segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Lisboa: o centro


Chegamos em Lisboa para jantar com Anamaria e André, nossos amigos do Brasil. Ficamos hospedados no Ibis José Malhoa, fica um pouco afastado do centro mas fica perto da estação de metro Praça da Espanha. O hotel é bom, com o mesmo padrão de todos os Ibis que ficamos! A cama era uma delícia!! No lobby do hotel a internet era de graça! Adoro hotel com internet de graça, eu, a viciadinha em internet, não consigo ficar sem! hahahaha, mas sempre é bom ter contato com o mundo e também podemos achar lugares para visitar na cidade, além de falar com mamãe lá no Brasil.

Jantamos num restaurante brasileiro perto do hotel...hummm que delícía...rodízio! Comi picanha que estava super boa e havia uma mesa de saladas e comidas quentes! Farofa, feijoada, arroz mil coisas!!

Dia seguinte fomos conhecer a capital lusitana. Descemos na estação Baixo Chiado e logo avistamos uma padaria, que lá em Portugal é chamada de Pastelaria. O mesmo lay-out que as padarias do Brasil, tão gostoso, tão familiar. Aquele balcão de vidro com as salgados e bolos, o guardanapo de bar que fica naquels suportes de metal que vc tem que apertar e puxar um papel, sabe? A máquina de café, a pia, a chapa, igualzinho no Brasil. Escolhi as coisas que eu queria e nos sentamos à mesa. Um garçon muito simpático nos atendeu e levou nossos pedidos. Como é bom falar português!

Energias recarregadas fomos andar pela cidade, e que cidade linda! Já confessei que não esperava muito de Portugal, agora adimito que fiquei admirada! As arquitetura colonial fazia me sentir em Parati, em Salvador, mesmo em Campinas! Como é igual!! Muitas casas revestidas com azuleijos, os bondes igual ao da lagoa do Taquaral em Campinas ainda circulam pelas ruas e ladeiras de Lisboa.

Elevador para cidade alta de Lisboa.

Encontramos um elevador muito bonito, feito de ferro, que nos levou até a cidade alta. Lá do alto tinhamos uma visão esplêndia de quase toda a cidade. Viamos no alto do morro o castelo de São Jorge, com suas muralha medieval, vimos o rio, com muitos barcos e navios, a ponte que parece a ponte de São Francisco, um belo lugar para tirar divinas fotos!

Seguimos para a Catedral que foi destruída em um terremoto em 1755 e nunca mais foi reformada, até tentaram, mas não sei porque desistiram, e fizeram lá um museu arqueológico. Denominamos de A Igreja do Teto Azul, veja a foto! Que lugar lindo!! Passamos um bom tempo lá só fotografando e escondendo do sol, que estava beirando a 40 graus.

A Igreja do teto azul.


Começou a dar fome e fomos procurar lugar para almoçar, pois eu com fome sou a pessoa mais chata do mundo, irritada, nervosa e sem paciência.  Comemos logo ao lado da Igreja, num pequeno restaurante português chamado Garfo e Faca, típica comida portuguesa, pão e queijos como couvert, bacalhau fresco assado e cerveja para acompanhar. Hum, adorei a comida portuguesa!
Janela do Castelo de São Jorge.

À tarde resolvemos pegar o bondinho para subir o morro até o castelo de São Jorge. O lugar é demais, super agradável, coberto por árvores, que nos fornecia a tão abençoadas sombra que nos protegia do sol de 40 graus, além da constante brisa que nos refrescava! Havia muitos pavões passeando pelos jardins, até fiz um amigo! Lá do alto dá para ver toda a cidade! Ficamos conversando bastante durante o passeio dentro das muralhas do castelo e, obviamente, tiramos muitas fotos! Só teve um único problema, como há muitas árvores, há muitos pássaros empuleirados, e as chances de você levar uma cagada na cabeça é maior, e advinhem se eu não fui premiada! ahahahha que nojo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...