terça-feira, 5 de abril de 2011

Itamaracá, Pernambuco, Brasil

Hoje estou com os 5 D's, depressiva, desamparada, desiludida, desesperada e desanimada. Precisava fazer alguma coisa para me animar, portanto, vim aqui hoje rever meus dias no Brasil, e ficar feliz de novo! 

Ver um pouquinho de lugares lindos que estive, ver o céu azul (hoje ficou cinza o dia todo), ver pessoas queridas, tudo isso me faz super bem.

Fui para Recife com minha mãe, visitar minha madrinha, chamada Lemerci, que faz 5 anos que mora lá com a família. Antes de tudo queria contar a história da minha madrinha. Ela e minha mãe eram vizinhas na adolescência, minha mãe com 20 anos na época, saia com minha madrinha, 10 anos mais nova! Por ser muito nova e numa época em que tudo era proibido, minha madrinha pulava a janela do quarto depois que todos iam dormir, para sair com o pessoal da rua, grupo em que minha mãe estava incluída. Segundo elas, era algo sadio, ninguém bebia ou usavam drogas, apenas dançavam e se divertiam (bom, se aconteceu algo de errado naquela época, elas nunca iriam contar para os filhos né, e o exemplo?).
Devido a amizade entre Lermerci e minha mãe, quando a última ficou grávida do primeiro filho, no caso eu, Lermerci foi escolhida a madrinha! Mas não ficou só madrinha só por ser madrinha, ela me visitava sempre, ela me levava para passear, dormir na casa dela, super presente na minha vida! Uma pessoa muito alegre, de bem com vida, animada! E desde sempre eu a chamo de madrinha! E o negócio pegou tanto que meus irmãos e minhas primas mais próximas também a chamam de madrinha!!

Voltando para a viagem, chegamos em Recife de madrugada (pobre tem que escolher horários com voos baratos hehehe) e lá estava minha madrinha e seu marido, Edmundo, nos esperando com um sorriso imenso no rosto! Foi tudo de bom ficar com eles, fomos super bem recebidas, me senti super em casa! Eles programaram um roteiro turístico para nós, com todo o cuidado para que conhecessemos o melhor de Recife e região em apenas 6 dias, para depois querer voltar para conhecer o resto. E não é que deu certo! Não vejo a hora de ir para lá de novo!

Na listinha dos passeios estavam:
- a casa da cultura, um antigo presidio no bairro Recife Antigo, que hoje é um shopping center do artesanado local! Foi lá que consegui minha xilografia e onde eu conheci a Fafá de Belém.
- ilha de Itamaracá, que mostrarei um pouquinho hoje
- Porto de Galinhas, assunto para outro post
- carnaval em Olinda
- carnaval em Recife
-tentamos ir para uma praia, que já esqueci o nome, mas estava muito lotado de gente e não conseguimos chegar até lá.

Ilha de Itamacá, em Tupi, significa pedra que canta, está localizada na região metropolitana de Recife. Como agora na minha vida tudo remete a Holanda, de uma forma ou de outra, lá em Recife e região, não poderia ser diferente, uma ver que já foi dominada pelos Holandeses.
Portanto,
Lá em Itamaracá tem um forte construído pelos holandeses em 1631, chamado de Forte Oranje, nome da família real holandesa.
Já estou com sono e com preguiça de escrever, então bora lá para fotos :

Forte Oranje.

Do Forte, pegamos um barco para a Coroa do Avião, uma pequena ilha em frente a ilha de Itamaracá. O tamanho da ilha varia no decorrer do dia e com a maré, pela manhã a maré está tão baixa que aumenta a ilha em umas 3 vezes.

 Nosso quiosque na  Coroa do Avião.

Maré baixa na coroa do Avião, formando muitas piscinas naturais com águas quentíssimas, aliás, menos no mar mesmo a água era quente.

Mamãe e madrinha ao fundo, e os meninos parados atrás.

Maré baixa é boa para pegar bichinhos comestíveis na areia. Não sei exatamente o que as pessoas coletavam, parecia moluscos em conchas, só sei que deveria ser bom, pois havia várias pessoas coletando 

 Lambreta no molho português, com bastante cebola e tomate, uma delícia. Acho que foi ai que começou minha dor de estômago.

Olha a gente ai! Eu, madrinha e mamãe. Parece que estou morena nessa foto, mas é apenas contraste com as branquinhas (rosadas) do lado, minha cor natural é mais escura que isso, aliás, por tentar voltar par minha cor natural, tomei tanto sol que fiquei com insolação esse dia.

 Da Coroa, fomos procurar o bar do Barriga, que ficava em Itamaracá. Dizem que tem a melhor porção de camarão da região.

Achamos o bar do Barriga,  um quiosquinho super simples na beira da praia, mas que tinha a melhor porção de camarão ever e cerveja super gelada. Ai minha dor de estômago.

Olha o Barriga ai!

E a famosa porção de camarão...humm que delícia!! A porção custava uns 35 reais, se eu não me engano, e serviu 6 pessoas! Bom demais

Depois desse post, fiquei mais animada e vou dormir feliz!

2 comentários:

  1. Ai, cada foto linda!!!!! Também quero ir!!! E que negócio é esse de depressiva, desamparada... não fica assim não Robs, você tem muita gente que te quer bem!! Tô aqui, se quiser conversar, já sabe!! Bjs
    Cacá

    ResponderExcluir
  2. primeiro parabens pelas belas fotos daqui. e depois dizer que tenho uma sobrinha-neta chamada de Zoe
    vou voltar aqui
    e adoro o nome Zoe
    kis .=)

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...