terça-feira, 17 de agosto de 2010

Lisboa: Praia e Oceanário

Dia seguinte tiramos para ir à praia. Escolhemos a Caparica, pela facilidade de chegar. Pegamos um ônibus na praça da Espanha, cruzamos a ponte e em 30 min estávamos na areia. Antes de  nos acomodar na areia, tomamos café na padaria ao lado do ponto de ônibus, um delicioso pão na chapa, pastel de nata e café com leite. Ana, André e Bispo pediram o leitinho com chocolate mais delicioso de Portugal!

Precisava realmente me deitar na areia e sentir a pele queimando com o sol e foi o que fiz! Arrumamos umas cadeiras e um quarda-sol por 24 euros e nos sentamos com um jarra de cerveja. Aliás a história da cerveja é bem engraçada. Fui pegar uma jarra de 1.5 litro de cerveja por 7 euros. A moça encheu e perguntou
"Queres copos?".
Que pergunta! Claro que quero, como foi beber na jarra?!. Mas apenas respondi:
"Sim"
E ela pergunta " De vidro ou de plástico?"
"De vidro por favor"
Ela saiu, pensei que ela foi buscar os copos, mas quando ela voltou e disse:
"De vidro não pode". E ponto. E nem para trazer o de plástico.
"Então tá, quero o de plástico"
Quanta lerdeza!
Sentamos em nossas cadeiras e ficando tomando cerveja a manhã toda. E vida boa. Depois resolvi entrar no mar, meu deus, que água gelada!! Minhas pernas adormeciam quando submersas. Sabe aquela sensação de quando você vai pegar uma lata de cerveja num isopor com água e gelo? Foi isso que senti! Que água gelada!! Mas pelo menos me banhei nas águas do Atlântico novamente.

A tarde fomos para o oceánário de Lisboa, o aquário maior do mundo! Era o único lugar que o Bispo fazia questão de ir. Descemos na estação Oriente, uma região novíssima e rica da cidade, cheia de prédios modermos, um lugar realmente nada a ver com o resto que conhecemos de Lisboa. Para chegar ao Oceanário, atravessamos um shopping enorme. Aproveitamos e compramos alguns livros do Saramago e um de receitas! Nesse passeio, dois integrantes ficaram por lá, Ana e André aproveitaram para falar com a família na internet e passear pelas lojas.

Seguimos em frente, eu e o Bispo, em direção ao oceanário. Fomos recebidos pelo Vasquinho, o mascote do oceanário, um boneco tão bonitinho e cabeçudinho! Não havia fila para entrar, também faltava apenas 2 horas para fechar. Foi o tempo suficiente para nós ver tudo, mas claro que se desse ficaríamos mais apreciando os peixes nadando suavemente pelo aquário, como se estivessem voando.
O oceanário é enorme, no centro há o aquário marinho maior de todos, com corais, cardumes, tubarões, arraias e tudo mais e ao redor há aquários menores com medusas, estrelas-do-mar, peixes diversos e anfíbios, credo. Há também simulação de diferentes ecossistemas, como o Ártico, com pinguins e aves daquela região, tropical, quente e úmido, com os peixinhos que estamos acostumados e muitas samambaias.

Paramos primeiro no aquário maior. Ali passamos a maior parte do tempo observando os peixes nadando suamevente pela água.
A arraias faziam um show a parte, como pássaros, voavam pelas águas. Cardumes enormes  desfilavam, até o peixe lua com toda sua graciosidade e desleixo apareceu para nos saldar! Que lugar lindo, calmo e relaxante, um verdadeiro paraíso para biólogos como nós. Quando eu tiver meus filhos gostaria de leva-los lá para ver todos aqules animais. O aquário das água-vivas foi o mais impressionante. Que espetáculo aqueles cnidários transparentes! ficaria horas apreciando seus nados. Foi o que eu mais gostei.  Claro que tinha hora que ficavam revoltada por ver pessoas imbecis tirando foto com flash, estressando os animais, claro que fiquei pensando no Nemo, nos peixes presos no aquário, mas o que eu poderia fazer? Acabei aproveitando e apreciando a beleza do oceanário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...