quinta-feira, 22 de setembro de 2011

A negociação marroquina


Antes de ir para Marrocos, eu já tinha ouvido falar sobre o comércio de lá, sobre a pechinchas, mas nunca na minha vida pensei que fosse do jeito que eu vivenciar lá. Se você faz parte do grupo de pessoas que chora, mas chora mesmo por um desconto, prepare as lágrimas para chorar muito, de ódio e de cansaço!!
Vamos por partes:

A negociação começa quanto você pergunta o preço de qualquer coisa, pois nada nas lojas tem preço, tudo tem que perguntar quanto custa, seja lá um alfinete ou um camelo. Nada de mais né? Conhecemos muitas lojas que não tem preço, mas em Marrocos são todas!! O vendedor, geralmente homens, começa a te analisar assim que você se aproxima, tenta descobrir de onde você, se não consegue é a primeira coisa que pergunta, pois ai ele pode definir um preço dependendo de onde você vem, tipo se você é inglês é mais rico que se for grego ou espanhol. Ai ele sabe dizer um valor que você não ache totalmente absurdo, caro, mas não tão exorbitante.

Se você vencer o passo de perguntar o preço (olhe que depois de dois dias lá, a barreira era enorme para conseguir perguntar o preço, você já vai entender) o vendedor entende que você deseja aquilo mais que tudo na sua vida, 'serio mesmo, era assim que eu me sentia!! Não existe essa de perguntar o preço só por perguntar, só por curiosidade o que normalmente eu faço sem pensar, e só lá eu me dei conta dessa mania. Se perguntar, eles vão fazer de tudo para você comprar. Ai começa a canseira.

Você com certeza vai achar caro quando o vendedor disser o preço. E a sua cara de espanto e exclamação fica nítida. Logo vem a pergunta dele, "quanto você quer pagar?". Ai começa a briga. Dica, você deve colocar na sua cabeça um valor que você acha que vale o produto, para ter uma ideia do golpe que você vai levar. Para o golpe ser menor, coloque um valor barato, pois ai você consegue chegar no valor justo para você. Não importa o valor que você pagar, os caras vão sair ganhando de qualquer forma, não importa a cara que eles fizerem no final (hã?peraí). Ninguém vende alguma coisa para sair no prejuizo. Não fique com dó, muito provavelmente esse cara ganha mais que você.  Vamos simular uma situação, que já explico:

-quanto custa esse lenço?
- 150 Drh, mas se levar 2, sai por 250 Dhr
-Muito obrigada, mas está caro.
-Quanto você quer pagar?
Você pensa "vale 50 Dhr, mas posso pagar até 70 Dhr que está justo", pois esses lenços na Holanda custam 10 euros (lembrando que 10 Dhr=1 euro), descontando o transporte, 7 euros é justo. Ai você diz o valor mais barato:
-Pago 50 Dhr.
Ai vem e encenação, o cara vai fazer uma cara de sofrimento que só vendo. Parece que comeu algo azedo, ou que está com dor de barriga, sei la Não desista!! Não caia no golpe dos olhinhos de gato de botas. Continue com seu preço. Ele vai abaixar um pouco, pois ele quer vender de qualquer forma:
- Posso fazer por 120 Dhr cada.
Seja fime:
- Não, pago 50Dhr, 120 está caro para mim - você continua com seu preço.
- 100 Dhr.
- Ai não dá, continua caro - você diz e a cara de sofrimento do vendedor é ainda pior.
Você quase amolece, até tem o dinheiro,  mas está caro ainda mas agora pagável, o preço da Holanda. Então, compraria na Holanda e não ficaria carregando pra baixo e pra cima. Então, vc desiste, vira as costas e sai andando. Mas ai o cara grita:
- Ei, me fala seu último preço!- esperando que você aumente um pouco o seu valor. Continue firme.
- 50Dhr e pronto!
- 70 Dhr então?

PQP!!! O maldito fez o valor que você estava disposto a pagar!! Mas o desgaste foi tão grande, levou tanto tempo, você teve que lidar com a cara de sofrimento dele, que te deixa mal, pois vc está de férias e o cara trabalhando e tal. Custava ele fazer por 70 logo? Mas não, enquanto eles puderem arrancar casa centavo dos turistas ele o vão fazer, e eles não se cansam, fazem isso o tempo todo, o dia inteiro.

Esse diálogo aconteceu com a gente, claro que encurtei boa parte e aconteceu depois que a gente estava casca grossa e tinha aprendido que TINHA QUE VIRAR AS COSTAS E SAIR ANDANNDO PARA FAZEREM UM PREÇO ACEITÁVEL!
Tinha vezes que eu estava sem paciência de negociar e pagava lá 120 Dhr (12 euros) por uma sapatilha de couro, o preço inicial era 150 Dhr. Se eu tivesse saco, daria para pagar uns 6 euros, mas minha paciência e tempo estavam no limite, e por 12 euros continua sendo barato para os padrões europeus. Mas comparando com o valor do salário mínimo marroquinho, 200 Dhr, seria como pagar 300 reais em um sapato simples, no Brasil! Totalmente caro, astronomicamente caro! Nossa agora bateu o peso na consciência, enfim, já comprei. E é nessa que eles ganham, vencem pelo cansaço.


Essa era uma lojinha de souvinir em Merzouga, no deserto. Entramos na loja para nos esconder do calor e acabamos comprando mil coisas! A tática do dono foi deixar a gente escolher tudo que a gente gostasse e no final ele ia discutir o preço. Depois de acabado, de ter tirado várias fotos com as roupas da loja, lenços, armas e tal, o tiozinho anotou em um caderninho s valores que ele queria cobrar de cada peça. Depois ele entregou para gente para anotar do lado o nosso valor. Em seguida começa a discussao de cada preço, levamos uma hora para chegar no consenso, e mais 1 hora para Renato e Michele decidirem o preço. Cansa viu,  e ainda pagamos caro :(

Muito concentrado pensando no preço que quer dar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...