quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Presos na Sociedade


Sem notarmos, nossas vidas são carregadas pelo pensamento coletivo. Somos obrigados a viver dentro de padrões que muitas vezes não achamos corretos mas que seguidos de olhos fechados para se encaixar na sociedade e não sermos chamados de lunáticos, esquizofrênico para não dizer palavras de baixo calão.

Minha teoria de vida sempre foi fazer o que eu queria, não importando com o pensamento alheio, achava que lutava para sair dessa teia, mas, olhando para trás, vejo que não fugi muito dos padrões.

Qual é o pensamento coletivo? Para uma vida normal a pessoa tem que estudar, fazer uma faculdade, arrumar um namorado, arrumar um bom emprego, casar, ter um filho, depois ter outro filho. Isso é que todos esperam de todos, isso que é o correto, isso que é ser feliz. E em cada passo dessa jornada, tem padrões para ser seguido, se fugir daquilo, você é louco, se você fugir um pouco, só um pouco, você é autêntico, mas o importante é seguir o ritmo principal.

Vejo pressão por todos os lados para seguir esse caminho. No começo do namoro as pessoas perguntavam quando seria o casamento. Depois, viram que desse mato não saia cachorro, então começaram a perguntar quando viriam os filhos. Minha mãe e minha sogra são as que mais perguntam sobre os netos.

Numa conversa sobre casamento, disse que eu queria apenas uma festa para celebrar, para não passar em branco, não quero aquele negócio de desfilar no tapete vermelho, carregando um punhado de flores, de vestido longo e branco. Para mim não orna, não combina, me sentiria ridícula, sem graça. A reação que surgiu depois foi: "Mas como? você tem que entrar de algum jeito!". Num casamento se supões que a noiva entre de branco de braços dados com o pai e vai de encontro ao noivo, se não tiver isso, não é casamento. Depois de tudo, essa a ideia de um dia casar e fazer essa entrada de vestido de noiva não parecia mais tão absurda para mim.

A sociedade nos diz que devemos ser magros, que devemos vestir de tal jeito, que devemos esconder nossos sentimentos, que devemos medir as palavras antes de dizê-las. Acamos sufocados por nós mesmos, acabamos por ser aquilo que os outros querem que a gente seja, e deixamos para trás, escondemos quem realemente somos. Acabamos tendo infarto por reprimir sentimentos. Acabamos doentes por comer menos para ficar em forma. Acabamos arrebentando tendões por ficar na academia malhando desesperadamente para ficar sarados. Para que tudo isso?Isso tudo deixa as pessoas mais felizes? I don't think so.

Outra coisa que me chamou a antenção foi o padrão de limpeza que vivemos no Brasil. Esse mês como vocês sabem, recebi a visita de duas amigas do Brasil, Anamaria e Tatiana, duas grandes amigas do coração. Com elas aqui percebi como já estou muito diferente dos padrões brasileiros, em diversos aspectos. Talvez eu já esteja inserida nos padões holandeses, na verdade, acho que estou mesmo. Pecebi que no Brasil a casa tem que estar um brinco, totalmente limpa, brilhosa, com cheiro bom, sem poeira alguma, sem bagunça, sem qualquer desorganização. Isso é que todos esperam de todos. Se uma pessoa limpa a casa a cada 15 dias ela é considerada porca. Se não arruma a cama, é desleixada. E assim vai. Não acredito que a pessoa seja porca ou desleixada. Temos duas coisas para considerar nesse ponto: primeiro, a noção de limpeza e organização é relativa. Quantas vezes eu arrumava meu quarto e minha mãe dizia que estava uma bagunça e arrumava de novo! Limpeza também. Eu não me incomodo de ter uma poeirinha na estante, tem gente que assim que viu, corre pegar o pano para limpar. Níveis de porquice é relativo. Segunto ponto é: tudo é questão de prioridade. Se para uma pessoa passear com os filhos é mais importante que limpar a casa, então bora lá passear! Se deixar as crianças espalhar todos os brinquedos na sala as deixa feliz, deixe-as fazer bagunça!

