quinta-feira, 22 de abril de 2010

SIm, não ou talvez

Uma coisa que percebi que nós brasileiros tememos em dizer NÃO, porque muitas vezes essa pequena palavrinha machuca, magoa a pessoa que a recebe. Mas quando se aceita tudo, contra a sua vontade, contra seus princípios, quem vai se magoar é você, tudo para não ferir o outro. Será que vale a pena sempre nos ferirmos para não magoar a outra pessoa. Muitas vezes vale sim, mas na maioria das vezes não.

Talvez esse comportamento de aceitar tudo é fruto do período em que nossa sociedade passou pela ditadura militar, que tudo era proibido, tudo era não, sei lá, estou tentando achar uma explicação porque somos tão frouxos.

Dizer que "não posso", "não vou", "não quero" não vai  matar ninguém e não é egoismo, é auto-preservação.

Mas porque veio tudo isso agora? Bom, consegui o contato de um cabelereiro brasileiro que cobra apenas 15 euros o corte, e achei a oportunidade do meu cabelo se sentir mais feliz, depois que eu estraguei cortando eu mesma. Na verdade não foi nada de mais, apenas mastiguei as pontas com a tesoura que estava sem fio. Enfim, liguei para o cabelereiro para marcar uma hora. Karla também ia aproveitar e cortar o dela também. Tudo combinado para quinta-feira às 20 h na casa da Karla. Na quarta, o rapaz me ligou pela manhã contando a maior história, que ele não ia conseguir chegar a tempo na quinta, pois ele esqueceu que tinha outra escova progressiva para fazer e não conhecia o cabelo da pessoa, era a primeira vez, e bla bla bla e disse que talvez (esse talvez me mata!) pudesse ir naquele mesmo dia, depois das 20h cortar nosso cabelo, mas ligaria assim que soubesse.

Final da história, sai da minha aula as 19:30 e liguei para ele, pois ele não tinha ligado. Perguntei: "Vai dar para cortar hoje ou não?" Precisava saber se não viria para casa e não para casa da Karla. Ele todo enrolado, com medo de dizer "não vai dar para ir hoje", ficou me enrolando e disse que depois me ligava, mas insisti e ele disse que não dava mesmo e que ligava depois. Por fim, até agora ele não me ligou.

Falasse que não desse para cortar na quarta, marcasse outro dia, ligasse quando disse que ia ligar! Odeio quando fala uma coisa e faz outra!

Holandês, nesse ponto é muito correto, se diz que pode, pode mesmo, se diz que vai chegar as 8:00, as 7:57 já estão lá, e quando diz que não pode, não há remorso algum.
Sempre quando peço alguma coisa para holandês eles primeiro olham na agenda e marca para daqui uma semana pelo menos. Nada de marcar nada de repente! E funciona. Ninguém passa nervoso, ninguém se aborrece.

Conversando com minha amiga Tatiana, comecei a perceber que apesar de não gostar muito das pessoas aqui, essa foi uma das características que mais estou apreciando, que estou apredendo a adquirir. As pessoas são sinceras, falam o que pensam sem se importar com que os outros vão pensar, tenho que admitir que são rudes muitas vezes, mas pelo menos sabemos o que pensam. Quantas vezes eu pedi coisas e eu recebi "I am sorry", tipo "me desculpe, não posso fazer nada por você agora", marca um horário. Simplesmente não existe aqui esse negócio de dar um jeitinho, de fazer mil coisas ao mesmo tempo, de encaixar.
Em lojas quantas vezes não esperei o vendendor terminar de atender uma pessoa, mesmo que essa pessoa esteja no provador e o vendendor fazendo nada. Enquanto eles não terminarem de atender uma,  eles não atendem outra de jeito de nenhum, se você quiser comprar que espere.
Ainda nas lojas, se deu o horário de fechar, vai fechar e pronto, não tem essa de esperar o úlitmo cliente, se você não conseguiu comprar, volte no dia seguinte, agora não há mais tempo. Há regras e elas devem ser seguidas.
Eles são muitos críticos, apesar de muitas vezes se acharem muito críticos mas na realidade não serem tanto assim, mas geralmente dão sua opnião, seja boa ou ruim, é a opnião deles. Sabemos o que pensam, não há falsidade.

Aqui é SIM ou NÃO, não existe talvez, no Brasil vivemos muitas vezes do TALVEZ.

Um comentário:

  1. Amiga, o grande impecilho é que as pessoas tem a mania de multipla interpretação das coisas.
    Se passassemos a falar EXATEMENTE o que queremos, e o outro INTERPRETASSE EXATAMENTE desta forma, muitas brigas e discussões seriam evitadas...
    Se quando seu chefe pede pra você fazer um relatório, é porque ele acredita no seu potencial... Porém muitas vezes a gent INTERPRETA que ele esta querendo ferrar o funcionário dando mais serviços e tal.
    A imaginação muitas vezes confunde e alimenta os nossos "talvez", quando na verdade a gente só precisa de TRANSPARÊNCIA nas atitudes, palavras, gestos e etc...
    Um beijo enorme!!!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...