sexta-feira, 8 de abril de 2011

Carnaval em Olinda

Sempre fui apaixonada por carnaval. Adoro as músicas, a alegria e as fantasias. Quando eu era criança sempre tinha uma fantasia para ir nas matinês dos clubes ou festas de família. Assistia aos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro pela TV e torcia, com o coração apertado, para a Mangueira verde e rosa, vencer! Não sei porque eu torcia pela Mangueira, talvez pelas cores, talvez porque eu gostasse de manga (ainda gosto) mas o fato que carnaval a mangueira tinha que vencer!
Na adolescência fui uma vez somente a um baile de carnaval a noite e não gostei nada. Os caras era folgados e abusados, só estavam lá para agarrar as meninas, beber, encher o saco dos outros. Detestei. Deste então comecei a usar o feriado de carnaval para viajar e fugir da bagunça.
Uma vez cai na besteira de ir para Guarujá no carnaval, foi um inferno total, além daquele calor infernal da praia, mormaço, a gente passeava de carro na orla e as pessoas, tanto crianças como marmanjões, jogavam aquelas espuminhas dentro do carro, no olho da gente! Até que uma pessoa que estava no carro se enfezou e pegou o extintor de incêndio do carro e começou a jogar nas pessoas do lado de fora! Claro que não deu certo né! Foi um pesadelo. Assim, comecei a ir para lugares mais tranquilos, como a Ilha do Mel, no Paraná.

Somente agora com 28 anos, tive a experiência de pular carnaval novamente. E fui em grande estilo. Não, não desfilei na Mangueira, não ainda. Nem fui ver o desfile de São Paulo. Mas participei do Carnaval de Olinda e Recife!
Carnaval lá começa depois do natal. Os blocos (grupos de pessoas que se juntas com roupas iguais, tem uma bandinha e compõe hinos sobre bloco) começam a ensaiar e a sair pelas ruas aos finais de semana. Ao se aproximar do carnaval as pessoas começam a preparar as fantasias, a enfeitar as casas e assim, o mês do carnaval as pessoas respiram frevo, respiram alegria!
Frevo é o estilo principal que toca nos bailes e ruas de Pernambuca. Frevo vem de fervo, pois as pessoas pulavam tanto com as músicas, e ainda pulam, que pareciam que estavam fervendo-frevendo!! E assim ficou frevo! Mas tem outros estilos musicais como o maracatu e frevo de bloco (tipo marchinas, sabe?). Se tiver alguém de Pernambuco lendo esse post, me corrijam se eu falar alguma besteira, só estou contando a experiência que tive! Ah, é proibido tocar Axé por lá. Axé,só na Bahia!

Fomos à Olinda no sábado de carnaval, pois é o dia do Galo da Madrugada, onde mais de 2 milhões de pessoas saem as ruas de recife ao som de muitos trios elétricos (caminhões de som onde tem um cantor em cima cantando ao vivo!). Como não estamos acostumados a multidões, resolvemos ir para Olinda, que fica a poucos quilômetros de Recife. Deixamos o carro num shopping na saida da cidade e pegamos um taxi. Em 15 min chegamos na cidade histórica de Olinda (somo se diz lá Ó linda)! E realmente a cidade é lindinha!! Todas as casinhas pintadas com cores fortes, decoradas para o carnaval! Adorei!!

Era uma 9 da manhã, estava tranquilo Em Olinda, ainda, muitas barracas de bebidas e comidas na parte baixa da cidade. Alguns blocos começaram a passar e lá fomos nós seguindo-os! Passam-se as horas e o número de pessoas começa a aumentar, o número de blocos também. Mais música, mais fantasias! Seguimos o primeiro bloco que passou! O secundo, o terceiro! Descansa. Maracatu, frevo. Cerveja. Calor. Sol. O objetivo era ficar perto das bandinhas! Mais blocos começaram a preencher as ladeiras de Olinda. Mais gente apareceu, mas não era para esse povo todo estar em Recife, no galo da madrugada? Pois é, Olinda começou a encher! De onde veio tanta gente? E adivinha quem avistamos descendo a ladeira perto da Budega do Véio? Evaristinho! O repoórter da Rede Globo do Jornal da Tarde. Minha mãe é apaixonada por ele, portanto, fui lá e o chamei "Evaristo (como se fosse super íntima) minha mãe te adora e quer tirar uma foto com você!" e ele virou para mim e respondeu "Claro! Onde está a sua mãe?". E assim, minha mãe ganhou o dia!

 E e a mamis no esquenta!! hahahaha era café da manhã para esquentar!



Bloco do Segura a Tromba


 Sábado de manhã era o dia das crianças! Muitas delas fantasiadas brincando pelas ruas de Olinda.

Dentro da Bodega. E vejam quem estão ali no balcão! Os pastéis de nata! E mil e outras coisas também


Bloco de maracatu, basicamento composto por mulheres.

E as crianças só se divertindo

As casas coloridas e decoradas para o carnaval






Olha o Evaristo ai!!



Não era o dia dos bonecos gigantes, mas conseguimos encontrar um deles!!


Minha mãe e minha madrinha dançando ao ritmo do maracatu.


E as 4 da tarde...


Aprendi que tem muita gente como eu que gosta de carnaval, que quererem brincar, se divertir, de uma maneira sadia e bacana. É só escolher o horário certo e o local certo! Tem gosto para tudo!
Em Olinda tudo era muito tranquilo, muitas crianças, muitos casais, muitos idosos, além dos jovem! Não vi gente enchendo o saco de ninguém, não vi bebados de cair (talvez por causa do horário, nao?), vi muita alegria, diversão! Adorei, quero voltar e passar o carnaval lá novamente! E quem sabe montar um bloco também!
E para terminar, a música do Elefante, uma ode a Olinda, que acabei decorando de tanto cantar nas ruas:


Elefante

Almir Rouche

Composição : Clídio Nigro / Clóvis Vieira
Ao som dos clarins de Momo
O povo aclama com todo ardor
O Elefante exaltando a suas tradições
E também seu esplendor
Olinda esse meu canto
Foi inspirado em teu louvor
Entre confetes e serpentinas
Venho te oferecer
Com alegria o meu amor
Olinda! Quero cantar a ti esta canção
Teus coqueirais, o teu sol, o teu mar
Faz vibrar meu coração, de amor a sonhar
Em Olinda sem igual
Salve o teu Carnaval! 


2 comentários:

  1. AAAAAAAAAAAi o Evaristo.... fofooooooo! *suspiros*
    Amiga, amei o post amei as fotos, amei tudo colorido, amei suas saias floridas, muros pintados, os detalhes q seu olhar captou nas fotos! Amei. E me deu vontade de ir msm sabendo q detesto carnaval hehehehehehhe
    Um beijo e saudades!

    ResponderExcluir
  2. Amiga linda!!!

    Vc é mesmo muito meiga, linda e angelical, seu texto descreve bem o verdadeiro Carnaval...ainda bem que num lugarzinha do nosso Brasil ainda existe e se pode curtir, me deu vontadinha de ir no proximo Carnaval para Olinda,rsrs...


    Beijo grande, amei te conhecer pessoalmente...me desculpe estava na correria, mas ainda vamos ter muito tempo, assim espero!

    Vc tem um brilho mágico em seu olhar, é um doce de mulher...
    Super sucesso, e cá estou de volta fuçando os blogs que amo muitoooo!!!

    Bjks.
    Lilica.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...