E além do mais, qual o problema se a pessoa quer viver na porquice? É a casa dela, ela faz o que ela bem entender, não é mesmo?
Agora pergunte para mim, se eu trocaria um passeio, uma viagem, uma visita, um cinema, ou qualquer coisa que fosse para ficar em casa limpando? Jamais. Questões de prioridade.

E também não estou falando que viver os padrões da sociedade seja ruim. Com certeza é mais fácil e conheço muitas pessoas que são felizes assim. Cansa ser e pensar diferente, além claro, de causar olho torto dos outros.

Eu estou tentando fazer um vida diferente, mas isso provoca admiração de uns e muita inveja de outros. Estou pouco ligando, quero que essas pessoas se danem. Somos responsáveis por nossas vidas. Como li num livro recentemente: "Todos nascem neutro, a sociedade apenas aflora os instintos de cada um, as qualidades de cada um". Só quero fazer aquilo que me dá prazer, que me deixa feliz. No fundo, no fundo, minha vida não foge dos eixos, quando fuigiu, chorei rios de lágrimas por ver pessoas próximas, ficarem contra mim. Não foi fácil. Mas tudo passa, e aqui estou firme e nos eixos novamente.

Fico pensando quando voltar para o  Brasil, o que fazer para sair desse quadrado que somos meio que obrigados a viver?  Já pensei em muitas coisas e, para ser sincera, não vejo a hora.
Para mim ter uma familia, uma casa fixa será fugir dos meus padrões, que é viajar e viajar.

Enfim, esse foi o desabado de hoje.

9 comentários:

  1. Amiga que texto lindo! Ótimo ponto de vista. E nossas opiniões mudam msm.

    Eu sei bem como é isso, e estava sofrendo com cobranças pra tudo qto é lado, e já estava me dando nos nervos e respondendo atravessado. PQP é foda. Padrões estabelecidos são foda. Vc vê aquele monte de gente com seus bandos de filhos e ai já começam perguntar: "E o seu??" Ah, o meu? Juro qto mais penso, menos quero ter filhos. "Ah não, mas casamento se pressupõe família!" SE PRESSPÕE. Possibilidade. Não é regra. "Ah mas vc é nova" Ah vai pra pqp. Não estou nem um pouco preparada pra alguém depender DE MIM. E isso pra todos é um absurdo! Eu acho um absurdo o qto um filho custa, o qto vc deixa de vc mesmo de lado, aliás, vc não existe só ele. Vc muda a sua dieta por mais equilibrada q seja por causa dele. Vc não sai mais sem filho, vc deixa de fazer coisas por causa dele e vc acha q qq coisa q pode acontecer com ele cair, machucar, se esconder, o fim do mundo. Se perder de vista então! Nossa. Sequestraram! Paranóia vem junto. "Nossa q frio, q absurdo aquela mãe com o menininho de bermuda" E se ela achou q tava calor? E ele com agasalho! O filho NÃO É SEU P**** deixa a MAE fazer o q ela acha melhor!

    E se vc não quer isso, pelo menos agora, é um absurdo.E não pára por aí."Ah, mas vc só vai ter um? Ele TEM QUE ter irmãos!" E se vc tem menino, perguntam qdo vai sair a menina - ou vice versa. Juro q não aguento. Aí depois vc fala q não quer ter filhos pronto! Falou o maior sacrilégio do mundo! Vc vai ser apedrejada de tanta crítica.

    E chamada de louca. Ainda bem q existe o tempo. Vc consegue ver os erros de todos e tentar melhorar qdo for sua vez. E tentar não ser tão paranóica junto.

    Desculpa o desabafo, mas concordo 200% com vc! Tá na hora de todo mundo rever seus conceitos.

    um beijo, te amo!

