de porco que tem a pele preta, e sua carne tem um sabor delicioso, uma iguaria e tanto! Ana pediu bacalhau ao Bráz, bacalhau desfiado com batata-palha e ovos! uma delicia!! Fiquei até com inveja do prato dela! hehehehe. Como Ana é pequena, não conseguiu comer tudo, e eu morta de fome, puxei o prato dela e devorei tudo!! hahahahah
Templo Romano.


Depois do jantar maravilhoso a canseira bateu! O sono começou a se aproximar. Fomos conhecer o templo romano na cidade, que fica ao lado de uma igrejinha do tempo colonial.

A cidade estava repleta de cinema ao ar livre! Muito legal! O cinema da cidade levou o projetor e exibiu um desenho animado. Havia muitas crianças, famílias na praça assistindo ao filme naquela noite quente de verão. Fomos a um bar marroquino, onde estava exibindo um filme do Woody Allen. Sob a luz das lâmpadas marroquinas, sob o cheiro de chá que perfumava o ambiente, o sono bateu. Não conseguia ficar com olho aberto, totalmente antisocial. Queria muito ficar para conversar com o pessoal, tomar uns gorós, mas era mais forte que eu. Devido a minha cara de sono, fomos embora.
Dia seguinte fomos conhecer a cidade. Évora é uma graça, todas as casas são brancas com as bordas da janelas amarelas ou verdes ou azuis, todas em estilo colonial. Por algum momento parecia que estava em Salvador! Muito idêntico. Muito bonitinho! Me apaixonei pela cidade! O centro histórico é cercado por uma grande muralha medieval o que deixa a cidade mais encantadora.
O calor estava maravilhoso, mais de 35 graus, mas com o tempo seco e vento não dava aquela sensação insuportávelmente quente. Estava ótimo!

Fomos a famosa capela dos ossos, localizada no subsolo de uma igreja maior, a capela dos ossos é toda revestida por ossos humanos, principalmente crânios e fêmurs. Foram mais de 5 mil esqueleto usados para construir a capela que foram retirados de diversos cemitérios e igrejas da cidade.  Na entrada há os seguintes dizeres :  "os ossos que aqui estamos, pelos vossos esperamos", é para se pensar, não? A ideia era mostrar aos fiéis que a vida é efêmera. Quando entrei na capela, fiquei chocada, dei de cara com uma cabeça!! A primeira sensação é horrível, mas depois você começa a observar com olhos artísticos. Os ossos são bem dispostos nas paredes e tetos, muito organizado, uma organização que deixa a capela mais assustadora. O pilar onde está ancorado o crucifixo é feita de fêmurs! Reparem nos crânios e cabeça do fêmur e joelho nas laterais. Legal né?!

Foi tudo muito bom em Évora: a recepção pelos queridos amigos Ana e Pedro, os passeios, a comida, a cidade, o calor. Obrigada Ana e Pedro pelos bons momentos juntos!!

Um comentário:

  1. Que linda descrição, adorei!
    Só uma correcção, em fevereiro eu fiquei logo com o encontro em Portugal fisgado ;) eheheh
    Muito obrigada a vocês, foi muito muito muito bom!!! Ficará na memória por muitos anos!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...