domingo, 11 de setembro de 2011

Por onde passei em Marrocos


Antes de mostrar o caminho por onde passei, vou dar uma geral sobre Marrocos. É país localizado no norte da África, é limitado a norte pelo Mar Mediterrâneo e Estreito de Gibraltar, por onde faz fronteira com a Espanha, banhado pelo Oceano Atlântico ao oeste, faz fronteira com Argélia a leste e ao sul com a MauritâniaMarrocos é um país montanhoso, a Cordilheira dos Atlas corta o país de leste a oeste, e de Noroeste a Sudeste há o Rif. Ao sul do país inicia as terras secas e áridas do deserto do Saara.


Marrocos já esteve sob o domínio dos fenícios, romanos, bizantinos e árabes, que trouxeram o islamismo no século VII. Os nativos de marrocos são os Berberes, que também domiram a região no séc XI, também conquistaram o sul da Espanha, mas hoje eles vivem as margens da sociedade.

Marrocos já foi colônia portuguesa, espanhola e francesa e apenas em 1956 foi que Marrocos se tornou independente de França (agora entendo porque o país é tão pobre, foi explorado até a última gota). Hoje é um país monárquico, cuja capital é Rabat, e não Marrakesh como eu achava, santa ignorância.

Nosso percurso de carro em Marrocos, 1160km de carro em 3 dias.

Foi para esse país cheio de particularidades, influenciado por diferentes culturas, com paisagem totalmente diferente de todos os lugares que já visitei, que eu estive nessas férias. Estava ansiosa (e quando não estou?) para ir para Marrocos!! Ainda mais que eu ia ver de perto a religião muçulmana, entrar na cultura islã e vivenciar o Ramadan! Escutar e ver árabe por todo o lugar! Estava um pouco preocupada também, primeiro em achar restaurantes abertos durante o dia, segundo, com a comida, será que seria forte? Será que eu ia passar mal? Bom, não entendeu nada minhas preocupações? Espera um pouco que vou explicar no próximo post, pois hoje vou mostrar o caminho por onde passamos.

Começamos nossa viagem em Fes, ao norte do país. O objetivo era ir para o deserto do Saara e o local mais perto era Merzouga que fica a 470 km de Fes e finalizar com Marrakesh. Mas para isso tivemos que atravessar a Cordilheria do Atlas duas vezes. A primeira para chegar a Merzouga, por onde passamos pela Suiça Marroquina, no alto das montanhas, cidade com casas estilo europeu, clima ameno e muita vegetação. Passamos por regiões de plantações de maça, milho e outros vegetais. Vales, rios, oasis, deserto e montanhas, muita diversidade em apenas uma viagem. A segunda vez atravessamos o Alto Atlas, a região com as montanhas mais altas para chegar em Marrakesh. Bom, bora lá para fotos que eu vou contando um pouquinho mais!

A medina de Fes. Essa região é onde fazem a coloração do couro, era a parte mais fedorenta da medina, depois conto o porquê.

 Muitos ninhos de cegonhas no caminho.
Apesar de não ser muito fã de macacos, essa era até simpática. Muitos macacos na beira da estrada na região mais fria do Atlas Médio, indo para Merzouga.


Pastos secos.

Placa de "Pare", pelo menos foi o que deduzi!



Passamos por planalto também.

Muitas rochas.

No caminho encontramos muitos acampamentos dos nômades. Isso sim é acampar.

Parada para descançar.

E para almoçar



A entrada do restaurante que paramos para o almoço.

Outra parada para descançar e conhecer a casas locais. Essa casa estava abandonada, pois estava caindo aos pedaços. Quando nosso motorista viu que a gente entrou nessa casa ele deu maior chilique, disse que era perigoso, que as pesssoas não moravam mais ali porque a casa não era mais segura, que hospital ficava muito longe dali. Escutamos maior sermão, mas rendeu várias fotos!!
O chão balançava a cada passo, era perigoso mesmo.


A entrada da casa.

A casa era feita de barro, pedacihos de pedras e palha. Muito loka!

Um dos rios quase secos no caminho.

Uma parada no oasis. Era imenso, parece um rio de árvores!


Uma visão maravilhosa, o contraste do marrom do deserto e verde do oasis.


Nosso motorista dirigindo nossa Mercedez.

Nossa Mercedez, brava e guerreira, quase nos deixou na mão mas nos levou até Marrakesh.

Mercadinho local. Paramos para comprar um chip de celular, água e coca-cola. Era umas 5 da tarde, ficamos no carro enquanto o motorista e o Bispo saíram atrás dos itens. Ao lado do carro havia uma vendinha e comecei a observar o tiozinho comprar pão. Os pães ficavam no bacão sob um plástico, por causa da tempestade de areia que aconteceu a poucos minutos antes. O tiozinho apertou todos os pão que havia ali para escolher o mais fofinho, depois bateu no pão para tirar a areia, botou na sacola e levou para casa.

Merzouga

Merzouga. Nessa hora minha câmera parou de funcionar por causa do calor, estava 45 graus. A sensação era agradável, pois era seco, mas a sede era insuportável, tomamos um litro de agua por hora nesse dia. Cada passo era difícil de ser dado, cansava absurdo.

Placa engraçada no caminho, não faço a menor ideia do que significa. Talvez seja um lugar que vende galinha e carneiro.

Preparados para ir para o deserto.

Nossa carona para o meio das dunas
Nosso acampamento no meio das dunas do Saara!! Experiência incrivel que vale um post todinho!


Esperando o sol nascer

Deserto e montanhas depois que saímos de Merzouga. 


Pelo caminho entre Merzouga e Marrakesh.

O deserto variava de cor, havia regiões amarelas, beges, marrom e avermelhadas!!

Todra Gorges, uma parada para almoço na nascente do rio Todra. Local super procurado para escalada.

Uma das cidades pelo caminho.

Montanhas de rochas.

Alto Atlas, já ao entardecer.


Mais rio quase seco.

Pelo caminho.






4 comentários:

  1. Minha "niña"...que alegria me dás com esta curiosidade que tens por comer o mundooo, gosto disso e te felicito, me delicío com cada viagem, cada historia que contas.
    Vivo as tuas experiencias, só desejo que continues com esta energia...que possas sempre ser muito feliz junto a teu amor.
    Sempre te leio, mesmo que nao te deixe comentarios.
    um beijo da tua "velha" amiga..
    Quica

    ResponderExcluir
  2. OI Quica, que bom que continua lendo minhas histórias, e continua gostando!! Andei um pouco desanimada de escrever, mas agora estou de volta!! tenho 3 posts para publicar e estou escrevendo um outro!!! Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem? saudades!!!
    esta tua viagem deve ter sido show.
    quero que fale sobre o seu acampamenti no deserto...estou no aguardo ansiosa.

    bjocas

    fran

    ResponderExcluir
  4. bem-vindo em nossas viagens para Marrocos para descobrir os melhores destaques do Sul de Marrocos: as belas montanhas do Atlas, oásis coberto com exuberantes palmeiras, Kasbahs séculos de idade, aldeias berberes adobe, uma paisagem selvagem de desfiladeiros profundos, e o deserto do Saara com suas dunas de areia Mas info : www.MaroccoEscursioni.com

    Email: MaroccoEscursioni@gmail.com

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...