    ResponderExcluir
  2. Ah esqueci - esse vai ser curto - e se vc pensa mto em vc, vc é egoísta. Né?
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Já falámos sobre este tema e poderíamos falar umas horas mais. Para mim ainda há bem pouco tempo senti muito isso e deixava-me muito trsite, ver pessoas que gosto fazer comentários maus sobre as minahs decisões.
    Mas o segredo está em educar as pessoas, para que passem a respeitar-nos.
    O que eu não entendo é porque é que tanta gente tem tanto para criticar a vida dos outros quando nós estamos nem aí para a vida dela.
    cada um faz as opções que faz e seria um espectáculo que todos respeitassem isso e gostassem de ver as pessoas felizes. mas infelizmente, e por motivos que ainda estou por descobrir, parece que ficam contentes em esforçar-se por tentar fazer infelizes os outros.
    mas Roberta, estamos cá para dar o melhor troco possível: ignorar e ser feliz!!!
    Um grande abraço de Portugal :)

    ResponderExcluir
  4. P.S. não há nada melhor que sentirmos o gostinho especial de uma conquista feita com uma decisão 'arriscada', diferente, por algo que acreditamos irá fazernos mais feliz :) deci´sões que sabemos à partida que metade da gente nao tomaria por falta de coragem de faezr o que realmente querem!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Divimos muitos pensamentos e opniões mesmo!É muito foda manter nossas opniões que vão contra o pensamento geral, é difícil, mas no final a vida é sua, vc quem vai cuidar dos filhos, vc quem vai perder tempo e energia limpando a casa todo o dia, ninguem pagas as suas contas, nao é mesmo! Então ligamos o FODA-SE e vivemos a nossas vidas! Eu acho que já nasci com o foda-se ligado!hahahah mas é insuportável quando alguém vem dizer o que vc deveria fazer, ou deixar de fazer. Ana, depois das nossas decisões dificeis, e que dão certo, as pessoas abaixam a cabeça e dizem que não teriam coragem de fazer o mesmo! Na verdade elas tem medo de sair dos eixos e se dar mal. Como li num livro recentemente, os fracassos e o sucesso é a dádiva dos vivos! Se não arriscar nao vai ter sucesso, nao é mesmo? beijos queridas!!

    ResponderExcluir
  7. é verdade, como diz o ditado, quem não arrisca não petisca ;)

    ResponderExcluir
  8. Robs, estou com você e não abro!!! Eu sou tão feliz minha vida, faço tudo que eu quero e gosto e tem tanta gente que acha que está errado ou que não deveria ser assim..... Se eu fosse me modificar de acordo com o que os outros pensam eu não seria eu, perderia minha individualidade!! Mas eu não sou perfeita, apesar de fazer as coisas do meu jeito, eu sempre me importo um pouco com o que os outros pensam e fico triste com isso.
    Também acho que as pessoas deveriam rever os seus conceitos, pois a vida hoje é completamente diferente do que era 15 ou 30 anos atrás. Por exemplo, com 25 anos de idade minha mãe já era casada, tinha casa própria, 2 filhas e morava tranquila numa pacata cidadezinha do interior... Eu com quase 30 ainda estou estudando, não tenho casa, não tenho carro, mas já viajei pra Europa 2 vezes, estou indo pra Oceania (uau) e só penso em aproveitar o máximo que posso antes de ter filhos (e se tivesse que voltar o tempo, não mudaria nada, faria tudo de novo) Sem falar que ainda quero viajar muito e morar fora do Brasil por um tempo! Quanta diferença... hahahaha
    Saudade de você!
    Bjs,
    Cacá

    ResponderExcluir
  9. Caca, falou tudo!! os tempos mudaram minha gente!! eu nao tenho casa, alias, até tenho, mas vai ser demolida! nao tenho carro, nao tenho dinheiro, só tenho pessoas que eu amo, tenho experiencia, tenho viajado e tenho muitos amigos!! Se eu morrer agora posso afirmar que sou uma pessoa feliz e vivi bastante. Concordo com vc caca que temos que aproveitar para viajar antes dos filhos, pois depois vai ficar mais dificil, mas nao impossivel. beijos

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...