quarta-feira, 13 de abril de 2011

Outra vez doente

Bispo fala que sou sou hipocondríaca, mas o que posso fazer se eu fico doente sempre? Para variar, estou doente novamente, o lado bom, que isso rende histórias novas da Holanda! Bora lá!

Ficar doente do Brasil é fácil, quando é algo urgente, você vai ao hospital e espera algumas horinhas para ser atendido, explica seus sintomas para o médico na sua língua materna e todo mundo se entende. Depois vai à farmácia com sua receita e compra seus remedinhos. Quando você tem algum problema mais específico, você marca um especialista, que sabe tudo sobre aquele órgão específico que te causa dor e como num passe de mágica ele sabe exatamente o que você tem. Agora sem exageros, e com realidade, quando se tem convênio particular se consultar no médico é mais fácil, agora quando não tem, você espera horas e horas com dor na fila do hospital. Já vivi as duas situações, na última não aguentei esperar e fui para farmácia tomar injeção contra a dor.

Aqui na Holanda já expliquei uma vez que não podemos chegar chegando no hospital? Eu por exemplo trabalho em um hospital e um dia estava com infecção no olho e resolvi ir no médico lá mesmo, pois era mais fácil e perto, e já estava ali oras. Doce engano. Quem disse que eu vi o médico? Barbaridade, poderia ter perdido meu olho se dependesse daquele hospital.
Mas o que quero contar é o drama dessa semana. Segunda-feira acordei pela manhã e fui fazer meu xixi matinal e senti aquela dorzinha ardida. Bom, pensei "há de ser nada não". Passaram as horas, tomei bastante água, e a dorzinha foi diminuindo. "Ufa". Terça-feira, a dor continuava lá. Tomei bastante água, e ela persistia. Eu falei "ihhh F*deu, estou com infecção urinária novamente". E para meu maior desespero meu estoque de antibióticos se esgotaram, mas para minha alegria, eu trouxe do Brasil um caixinha de pyridium, um analgésico do trato urinário. Pelo menos dor não ia sentir. Tomei o remedinho. Xixi ficou vermelho. A dor diminuiu, mas ainda estava lá. Bióloga que sou, sei que analgésico não mata bactéria (não precisa ser biológa para saber isso né huahauhua). O que fazer? Esperar meu organismo dar conta de combater todos os invasores? E essa dor vai continuar até quando, e se a infecção espalhar, ai sim estarei f*dida. E combrar antibiótico na farmácia sem receita é algo que não existe. Solução sensata a fazer era procurar um médico.

Mas não é tão simples assim. Meu huisart é de Groningen, precisava procurar um médico em Amsterdam. Eu sei que deveria ter feito isso antes, mas só lembro quando preciso, e sempre calhava de ser numa quinta ou sexta, assim ia para Groningen me consultar. Mas agora não tinha jeito. Entrei no google e digitei "huisart amsterdam noord" e graças ao bom deus, um dos primeiros sites mostrava todos o médicos do meu bairro. Peguei o telefone de 2 mais perto e um deles permitia marcar um horário (afsprak) pela internet. Quanta modernidade! Preenchi o cadastro quando cliquei em enviar, apareceu uma mensagem que receberia a resposta em até 72 horas. O que?? 72 horas poderia morrer de infecção. Resolvi ligar. Que jeito, era 6 da tarde, já estava fechado. Liguei hoje cedo. Expliquei a situação e a moça disse que tinha que ir lá preencher a papelada. Ai meu deus, mais burocracia, estaria perdida. Isso foi ontem a tarde, sai mais cedo do trabalho por no estar me sentindo bem, estava meio febril e decidi descansar. Fui dormir as 19 horas e acordei hoje as 6 da manhã!

O médico


Depois do almoço fui ao médico. Uma casa normal, uma residência transformada em consultório. Preenchi os papeis, a moça tirou xerox do seguro e ID e pediu para eu aguardar. Aguardei, mas não sabia para que, se era para esperar a aprovação do meu registro naquele médico ou se veria o médico logo mais. Para minha surpresa e alegria, o médico me chamou em menos de 10 min. Vocês não sabem o alívio. Expliquei (tentei explicar) meus problemas, isso mesmo, no plural, pois além da infecção urinária, eu estou com dor de estômago fortíssima ultimamente, fiz até endoscopia no Brasil, fiz o tratamento para H.pylori e ainda sim continuo com a dor. Depois da minha ladainha de sintomas, o médico disse que eu tenho que me desregistrar do médico e da farmácia de Groningen (ah tem isso, você só pode comprar remédio em uma única farmácia) e disse para eu pegar um potinho com a secretaria para fazer o exame de urina e depois tirar sangue.


Os exames

 Hã? como assim ali, naquela hora? Foi isso mesmo, ela me deu o potinho e me indicou o banheiro. Terminei e entreguei o potinho com meu xixi turvo (como eu aprendi a fazer testes de análises clínicas no colégio tecnico, uma das coisas para se avaliar na urina e a turbidez, urina saudável é límpida, tranparente e amarelinha, características que a minha estava longe de apresentar. Era nítido a prensença de células brancas, sinal de infecção, ma a mulher colocou um pouco em um tubo, centrifugou, e as células sedimentadas ela colocou na máquina e voilá! Posito para infeção. Nesse meio tempo, uma das secretárias veio tirar sangue de mim. Quando ela viu meu braço, ela fez aquela cara "Putz, cadê as veias dessa menina?". Naquele frio que tem feito ultimamente (apesar do solzinho gostoso) não há veia que queria aparecer né! A mulher me furou e nada de sanguinho sair. Pegou o outro braço, fez uns sons esquisitos "hum". Chamou a colega "olha, tenta ai você que eu não consegui achar". A outra veio, começou a bater no meu braço, como se assim a veia escondida viesse correndo ao chamado. Obviamente nada aconteceu, elas ficaram escondidinhas mesmo. Elas chamaram o médico para tirar sangue de mim. Ele fez umas brincadeira do tipo "Cadê suas veias"e uma das meninas disse "agora sabemos porque vc está se sentindo tão doente". Não via graça nenhuma, mas dei aquele sorrizinho amarelo "ha ha ham". O médico pegou a minha mão. Putz, não faça isso, a mão não. Furou. Cutucou e nada do sangue sair. Sai FDP!! Tá doendo, e o tudo seco. Tirou a agulha, mas pegou a outra mão. Putz, de novo não! Não teve jeito, vai lá o outro furo, dessa vez ele furou com aquela agulha borboletinha sabe, doeu do mesmo jeito, cutucou do mesmo jeito, mas graças a deus o sangue começou a sair. Enchei um tubo grande de uns 10 ml e eu ficando feliz que estava acabando, ele pega outro tubo, e a mão dele apertando a borboletinha da agulha, ai que dor! Acabou, ufa. O teste sanguineo era para ver se tinha H. pylori (no sangue?) e porque eu estou tão pálida. Só um detalhe dos exames que fiz na secretaria do médico: não passaram nenhum algodão com álcool no meu braço antes de enfiarem a agulha, não usaram luvas nenhum momento, e nem higienizaram as mãos com álcool. A moça que manipulou a urina também não usou luvas. Eu rezando para não sair de lá mais doente ainda. Sai do médico com um monte de algodão grudado no braço tampando os buracos da agulha, peguei o ônibus em direção à farmácia.

A farmácia

Estava sem receita médica, pois o médico disse que enviou para farmácia a receita que era só ir lá e buscar. Fui né. Cheguei lá e nem sabia o que falar, "viu, preciso de um remédio mas não tenho receita". E foi isso que eu falei. Falei que o médico tinha enviado para eles e tal. E não é que funcionou mesmo!! Dei o nome do médico, o meu nome e a moça encontrou. Mas antes de tudo, eu tinha que me desregistrar da farmácia de Groningen. Preenchi um papel amarelo, assinei e a moça perguntou o nome da farmácia. Como eu ia saber o nome da farmácia? E o endereço, ela perguntou. Muito menos. Por sorte achei no google maps (santa internet no celular), chegar lá eu sabia pelo menos, e assim a moça enviou o formulário via fax para me cancelar de lá. Peguei os comprimidos de antibióticos, 5 apenas, e fui para casa sem pagar, isso mesmo, a conta é enviada diretamente para meu seguro saúde!

No final fiquei feliz e surpreendida por ter sido atendida na mesma hora, por ter feito os exames no mesmo dia e por ter conseguido meus tão sonháveis antibióticos! Agora só melhorar! Essa foi um experiência boa com o médicos daqui!

3 comentários:

  1. Amiga, ai ui...fiquei imaginando a dorzinha que passou para tentar tirar esse sangue, bom saber que deu tudo certo, e que agora é só se cuidar...e logo estará super bem!!

    Assim desejo e estarei com pensamento positivo para vc.
    Beijo grande.

    Lilica.

    ResponderExcluir
  2. Oi Robs, eu te entendo, também não tenho veias fáceis de achar e toda vez que tenho que tirar sangue é um tormento! Mas ainda bem que deu tudo certo!! Nossa, e quanta eficiência!! E pensar que bem que aqui no Brasil podia ser assim também...

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. CUIDATE MUITO MENINA, ANDEI COM PROBLEMAS P POSTAR UM COMENTARIO, EPERO CONSEGUIR ESTE...BEIJOSSSSSS

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...